Qual a diferença entre projetar no Brasil e na Alemanha? Entrevista com a Arquiteta Susan Hahne


Nesta nova série do nosso blog da Projeto Estrutural Online, vamos trazer entrevistas com arquitetos e arquitetas, para você ver curiosidades, o que eles tem feito de diferente, inovando, servindo de inspiração para o seu dia a dia profissional na arquitetura.

Nada melhor para no inspiramos, do que conhecer histórias de colegas que não são famosos, mas sim normais, que nem nós, mas que tem conseguido muito sucesso nas suas carreiras. ; )

Nesta entrevista com arquiteta, contamos com a colaboração da arq. SUSAN HAHNE, brasileira, mas que reside e trabalha com na Alemanha a 5 anos. Se quiser conhecer um pouco do trabalho dela acesse susanhahne.com , ou faça contato com ela pelo e-mail suzhahne@terra.com.br

SUSAN HAHNE

ENTREVISTA COM ARQUITETA SUSAN HAHNE

1. Como você se interessou por arquitetura?

O meu avo foi fundador da Construtora Hahne, onde meu pai trabalha desde a sua Formatura. Durante meus primeiros cinco anos de idade, moramos em um apartamento acima do seu escritório. Lembro dos desenhos abstratos em folhas gigantes, do material de escritório de projetos, e até mesmo dos cheiros de papel e tinta. Também logo atrás do prédio ficava a marcenaria, com as máquinas perigosas e a serragem.
Acredito que desenvolvi desde cedo uma memória afetiva substancial com este mundo, o que guiou muitas das minhas escolhas profissionais.

Arquiteta Susan Hahne - Hotel Arthus & Ritterkeller - Alemanha

Hotel Arthus & Ritterkeller – Alemanha

2. O que é arquitetura pra você?

Primeiramente existe o espaço onde atividades sociais e privadas são encenadas. Se este espaço é definido pela escala humana, possibilita a melhoria das atividades diárias e sociais, transmite conhecimento tecnológico/tradicional de sua época/cultura e é veículo para manifestações emocionais pessoais e coletivas – então eu entendo este espaço como Arquitetura.

Rio Cibin - Sibiu - Romenia - Proposta Intervenção

Rio Cibin – Sibiu – Romênia – Proposta Intervenção

3. Qual a diferença entre projetar no brasil e projetar na Alemanha?

Os desafios e a estrutura de trabalho são os mesmos. As fases de projeto também não se diferem muito.
Basicamente é a desigualdade cultural entre os dois países responsável por esta diferença, neste caso o quão sério e importante é o planejamento para cada uma destas sociedades. Consequência disto é o respeito ao trabalho e opinião do arquiteto.
E claro, outras adaptações de projeto relativas a clima, normas, ferramentas de trabalho e até mesmo a língua – ou a forma CORRETA de se comunicar, devem ser consideradas.

Projeto para Firma Liebherr - Em Ummendorf - Alemanha

Projeto para Firma Liebherr – Em Ummendorf – Alemanha

4. Como você vê a importância do networking?

Para a materialização de um projeto arquitetônico precisa-se de projetos complementares.  Eu entendo o arquiteto como o gerenciador, ele lança a matriz para o projetista estrutural, o projetista mecânico, elétrico e demais disciplinas inclusas no projeto. Ele reúne todas as informações num arquivo único, que deve estar de acordo com as normas de segurança, parâmetros urbanos e outros requisitos de órgãos competentes para a posterior avaliação de viabilidade de construção.
Portanto, o arquiteto está em constante contato com escritórios e parceiros de projeto. Conhecer as pessoas certas e ter saudáveis relações profissionais é fundamental.

5. Qual foi o seu projeto mais desafiador?

Projeto e execução de um Expositor para um cliente (excepcional) colecionador de arte em um nicho prismático de um metro quadrado.

Arquiteta Susan Hahne - Ilha de Arran - Escócia

Arquiteta Susan Hahne – Ilha de Arran – Escócia

6. Como foi sua experiência na BAUHAUS?

A escola Bauhaus, de caráter visionário, promoveu no ano de 2007 um curso de pôs graduação interdisciplinar onde eu tive a honra de participar junto com outros 25 alunos do mundo inteiro. Éramos arquitetos, designers, planejadores, antropólogos, cientistas sociais e focamos durante um ano os estudos em duas cidades específicas.
Desenvolvi meu trabalho em conjunto com uma antropóloga da Romenia, o que foi muito valioso para diversificar meu entendimento de sociedade e cidades. Isso me ajudou definitivamente a pensar diferente.
Essa experiência intensa de trabalho afetou meu caráter, tornando-me uma pessoa melhor, uma profissional melhor.

7. Qual a importância da internet para o seu trabalho?

Acredito que igual para todas as outras profissões. Principalmente correspondência e compartilhamento de dados, rápida busca de informações e divulgação.

8. O que você diria para alguém que esta começando a faculdade agora agora?

Não acredite nas revistas, não acredite nos programas de TV, muito menos na Internet.
Mantenha sempre sua parcela de dúvida em tudo que lhe for ensinado.
Tenha bons livros e referências. Seja fiel a sua individualidade.

Arquiteta Susan Hane - Weisshorn Mittelstation Arosa - Suiça

Arquiteta Susan Hane – Weisshorn Mittelstation Arosa – Suiça

9. E como você diria pra essa pessoa se preparar além da faculdade?

Todos sabem que na faculdade de arquitetura se aprende muita coisa de pouco valor para a vida profissional. Mas o que se aprende define que tipo de profissional você será.
A vida profissional do arquiteto exige flexibilidade antes de mais nada. E criatividade, muita concentração e paciência. Seja humilde e resiliente.
Mas seja sempre fiel a sua individualidade.

10. Qual a sua visão sobre a arquitetura atual?

Sobre uma visão geral é difícil de falar algo concreto.
Eu me concentro atualmente na região entre o Sul da Alemanha e o Alpes e sou particularmente apaixonada pela arquitetura em Vorarlberg.
Em Vorarlberg acontece um milagre regional entreo POVO – promovedor de suas tradicionais atividades artesanais, os ARTESÃOS – no caso o reconhecido trabalho com a abundante madeira da região, a POLITICA ARQUITETÔNICA – mantida por um sério e respeitado conselho, o investimento na TECNOLOGIA de desenvolvimento de materiais e o autêntico respeito a NATUREZA.
E Vorarlberg não possui uma única faculdade ou escola de arquitetura.

11. Você vê mudanças na arquitetura nos próximos 5 anos?

A Arquitetura caminha de mãos dadas com as mudanças de mentalidade e comportamento da sociedade.
E temos pressa em sermos uma humanidade melhor.

Gostou da entrevista? Não se esqueça de deixar um comentário e lei nosso artigo anterior Fornecedor na arquitetura, onde encontra os melhores.

Baixe nossa tablea de valores bit.ly/tabelavalores

Baixe nossa tablea de valores bit.ly/tabelavalores

Quem somos

Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Fazemos projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico. Se quiser ver nossas tabela de preço, clique aqui e baixe ela.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

Quer ver um projeto de exemplo? Clique aqui e baixe uma amostra.

Entre em nosso site e conheça mais a Projeto Estrutural Online!
http://www.projetoestruturalonline.com.br/

Já baixou o nosso eBook? Nós atualizamos ele! Confira:
ARQUITETO – 12 DICAS PARA EVITAR RETRABALHO NOS SEUS PROJETOS.
http://bit.ly/eBook12DicasparaevitarRetrabalho

Precisou de projetos complementares? Fale com a gente!

Atendemos todo o Brasil!
Projeto Estrutural Online

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *