ARQUITETURA OU ENGENHARIA? O QUE É A PROJETO ESTRUTURAL ONLINE


Algumas pessoas perguntam para nós, você trabalham com arquitetura ou engenharia? O que é a Projeto Estrutural Online? Como surgiu a ideia?

A pergunta sempre vem também com um interesse, visto ainda não ser comum ver um engenheiro civil oferecendo serviços pela internet, principalmente para residências e prédios de pequeno porte.

Neste post vamos contar um pouco da nossa história que tem como objetivo mostrar como o foco nos arquitetos (e não em fazer projeto arquitetônico) ajudou a construir a ideia, bem como a crise na construção civil impulsionou esta.

Da crise a oportunidade em colaborar com arquitetos

O auge da crise na construção civil foi duro para eng. Anamélia Adriano, nossa gerente de projetos e idealizadora da Projeto Estrutural Online.

Entre os anos de 2015 e 2016, houve uma queda significativa de projetos. Nos dias sem trabalho, e dificuldades financeiras, ela começou a ler conteúdos que tratavam sobre oferecer serviços pela internet.

Analisando o que Érico Rocha, Camila Porto, Arquitetos de Sucesso colocavam em seus posts e vídeos, ela começou a observar uma oportunidade de oferecer projeto estrutural pela internet.

De início a ideia parecia meio absurda, mas com uma vontade de fazer diferente, de nunca mais passar por um momento ruim como da crise da construção civil, ela decidiu tentar.

A primeira coisa que ela fez foi conversar com a especialista em Marketing Digital, Karina Pereira, da Cubbe Marketing, que ajudou a criar o nome Projeto Estrutural Online, montou o site, e fez a primeira campanha no Google Adwords e Facebook.

Mas havia algo que a Karina, e outros especialistas em marketing digital falavam que precisava ser absorvido no conceito, e não em apenas em fazer um site e se anunciar no Google. Qual era o cliente alvo? Quais serviços iam ser oferecidos?

Equipe da Projeto Estrutural Online

Equipe da Projeto Estrutural Online

Colaboração Com arquitetos

Na reflexão de quais seriam os serviços a serem oferecidos, a persona a ser trabalhada, a eng. Ana levantou os seguintes posicionamentos:

Primeiro posicionamento – NÃO FAZEMOS PROJETO ARQUITETÔNICO

Claro, não faz sentido querer oferecer tudo! Tem espaço pra todos, e ela entendeu logo isto, pois o projeto arquitetônico fica muito melhor com os arquitetos.

Hoje aplicamos tanto este conceito, que já escrevemos e fizemos vídeos sobre o assunto. Um deles foi este post,  Arquiteto ou Engenheiro?

Segunda posicionamento – COLABORAMOS COM ARQUITETOS

A velha rixa entre arquitetura e engenharia nunca fez muito sentido para eng. Ana. Ela sempre acreditou em somar ao trabalho do arquiteto, e não apenas entregar um projeto estrutural, elétrico e hidrossanitário. Que colaborar com conversa e troca de ideias, ia trazer muito mais sucesso para os dois lados.

Isto ela percebeu nas várias conversas com amigos arquitetos, principalmente nas reclamações da dificuldade de comunicação com os engenheiros civis, que muitas vezes se mostram intransigentes com as soluções arquitetônicas e não entendem o papel de cada área no resultado final.

Terceiro posicionamentos – VISÃO DO ARQUITETO DENTRO DA EQUIPE

Aqui ela convidou o arquiteto Guilherme Feijó Vieira para tirar a ideia do papel. Pois a Eng. Ana entendeu que para ter o conceito de colaborar com o arquiteto, precisava de um na equipe, para melhorar a comunicação entre arquitetura e engenharia.

Nosso objetivo não é fazer projeto arquitetônico, mas melhor compreender este, para projetos complementares mais compatíveis com o partido proposto pelo arquiteto. Por isto a ideia da visão deste dentro da esquipe.

Quarto posicionamento – NÃO PODEMOS SER BRUCUTU

Esta é uma piada interna nossa, mas que mostra muito o conceito que permeia a Projeto Estrutural Online.

engenheiro brucutu

Engenheiro brucutu

Não queremos ser lembrados pela aquela figura histórica, do engenheiro civil sério, brabo, que mal reponde perguntas e já entra na defensiva dizendo não dá pra fazer. Que não se adapta e evolui nas novas formas de comunicação, e tendências do mercado.

Nosso conceito é ter a mesma vibe do arquiteto, querendo buscar as melhores soluções para o cliente dele, tendo sempre como foco preservar o projeto arquitetônico.

O início na vida digital.

Logo que começamos nos aventurar no mundo online, veio a ideia de que uma forma muito legal  de colaborar era produzindo conteúdos dentro da área para arquitetos.

Assim nasceu a ideia do Canal no Youtube. Com foco em dicas curtas, em vídeos de um minuto, sobre diversos temas entre da arquitetura e engenharia, como concreto aparente, tipo de laje a escolher, norma do desempenho, shafts, entre outros assuntos.

Mas como nossa experiência online está sendo tão bacana, começamos a postar também  vídeos com dicas sobre marketing digital para arquitetos, como este a abaixo, pois percebemos que nossos colegas arquitetos queriam também dicas fora da área técnica do dia a dia.

Mas o que não percebemos no início que não era tão simples fazer vídeos assim. Por isto convidamos o publicitário Celso Castellen, da Casa da Luiza Filmes, para nos ajudar nos vídeos, para poder entregar o melhor para nossos parceiros arquitetos.

E foi tão bom o resultado, que hoje ele faz parte da nossa equipe de marketing.

Fazer vídeos não é algo tão simples, mas gratificante pelo conteúdo que entregamos, e muitas vezes engraçado em produzir, como é possível ver no vídeo abaixo do nosso making of.

 

A continuação na vida digital

Logo percebemos que nossa inserção online não podia fica apenas na produção de vídeos, e partimos também para conteúdo em outras mídias.

Esta percepção veio depois de participarmos do nosso primeiro RD Summit, o maior evento de marketing digital e vendas da América Latina. Lá nós conseguimos compreender bem a importância do inboud marketing, e como poderíamos utilizar este para colaborar e atrair novos parceiros.

Hoje já contamos com dicas e conteúdos nos seguintes canais

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

projetoestruturalonline.com.br/blog/

twitter.com/Proj_Estrutural

linkedin.com/company/projetoestruturalonline/

Também já escrevemos um E-book, dando dicas para evitar retrabalho em projetos, e um Guia Prático, dando dicas para fechar mais orçamentos.

Guia Práticos para Fechar mais orçamentos

Guia Práticos para Fechar mais orçamentos

Projetando Online

Mas ok, você pode estar se perguntando, e o projeto online, onde entra nesta história?

Esta é a parte mais interessante, fazer a mesma coisa de sempre, mas de forma diferente.

Para atender cliente em qualquer parte do Brasil, como hoje já temos na Bahia, São Paulo, Paraná, Goiás, Rio grande Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catariana, Minas Gerais, começamos a nos aperfeiçoar na forma de comunicação.

Para reuniões online, hoje utilizamos Skype, Hangout, ou Appear, que possibilitam a troca de tela, podendo tanto o arquiteto mostrar o projeto para nós em sua tela, como nós depois mostrarmos nossas soluções, tudo em tempo real.

Elaboramos questionários, em formulário online, com vídeos, que até dá para ser respondido pelo celular, para não ficar nenhuma dúvida para trás, e impedir retrabalho.

Durante todo o processo ainda trocamos ideias pelo WhatsApp e e-mail, principalmente pelo primeiro que agiliza na troca de informações.

No vídeo abaixo, a Eng. Ana fala um pouco disto.

3 VANTAGENS DE UTILIZAR FERRAMENTAS ONLINE PARA DISCUSSÃO DE PROJETOS

3 VANTAGENS DE UTILIZAR FERRAMENTAS ONLINE PARA DISCUSSÃO DE PROJETOS

Atender ainda mais as necessidades

No início começamos apenas oferecendo Projeto Estrutural. Mas logo percebemos que oferecer um pacote completo era bom para o arquiteto e seu cliente.

Isto porque a integração das disciplinas da engenharia civil fica mais fácil de ocorrer com a arquitetura, quando um mesmo gerente de projetos complementares está a frente de todos estes.

Com isto ampliamos a equipe, adquirimos novos softwares, para poder atender também as demandas em projeto de instalações hidrossanitárias e elétricas. Alias, se quiser saber nosso valores para estes, acesse o link bit.ly/tabelavalores

Integramos os projetistas Júlio Adriano e Celso Pereira, para poder vencer as novas demandas, sendo que o Júlio também tem formação em arquitetura, o que tem sido ótimo para trazer a visão do arquiteto para dentro dos projetos complementares.

Também entramos na era BIM, e começamos a estudar estes novos conceitos. Hoje já fazemos os projetos estrutural, elétrico e hidrossanitário em plataforma BIM, com os softwares da AltoQI, que tem sido uma ótima parceria para nós.

No link abaixo você pode ver um vídeo onde a eng. Ana mostra a integração do projeto estrutural em BIM, com projeto feito no Sketchup.

O nosso futuro

A Projeto Estrutural Online tem como foco não apenas atender os arquitetos,  mas criar uma nova percepção de Mercado Colaborativo entre arquitetura e engenharia. Esta é nossa maior missão.

Nós acreditamos que as duas áreas podem andar juntas, sem brigas e preconceitos, cada uma atuando em suas especialidades, e somando para o melhor resultado do sonho de quem vai construir.

Isto é a Projeto Estrutural Online, colaboração!

Contato

Gostou do artigo? Deixe de seu comentário, sugestões e ideias para novos temas.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

Quer ver um projeto de exemplo? Clique aqui e baixe uma amostra.

Entre em nosso site e conheça mais a Projeto Estrutural Online!
http://www.projetoestruturalonline.com.br/

Já baixou o nosso eBook? Nós atualizamos ele! Confira:
ARQUITETO – 12 DICAS PARA EVITAR RETRABALHO NOS SEUS PROJETOS.
http://bit.ly/eBook12DicasparaevitarRetrabalho

Precisou de projetos complementares? Fale com a gente!

Atendemos todo o Brasil!
Projeto Estrutural Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *