Arquitetura e a Copa do Mundo


A Arquitetura e a Copa do Mundo possuem uma grande relação, uma vez que os estádios que irão sediar os jogos da Rússia foram pensados com conceitos arquitetônicos que melhorassem a experiência de espectador, jogadores e demais envolvidos nos espetáculo.

Porém, essa ligação não vem apenas na Copa de 2018, há muitos anos a arquitetura influência em todos os projetos que envolvem o campeonato mais importante do mundo.

As obras são de proporção enorme e por isso, precisam de várias pessoas empenhadas na realização de algo grandioso e que represente o local que está sendo sede.

Quer saber qual a importância da relação entre a arquitetura e a Copa do Mundo? Então continue acompanhando este artigo e descubra!

Durante este artigo você verá também imagens de alguns estádios, com o nome do arquiteto responsável pela concepção arquitetônica.

Importância da relação entre a Arquitetura e a Copa do Munco

Durante a criação de toda a estrutura da copa do mundo são incorporados valores e estilos que sintetizem os costumes da região onde estão sendo construído cada estádio.

Isso porque, uma das maiores intensões dos países que sediam uma copa do mundo é mostrar para as pessoas um pouco mais sobre a sua cultura e com isso, chamar a atenção para que cada vez atraia mais turistas.

Maracanã 1950

Estádio Maracanã, Copa do Mundo de 1950 – Arquitetos Miguel Feldman, Waldir Ramos, Raphael Galvão, Oscar Valdetaro, Orlando Azevedo, Pedro Paulo Bernardes Bastos e Antônio Dias Carneiro – Imagem Arquivo Nacional

A arquitetura e a Copa do Mundo estão relacionadas pelo conceito como cada elemento é elaborado, pensando em todos os detalhes. O histórico de informações agrega valor a estrutura.

A concepção de um estádio, o partido arquitetônico em si, pode as vezes parecer algo simples. Um monte de gente sentada assistindo vinte e duas pessoas correndo atrás de uma bola.

Mas é a concepção realizada pelos arquitetos que é capaz de transformar os estádios em algo de impacto e inovador que proporcione uma experiência única para o expectador, e para a comunidade que está ao redor desta obra (e mesmo para quem está assistindo da televisão).

Estádio Azteca Copa 1970

Estádio Azteca Copa do Mundo de 1970 – Arquitetos Pedro Ramírez Vázquez e Rafael Mijares Alcerreca – Imagem Reprodução/Site oficial da FIFA

A importância da relação entre a arquitetura e a Copa do Mundo está em tornar a estrutura do estádio uma coisa incrível, que chame atenção das pessoas e que faça todos ficarem encantados.

Imagine se todos os estádios da copa tivessem o mesmo design, os mesmos formatos, as mesmas características. Seria mais viável então continuar sempre no mesmo lugar.

Mas não! O conceito é que a cada 4 anos o mundo descubra um novo lugar, uma cultura diferente e para quem está de fora vendo pela televisão, a arquitetura do estádio deve representar isso.

Stade de France 1998

Stade de France, Copa do Mundo de 1998 – Arquitetos Michel Macary, Aymeric Zublena, Regembal Michel, and Claude Costantini (CR SCAU Architecture)

Relação entre a arquitetura e a Copa do Mundo

Além da relação de concepção, a arquitetura e a Copa do Mundo vão muito além disso. Nada melhor do que um arquiteto para fazer a distribuição e o planejamento dos espaços e tornar única a experiência das pessoas que vão usar esta edificação, desde torcedores, jogadores, funcionários do estádio, diretoria, juízes (sim, eles também fazem parte do espetáculo), entre outras pessoas que vão circular dentro deste edifício.

Quem faz arquitetura consegue ter um conceito e uma visão muito maior sobre a redistribuição da parte interna no estádio. A posição dos elementos, como será divido os setores, quais são as áreas necessárias, acessibilidade, qual o espaço ideal para cada um, etc.

Todos esses fatores condicionam o conceito do arquiteto na hora da criação. Por isso, a arquitetura e a Copa do Mundo caminham juntas sempre, tanto na parte externa quando na parte interna dos estádios.

Allianz Arena

Allianz Arena Copa do Mundo de 2006 – Arquitetos Herzog & de Meuron – Imagem fcbayern.com

Inovações arquitetônicas nos estádios da Copa do Mundo 

Seja um estádio totalmente novo ou um que será renovado. Sempre terá um novo design e conceito criado especialmente para este evento tão grandioso. A Rússia irá sediar a copa com 12 novos estádios, preparados para a ocasião.

A Arena Mordovia em Saransk foi projetada de forma oval, em tons vibrantes de laranja, vermelho e branco, pelo arquiteto alemão Tim Hupe, com um design temporário concebido por ele.

Arena Mordovia

Arena Mordovia – Copa de Mundo de 2018 – escritórios de arquitetura, o russo PI Arena, e  alemão GMP Architekten – Imagem Wikipedia

Já a Arena Volgogrado, desenvolvida por dois escritórios de arquitetura, o russo PI Arena, e  alemão GMP Architekten teve sua fachada feita em forma de cone invertido com estrutura de treliça aberta que aparenta uma roda de bicicleta.

Cada estádio tem suas peculiaridades e conceitos desenvolvidos de acordo com a intenção de representar a região e mostrar para o mundo quem são eles.

A Arquitetura e a Copa do Mundo sempre caminharam juntas e com certeza irão continuar. Agora só nos resta admirar as belezas que virão a seguir.

Se interessou por este artigo? Lei outros no nosso blog 5 dicas para evitar retrabalho no projeto arquitetônico

Quem somos

Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Fazemos projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico. Se quiser ver nossas tabela de preço, clique aqui e baixe ela.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

Quer ver um projeto de exemplo? Clique aqui e baixe uma amostra.

Entre em nosso site e conheça mais a Projeto Estrutural Online!
http://www.projetoestruturalonline.com.br/

Já baixou o nosso eBook? Nós atualizamos ele! Confira:
ARQUITETO – 12 DICAS PARA EVITAR RETRABALHO NOS SEUS PROJETOS.
http://bit.ly/eBook12DicasparaevitarRetrabalho

Precisou de projetos complementares? Fale com a gente!

Atendemos todo o Brasil!
Projeto Estrutural Online

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *