5 competências que um arquiteto precisa ter, além da arquitetura


O curso de arquitetura oferece uma série de conhecimentos para o estudante que deseja atuar na área e quer entrar no mercado de trabalho. Realizar projetos arquitetônico, ou ainda escolher uma das outras áreas que o mercado da construção civil do Brasil, oferece, é o objetivo a ser alcançado. No entanto, para ser competitivo e se destacar entre os concorrentes, existem algumas competências que um arquiteto precisa ter. Neste artigo do blog da  Projeto Estrutural Online, vamos falar sobre esses diferenciais e habilidades para que o arquiteto recém formado já saiba quais as principais competências para construir uma carreira sólida.

 

É normal que grande parte dos estudantes que estão prestes a se formar, já tenham pensado ao menos uma vez sobre a carreira de arquiteto quando o diploma estiver na mão. Aprender a planejar um espaço, uma residência, ou até atuar em grandes projetos. O primeiro ponto para o novo arquiteto, é saber que a profissão exige mais do que fazer desenhos simétricos.

 

As competências que um arquiteto precisa ter irão auxiliar no dia a dia da profissão, principalmente, para aqueles que resolveram empreender e abrir um escritório atuando de maneira autônomas. Esse empreendedor necessita pensar além da arquitetura. Esse arquiteto precisa ser multidisciplinar, multiprofissional, e ter uma boa noção de outras matérias. Administração; contabilidade; vendas, só para citar três importantes áreas que fazem um negócio ter sucesso.

 

Mais do que isso, ter essas habilidades são diferenciais que destacam um profissional entre os demais. Porém, essas habilidades não “nascem” com o indivíduo, e na verdade, todas podem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas conforme a vivência do profissional. Para ajudar você, explicamos cinco pontos com as competências que um arquiteto precisa ter. Assim, essas cinco dicas para arquitetos, que nós da Projeto Estrutural Online separamos, irão te auxiliar nesse início e durante toda a carreira.

Confira!!!

1. Foco

Já dizia o inventor e empresário Steve Jobs. “Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente”.

Saber separar aquilo que é realmente importante para a sua carreira, do que não irá acrescentar em nada, é uma das competências que um arquiteto precisa ter. A capacidade de dizer não para o fútil, e sim, para as coisas que realmente tem algo a acrescentar tanto na vida pessoal quanto na profissional, é uma habilidade que precisa ser exercitada constantemente.

O foco é um elemento essencial no dia a dia do arquiteto, principalmente, para aqueles que têm ou planejam ter seu próprio negócio. Para conseguir dar conta de todas as demandas, é imprescindível que o profissional da arquitetura saiba priorizar projetos e atividades, e deixar de lado aquilo que só irá atrasá-lo.

Um exemplo clássico de falta de foco no início de carreira, por exemplo, é o arquiteto não se decidir por um software e ficar pulando de um para o outro. Seja Revit, Archicad, Autocad ou mesmo Sketchup, foque em um só, pois, o melhor é aquele que você sabe usar bem. (mas optar por BIM já é ter mais foco, assista este vídeo Revit ou Archicadque você pode ter um pouco mais de noção sobre o assunto).

Mas, uma coisa é fundamental para que o foco de resultado. Você também precisa ao mesmo tempo relaxar. Muitos confundem o foco com um exercício exaustivo de horas de trabalho. Porém, para que seu cérebro tenha o melhor desempenho, é fundamental também praticar exercícios de relaxamento e meditação, sabendo parar de trabalhar em determinados momentos.

Uma super dica para aprender a meditar, é ler e praticar o conteúdo do livro Inteligência Positiva, do autor Shirzad Chamine. O pesquisador de Stanford ensina a acessar partes do cérebro que são estimuladas pela meditação, com exercício simples, e sem nenhuma carga mística ou religiosa.

Ele desenvolveu estas técnicas observando que 90% dos CEOs que ele fazia Coach abandonaram em poucas semanas as práticas formais de meditação. Desta forma ele procurou outras formas, mais simples para atingir o mesmo resultado no cérebro, que ajudam muito a aprimorar o foco, bem como a capacidade criativa e de inovação.

2. Persistência

Segundo Henry Ford, fundador da Ford Motor Company, “Os dias prósperos não vêm por acaso; nascem de muita fadiga e persistência”. Isso quer dizer que, para se alcançar o sucesso é essencial persistir nas suas escolhas e não se deixar abalar por nãos e portas fechadas.

Os arquitetos precisam ter em mente que essa área é extremamente concorrida. Para conseguir se destacar entre tantos concorrentes, é preciso investir continuamente em soluções inovadoras, bem como desenvolver uma estratégia de marketing forte. Investindo inclusive em marketing digital para arquitetos. Nesse post do Blog da Projeto Estrutural Online, você pode saber mais sobre o assunto.

Tenha sempre em mente que você receberá vários nãos durante a sua carreira. Projetos poderão não sair da maneira que você imagina, crises financeiras virão, e dias difíceis são quase certos. Contudo, é a persistência que irá te diferenciar dos demais.

Lembre-se, apesar dos grandes desafios e obstáculos que a área da construção civil reserva, continuar tentando melhorar é sempre essencial. Tudo aquilo de complexo que aparecer em sua vida, e que você vencer, te tornará mais forte e preparado para o mercado e os concorrentes.

3. Otimismo

O otimismo é outra das competências que um arquiteto precisa ter. Hellen Keller, uma escritora que foi a primeira pessoa cega e surda a conseguir um Bacharelado já afirmava que: “O otimismo é a fé em ação. Nada se pode levar a efeito sem otimismo”.

Assim, não se trata de ignorar os fatos ruins à nossa volta, mas, sim, focar em que tudo irá melhorar. Pensamento e ações positivas. Essa habilidade é de extrema importância para que os profissionais consigam planejar as carreiras para que sejam duradouras.

Muitas vezes, não conseguimos visualizar um futuro muito próspero para nossa vida profissional. Por isso, o otimismo é essencial. É apenas com essa habilidade que os profissionais terão fôlego para respirar fundo e planejar o que desejam para o futuro.

Leia mais no artigo: Ideias para manter o otimismo nos tempos difíceis de vendasonde são apresentadas dicas valiosas para estimular o otimismo.

4. Disciplina

Abraham Lincoln, o 16º presidente dos Estados Unidos, sempre afirmava que “O auto respeito é a raiz da disciplina; a noção de dignidade cresce com a habilidade de dizer não a si mesmo”. A disciplina não diz respeito apenas a ter em mente os passos necessários para alcançar o sucesso, é, também, o poder de negar coisas que não são necessárias. Uma ferramenta de gestão que pode ajudar muito na disciplina é o Trello.

Sugerimos conhecer e utilizar no seu escritório. Nós temos usado na Projeto Estrutural Online e temos tido bons resultados com esta ferramenta. E, alguns arquitetos que são nossos clientes, também começaram a usar a ferramenta depois de ver como conseguimos organizar melhor os projetos e manter uma ótima disciplina para atender eles.

O artigo – 4 dicas de gestão de projetos para arquitetos: nunca mais tenha um cliente insatisfeito – pode ajudar você nesse assunto.

A disciplina é uma das competências que um arquiteto precisa ter para desenvolver uma carreira de sucesso. Conseguir cumprir prazos, buscar entender o cliente para entregar o melhor projeto arquitetônico, estudar tendências e previsões para a área. Tudo isso irá fazer diferença no dia a dia do arquiteto.

5. Inovador

Já afirmava o escritor, roteirista e ator brasileiro Flávio Souza, “Chame o sucesso para fazer parte de sua vida. Acredite no seu potencial criador, seja inovador, treine sua mente para vencer, estipule metas e, principalmente, lute por seus ideais”.

Um arquiteto inovador terá, com toda a certeza, mais destaque entre os seus concorrentes. Atualmente, vivemos em um período de constantes descobertas. Toda vez que algo novo chega ao mercado, há uma grande movimentação que leva ao descobrimento de profissionais qualificados.

Por conta disso, é muito importante que você exercite diariamente a inovação. Não se trata apenas de buscar e desenvolver tendências de arquitetura, mas, também, de saber repaginar o que já existe. Muitas vezes, algo que já é tradicional no mercado pode se tornar completamente inovador, se visto de um ângulo diferente.

A inovação faz parte das nossas vidas e precisa ser constantemente exercitada. Tenha em mente que essa habilidade te fará totalmente diferente dos seus concorrentes. Seja movido por ideias.

Concluindo  

Essas são as cinco principais competências que um arquiteto precisa ter. Cada uma delas irá te auxiliar de uma maneira diferente no dia a dia profissional. Lembre-se, o básico, as habilidades essenciais de um arquiteto são ensinadas durante a faculdade. Contudo, esses diferenciais citados acima precisam ser colocados em prática diariamente.

Quem somos?

A Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *