Arquiteto Empreendedor – ATÉ ONDE VOCÊ PODE CHEGAR?


Você sabia? A vida de mais da metade dos arquitetos do Brasil se resume em empreendedorismo. Mas como arquiteto empreendedor, até onde você pode chegar? Leia neste artigo, uma colaboração da CEO da Wikeep Thaysa D’Artagnan de Mesquita, uma abordagem muito interessante.

Arquiteto Empreendedor – ATÉ ONDE VOCÊ PODE CHEGAR?

É bastante curioso, porém não surpreendente, os dados que o Censo do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) traz sobre o nosso segmento: “pouco mais da metade dos arquitetos e urbanistas do Brasil trabalha por conta própria, ou seja, tem na sua realidade ser arquiteto empreendedor.

Enquanto 34% fornecem serviços como autônomos, outros 20% são donos de escritórios e empresas ligados a Arquitetura e Urbanismo”.

arquiteto empreendedor

E muito se trabalha: A jornada de mais de 40 horas semanais é realizada por 40% dos arquitetos, seguida pela jornada de 30 a 40 horas para 26%. Já o salário não corresponde às expectativas dos entrevistados: 32% dos arquitetos veem como principal obstáculo ao exercício da profissão a má remuneração, sendo que um dos principais fatores que faz diferença na renda dos arquitetos é o fato do profissional ser dono ou sócio de uma empresa.

Segundo as informações do Censo, a maior parte dos profissionais de renda mais alta são os que possuem pessoa jurídica própria.

Caminho do empreendedorismo

Conclui-se que, para alcançar melhores oportunidades, o caminho é tornar-se arquiteto empreendedor. Porém, um empreendedor não se faz com um CNPJ e endereço fiscal. Um gestor empresarial precisa ampliar seus conhecimentos e se capacitar em diversas áreas que não estão disponíveis nos cursos de Arquitetura e Urbanismo: finanças, contabilidade, jurídico, marketing, vendas, com destaque para gestão de pessoas e processos.

Então, fica claro que ao decidir-se por empreendedor, que o profissional naturalmente se divide entre as atividades operacionais de desenvolvimento de projetos, e todas as outras citadas acima. Para alcançar sucesso nesta tarefa é preciso muita organização e fazer gestão do tempo, com foco nos objetivos. Além disso, manter-se disciplinado é ideal para alcançar os resultados desejados como arquiteto empreendedor.

arquiteto empreendedor

E qual o benefício de expandir seus conhecimentos, até mesmo aqueles que não são da sua formação? Até onde você pode chegar? A resposta é: aonde você quiser.

A partir do momento que você domina o seu negócio e conhece os indicadores que você e seu time são capazes de gerar, está pronto para criar suas próprias oportunidades. E é assim que muitos arquitetos empreendedores estão expandindo limites e indo mais além do modelo de escritório tradicional. É crescente o número de novos negócios surgindo a partir da iniciativa de mentes que pensam fora da caixa e observam o tamanho da oportunidade que existe em nosso mercado.

Números de uma oportunidade para arquitetos empreendedores.

Segunda a pesquisa CAU/BR e Datafolha (saiba mais em: http://www.caubr.gov.br/pesquisa2015/), apenas 7% da população já utilizou o serviço de um profissional, sendo que 24% não utilizaria! O restante gostaria de contratar, o que representa uma grande oportunidade para arquitetos empreendedores.

Além disso, somos mais de 100.000 arquitetos no Brasil, e como citado anteriormente, a maioria acaba se tornando empresário e cria uma série de demandas a nível de gestão que podem ser exploradas pelos próprios colegas.

Pesquisa CAU Arquitetos

Acesse a pesquisa do Datafolha CAU http://www.caubr.gov.br/pesquisa2015/

O interessante é que ao pesquisar o tema: “inovação em arquitetura”, o resultado são conteúdos vinculados ao desenvolvimento de materiais com alto desempenho e tecnologia, ou soluções para construção civil, em sua maioria ligadas a sustentabilidade. Ainda são muito tímidas as iniciativas em termos de modelo de negócio, em explorar uma fatia que pode utilizar nossos serviços, e impactar diretamente na economia do país.

Mas claro, existem pioneiros: softwares para gestão de escritórios, para gerenciar especificações; profissionais atendendo on line; consultorias sobre gestão de escritórios; portais de conteúdo online, que contribuem com a educação corporativa dos profissionais, atendendo o arquiteto empreendedor.

Por enquanto é o que conseguimos descobrir, e precisamos de mais pessoas engajadas! Então aqui fica meu convite: vamos juntos? Para começar agora é fácil, basta decidir fazer.

Obrigada pela leitura,

Thaysa D’Artagnan de Mesquita
Empreendedora e Arquiteta
CEO Wikeep
Sócia Fundadora Melo Mesquita Arquitetura

– – a Projeto Estrutural Online agradece a participação da Wikeep com este artigo para o no nosso blog 😉 – –

Valores Projetos Complementares

Valores Projetos Complementares bit.ly/tabelavalores

Quem somos

Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Fazemos projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico. Se quiser ver nossas tabela de preço, clique aqui e baixe ela.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

Quer ver um projeto de exemplo? Clique aqui e baixe uma amostra.

Entre em nosso site e conheça mais a Projeto Estrutural Online!
http://www.projetoestruturalonline.com.br/

Já baixou o nosso eBook? Nós atualizamos ele! Confira:
ARQUITETO – 12 DICAS PARA EVITAR RETRABALHO NOS SEUS PROJETOS.
http://bit.ly/eBook12DicasparaevitarRetrabalho

Precisou de projetos complementares? Fale com a gente!

Atendemos todo o Brasil!
Projeto Estrutural Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *