As primeiras décadas de Lina Bo Bardi na Itália


As primeiras décadas de Lina Bo Bardi na Itália

Designer de móveis, ativista social, professora, fundadora e colaboradora de revistas com diversos artigos publicados, entre outros pioneirismos. Nem só de projetos arquitetônicos vivia a personagem deste artigo de estréia do quadro PERFIL, aqui na Projeto Estrutural Online. Em 5 de Dezembro de 1914, há 104 anos, nascia Achillina Bo, na cidade de Roma, Itália.

Formou-se na Faculdade de Arquitetura de Roma em 1939, e abriu um ano depois o primeiro estúdio na cidade de Milão, em sociedade com outro arquiteto. Começa a colaborar com diversas revistas de arquitetura, e após ter o estúdio destruído pelos bombardeios da 2a. Guerra Mundial, o lado ativista começa a despertar.

Primeiro, quando participa da Organização dos Arquitetos Associados, que mais tarde teria o nome mudado para “Movimento Studi Architettura”, um núcleo formado em Milão, para debater a reconstrução racionalista. E, ao fim da guerra, viaja por toda a Itália pela Revista Domus, para documentar e avaliar os estragos causados em todo o país.

Já com o lado social aflorado, participa ativamente do Primeiro Encontro Nacional para Reconstrução, em Milão, onde faz o alerta do desinteresse da opinião pública com a reconstrução, que para ela, envolveria tanto a reconstrução física quanto a moral do país.

A chegada ao Brasil

Saindo da Itália e já casada com o colecionador de arte Pietro Maria Bardi, nossa personagem chega ao Rio de Janeiro, em 1946. Ela e o marido são recebidos no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), por diversos arquitetos, entre eles Burle Marx, Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. A partir de agora, passamos a nos referir a mulher que no começo do artigo chamamos de Achillina, pelo nome que fez história no país que escolheu para viver e adotar cidadania. Lina Bo Bardi.

Em terras brasileiras, a produção da multi-profissional Lina em outras áreas continua. Realiza design de jóias com pedras brasileiras, funda a Revista Habitat (Revista das Artes no Brasil), onde mantém uma coluna de crônicas utilizando um pseudônimo. Leciona na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Funda o Museu de Arte Popular do Unhão, (BA), e junto com o marido, cria em 1950, o Curso de Desenho Industrial no Instituto de Arte Contemporânea (IAC), o que seria a primeira escola de design do país. Além de montar exposições de arte, desfiles de moda, e trabalhar como figurinista e cenógrafa de teatro e Cinema.

As obras da arquiteta

Mesmo com toda essa história de muito fôlego produtivo em outras áreas, Lina Bo Bardi nunca deixou de ser arquiteta, projetando e pensando a arquitetura moderna. Lina desenhou desde residências, a igrejas e fábricas. Todas com destaque e com elementos que demonstravam que os traços de Lina estavam a frente do tempo no ano em que o projeto era concluído.

Por isso, é fundamental ressaltar contribuições marcantes de Lina Bo Bardi para criar uma identidade universal da arquitetura brasileira. Abaixo listamos três obras que estão localizadas em São Paulo, um imperdível dica de arquitetura para quem visitar a capital paulista.

Sesc Pompeia – Projetado a partir de uma antiga Fábrica de Tambores, o projeto tem soluções técnicas construtivas que em alguns casos deixaram aparente os elementos da antiga fábrica, mesclando com os novos espaços e trazendo ao local toda a funcionalidade para eventos culturais e práticas esportivas que uma obra desse nível cultural exige.

A primeira parte da obra, o Centro de Lazer, foi concluída em 1982, e a 2ª parte, o Centro Esportivo, em 1986. Trinta anos depois da entrega total da construção, o jornal inglês The Guardian, colocou o projeto do Sesc Pompeia entre os dez melhores prédios de concreto do mundo. Leia mais:

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/02/jornal-elege-sesc-pompeia-como-6-melhor-predio-de-concreto-do-mundo.html

MASP – O Museu de Arte de São Paulo começou quando o empresário Assis Chateaubriand, convidou o marido de Lina, para fundar e dirigir um museu de arte no Brasil. Isso foi em 1947, quando o museu funcionava no segundo andar da empresa Diários Associados, local que a arquiteta fez o projeto de adaptação para receber o Museu.

Mas, o grande projeto ainda estava por vir. Em 1968, o MASP é construído na Avenida Paulista. O projeto assinado por Lina Bo Bardi, traz a rigidez das superfícies de concreto, com o uso do vidro. Agora, o mais impactante diferencial dessa obra é o chamado “vão livre”. Sendo considerado à época, o maior vão livre do mundo. A extensão total de um pilar a outro é de 74 metros, suspenso a oito metros de altura do chão.

Um espaço pensado para a população utilizar livremente, onde ocorrem feiras e outros eventos em São Paulo. Entrando no Museu, a disposição das obras também é uma característica marcante. A arquiteta projeta cavaletes de cristal para expor as obras de arte livremente sem que fiquem grudadas na parede.

Casa de Vidro – É um ícone da arquitetura moderna brasileira. Construída em 1951, foi a primeira construção projetada por Lina Bo Bardi, no país. Localizada no bairro Morumbi, em São Paulo, em uma área que ocupa 7.000 m2, essa casa serviu de residência para o casal Bardi ao longo dos mais de 40 anos em que viveram no Brasil. O nome da residência, é uma atribuição para a enorme fachada de vidro que parece flutuar sobre os pilares no meio das árvores.

Um dos vários espaços interessantes da casa, é o jardim. Cuidadosamente planejado por Lina, que também fez o plantio da vegetação rasteira que depois se transformou em uma floresta particular, com trilhas decoradas com pedras e cacos de cerâmica. A casa era frequentada por artistas, arquitetos e intelectuais da época que realizavam reuniões culturais, ideológicas e sociais, sempre acompanhados pelo casal Bardi.   Tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT), em 1987, a casa hoje abriga a sede do Instituto Lina Bo e P.M Bardi, tendo como objetivo promover e divulgar a arquitetura e urbanismo, o design, e a arte popular. Mais informações sobre visitas estão no site: http://institutobardi.com.br/

O legado deixado por Lina Bo Bardi, que até hoje é referência mundial, mas, principalmente, para os habitantes do Brasil, talvez possa ser entendido pelo fato de que as obras que projetou cumpriram o principal papel da arquitetura. Agregar pessoas.

Este artigo foi contribuição do nosso convidado e amigo Cleiton Schlindwein, que é jornalista, com pós graduação em Cinema. Possui mais de 15 anos de experiência na comunicação. Atualmente, além de colaborar com os textos da Projeto Estrutural Online, é fotógrafo e também atende empresas e pessoas produzindo vídeos para internet. Paralelamente, desenvolve projetos de Roteiro Audiovisual e Produção voltados para Cinema e TV.

Nos Conte

E aí, o que achou deste artigo? Achou interessante? Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário ou dúvidas para gente.

Se quiser ler mais conteúdo sobre este, ver vídeos, e outras dicas de arquitetura, acesse www.projetoestruturalonline.com.br/blog

Valores Projetos Complementares

Valores Projetos Complementares bit.ly/tabelavalores

Quem somos

Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Fazemos projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico. Se quiser ver nossas tabela de preço, clique aqui e baixe ela.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

Quer ver um projeto de exemplo? Clique aqui e baixe uma amostra.

Entre em nosso site e conheça mais a Projeto Estrutural Online!
http://www.projetoestruturalonline.com.br/

Já baixou o nosso eBook? Nós atualizamos ele! Confira:
ARQUITETO – 12 DICAS PARA EVITAR RETRABALHO NOS SEUS PROJETOS.
http://bit.ly/eBook12DicasparaevitarRetrabalho

Precisou de projetos complementares? Fale com a gente!

Atendemos todo o Brasil!
Projeto Estrutural Online

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *