5 DICAS NA HORA DE ELABORAR UM PROJETO ARQUITETÔNICO


Capa 5 Dicas Projetos Arquitetônico

O que é interessante prestar atenção na hora de elaborar um projeto arquitetônico?  

Um dos maiores desafios dos arquitetos é conseguir conciliar a estética, funcionalidade dos ambientes projetados e desejos e sonhos do cliente (que as vezes não são muito possíveis e até não fazem muito sentido). E durante este caminho é importante ficar atento a todos os detalhes.

Neste artigo trouxemos 5 Dicas que podem ajudar na hora de elaborar um projeto arquitetônico.

5 DICAS NA HORA DE ELABORAR UM PROJETO ARQUITETÔNICO

O dia a dia as vezes nos coloca no automático, fazendo com que não prestemos atenção nas atividades que no início da nossa profissão a gente sempre tomava muito cuidado.

Pensando nisto, levantamos 5 dicas para aquele momento de quando se começa a projetar.

1- Prestar atenção no entorno

“A sim, a famosa contextualização que eu fazia na faculdade”! Hoje, na turma de Ateliê III e IV que leciono, sempre fazemos um exercício de contextualização, para imersão no entorno. Mas sempre me pergunto: será que estes alunos vão continuar fazendo este exercício depois na vida profissional?

Você não pode olhar apenas para o projeto em si ou a área que compõe o terreno. A influência do que tem no entorno faz toda a diferença na hora da composição do partido arquitetônico.

Um bom roteiro (um pouco acadêmico, mas eficaz) de contextualização para imersão no entorno é analisar:

– Aspectos Ambientais

– Aspectos Antrópicos

– Aspectos Morfológicos

– Aspectos Históricos (quando este fazer sentido)

Uma análise de cada item destes, ajuda muito a não cometer erros em relação ao entorno, que possam causar graves conflitos, além de trazer nova condicionantes que podem auxiliar no conceito e elaboração do partido.

Lembrando que analisar uma sondagem também pode fazer parte de análise te entorno/contextualização, que pode condicionar o projeto arquitetônico. Veja como no vídeo Lençol Freático.

Aspectos Ambientais.

Aspectos naturais ou Ambientais (Dimensão ambiental). Ideal é analisar aqui o Relevo; Hidrografia; Vegetação; Conforto Térmico; Acústico, Luminoso e Qualidade do Ar; Fauna

Aspectos Antrópicos

Analisar o uso do solo verificando interferência humana no local. Que edificações eu tenho próximas ao terreno do cliente? São residências? Comerciais? É uma indústria geradora de ruído? Como é a via de acesso? (sim a via é uma interferência humana no local). E etc.

Aspectos Morfológicos

Configuração Espacial / Paisagem Urbana – como são as edificações do entorno? Qual a média de pavimentos do entorno? Como é o skyline do local? É possível ver morros ao redor? Como se dispõe a ocupação dos terrenos? Como são os cheios e vazios?

Análise Skyline antes de Intervenção

Análise Skyline antes de Intervenção

2 – Prestar atenção no que o cliente quer

Sabemos que o cliente é leigo no assunto, e as vezes veem com ideias absurdas rsrsrs. Mas analisar a real necessidade dele é fundamental para êxito no projeto arquitetônico.

Na hora da concepção, pergunte tudo o que for necessário. Tente arrancar o máximo de informações possíveis para que você realize um bom projeto e que seja do gosto do cliente. Mesmo que as vezes ele seja muito chato : P

Tente também usar um pouco de persuasão para convencer eles de necessidades que eles mesmo muitas vezes não enxergam.

 

3 – Verificar plano diretor, código de obras, IN Bombeiros

Se você não ficar atento ao que é exigido pelo município, seu projeto não será aprovado e você terá que refazê-lo. Por isso, evite trabalho dobrado e conheça bem as leis municipais que vão condicionar o projeto arquitetônico.

Mas umas das normativas que mais prejudicam projetos arquitetônicos já finalizados, causando estresse nos arquitetos e nos seus clientes, sãos as instruções normativas dos Corpos de Bombeiros.

Se o projeto for de uso coletivo, sempre vale uma boa conversa com um analista dos Bombeiros, ainda na fase de anteprojeto, para não carregar conflitos do projeto arquitetônico com as leis de prevenção contra incêndio. Lembrando que cada Corpo de Bombeiros tem suas normativas por estado.

Uma simples falta de uma escada para cumprir com saídas de emergência, ou um caminhamento que não foi suficiente, pode comprometer por inteiro um projeto.

Escada Externa

Exemplo típica solução quando faltou escada para saída de emergência conforme norma dos bombeiros.

4 – NBR 9050 – Acessebilidade em baixo do braço

A NBR 9050 será sua companheira nessas horas, para que você não se esqueça da acessibilidade necessária durante o projeto. Conhecer cada detalhe desta normativa é fundamental.

Com a revisão da NBR 9050 em 2013, ela ficou muito mais didática e simples de interpretar. Ela está recheada de ilustrações, e não é mais desculpa uma NBR dura para não a conhece-la.

Um exemplo de como a NBR 9050 pode influenciar o arquitetônico por uma ignorância clássica desta é na inclinação de rampas. Mas você pode ser perguntar, qual é o problema, a inclinação é 8,33% e pronto. Nem sempre!!!

Exemplo – rampas de acesso a palco.

Vai lá você projetar um auditório com um palco num nível elevado e faz um mega rampa com 8,33% de inclinação. Mas se você conhece bem a NBR 9050, ia saber que ia poder trabalhar neste caso comum inclinação de até 16,66% com um desnível máximo de 0,60m, que ocuparia bem menos espaço e daria uma melhor solução para o ambiente.

Além de não ser necessário guarda corpo de corrimão, tendo que apenas que colocar uma guia de balizamento (claro que se o layout for favorável, devesse colocar um corrimão, pois favorece a segurança).

Para mais informações lei este artigo  Principais erros de acessibilidade encontrados em edifícios.

 5 – Trabalhar colaborativamente com outros escritórios

Uma construção não é feita apenas de projeto arquitetônico. Existem outros projetos envolvidos que precisam ser compatibilizados.

Por isso, você deve ter parceiros que irão trabalhar de forma colaborativa e com isso, proporcionar aquilo que o cliente precisa.

Um belo exemplo é na hora de fazer um pré-dimensionamento da estrutural. Se quando você estiver projetando já falar com o projetista do Estrutural na fase do anteprojeto, vai prevenir retrabalhos, e encontrar soluções que as vezes o Projeto Estrutural pode condicionar.

Nós da Projeto Estrutural Online acreditamos muito nisto e trabalhamos sempre em pró do projeto que recebemos do arquiteto. Se quiser saber mais sobre nossa parceria colaborativa mande um e-mail para nós em contato@projetoestruturalonline.com.br, ou mande um WhatsApp para 47 9 8406-2788. Atendemos todos Brasil, e estamos disponíveis para tirar qualquer dúvida.

Quer mais artigo como este? Lei este Arquitetura Educacional – um olhar sobre esta

Quem somos

Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Fazemos projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico. Se quiser ver nossas tabela de preço, clique aqui e baixe ela.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

Quer ver um projeto de exemplo? Clique aqui e baixe uma amostra.

Entre em nosso site e conheça mais a Projeto Estrutural Online!
http://www.projetoestruturalonline.com.br/

Já baixou o nosso eBook? Nós atualizamos ele! Confira:
ARQUITETO – 12 DICAS PARA EVITAR RETRABALHO NOS SEUS PROJETOS.
http://bit.ly/eBook12DicasparaevitarRetrabalho

Precisou de projetos complementares? Fale com a gente!

Atendemos todo o Brasil!
Projeto Estrutural Online

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *