Bioconstrução – Harmonia com o Meio Ambiente


 

As moradias, que em outra época foram as cavernas, depois as ocas e as malocas, as casas de taipa, palafita, as casas de madeira, alvenaria, até chegar em outras construções mais atualizadas com o século XXI, necessariamente passaram por uma evolução no tipo e formato construtivo. Porém, o que não mudou desde os primórdios da vida na terra, foi a necessidade de um teto, e isso vale para todos os seres vivos. Alguns animais, por exemplo, o joão-de-barro que constrói as moradias da família em postes e galhos de árvore, e principalmente, para os seres humanos que com o passar dos anos e a “obrigação” em preservar o meio ambiente, desenvolvem maneiras construtivas mais sustentáveis. Por isso, neste artigo da Projeto Estrutural Online, falamos sobre bioconstrução.

bioconstrucao

Hotel em Styria, Áustria. Projeto de Friedensreich Hundertwasser

O príncipio básico da bioconstrução é ser uma construção que se encaixe com o ambiente onde será inserida. Com menos impacto ambiental à natureza ao redor e também com a utilização de materiais provenientes da reciclagem para formar a edificação. É comum o uso de madeiras e outros materiais que podem ser reaproveitados de outras casas que foram demolidas ou reformadas. Janelas, portas, e assim por diante. Evitando assim, o desperdício e o despejo desses materiais que em alguns casos é inadequado.

bioconstrucao

Prédio de escritórios com o domo feito de palha, projeto do arquiteto Gernote Minke, em parceria com o estúdio Createrra, em Hrubý Súr, Eslováquia

As casas sustentáveis que são construídas através desse modelo bio construtivo, podem proporcionar ambientes mais ventilados, ideal para países tropicais igual ao Brasil. A construção dessas casas respeitando o terreno, e sem derrubar nenhuma árvore mostra que é possível construir sem desmatar, trabalhando com a natureza ao invés de ir contra ela é uma das premissas que envolvem as técnicas de bioconstrução. A utilização de terra, em geral utilizada com a técnica de superadobe (sacos cheios de terra que compõem as paredes e os domos), pedras, areia, grama, bambu, também é um exemplo da proximidade dessas construções com o meio ambiente. Além dos arquitetos e engenheiros que realizam o projeto e execução de uma casa sustentável, é necessário o acompanhamento de um profissional especializado em bioconstrução, principalmente na etapa de conservação da casa. Nada que seja muito diferente de uma casa convencional onde também é necessária a manutenção da pintura e outros detalhes.

bioconstrucao

bioconstrução casa de adobe e telhado verde

Algumas características e vantagens da bioconstrução:

 

  • Utiliza energias renováveis, solar; eólica; entre outras. Por exemplo, o aquecimento solar para a água.
  • Reutilização da água em jardins, hortas, ou para saneamento básico, através da captação e armazenamento.
  • Melhor controle da temperatura interna da casa, resistência e durabilidade das paredes, por utilizar terra e outros materiais naturais (selantes para reboco e vedações entre outros) e materiais reutilizáveis.
  • O baixo custo de investimento durante toda a obra.

Casa em Ecovila de Kassel, Alemanha. Também projetada por Gernot Minke.

Alemanha, Áustria, Índia, e alguns países da América tem casas construídas pelo método da bioconstrução. No Brasil, existem alguns grupos que viajam pelo país construindo residências em algumas comunidades.

bioconstrucao

Edifício de pesquisa no Instituto de Tecnologia da Índia. Projeto de Gernot Minke

No site do Instituto de Permacultura (Ipoema) é possível ver passo-a-passo sete técnicas de bioconstrução para fazer uma casa ecológica.

https://ipoema.org.br/2018/02/13/7-tecnicas-de-bioconstrucao-para-fazer-uma-casa-ecologica/

A importância em tratar do tema, levou o Ministério do Meio Ambiente a desenvolver uma cartilha sobre bioconstrução, que você pode acessar aqui:

https://comosereformaumplaneta.files.wordpress.com/2013/09/curso-de-bioconstruc3a7c3a3o.pdf?utm_medium=website&utm_source=archdaily.com.br

“Paraíso do Vinho”, arquiteto austríaco Friedensreich Hundertwasser na Eisenheim, Alemanha. Hundertwasser mistura técnicas de bioconstrução – por exemplo, telhado verde e reutilização de resíduos

Este artigo foi contribuição do nosso convidado e amigo Cleiton Schlindwein, que é jornalista, com pós graduação em Cinema. Possui mais de 15 anos de experiência na comunicação. Atualmente, além de colaborar com os textos da Projeto Estrutural Online, é fotógrafo e também atende empresas e pessoas produzindo vídeos para internet. Paralelamente, desenvolve projetos de Roteiro Audiovisual e Produção voltados para Cinema e TV.

Valores Projetos Complementares

Valores Projetos Complementares bit.ly/tabelavalores

Quem somos

A Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Fazemos projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico. Se quiser ver nossas tabela de preço, clique aqui e baixe ela.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

Quer ver um projeto de exemplo? Clique aqui e baixe uma amostra.

Entre em nosso site e conheça mais a Projeto Estrutural Online!

http://www.projetoestruturalonline.com.br/

Já baixou o nosso eBook? Nós atualizamos ele! Confira:

ARQUITETO – 12 DICAS PARA EVITAR RETRABALHO NOS SEUS PROJETOS.

http://bit.ly/eBook12DicasparaevitarRetrabalho

Precisou de projetos complementares? Fale com a gente!

Atendemos todo o Brasil!

Projeto Estrutural Online

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *