Cinco Dicas sobre Levantamento Fotográfico na Arquitetura de Interiores


A fotografia tem várias vertentes. Fotos de publicidade; fotojornalismo; fotografia de moda; e mais umas tantas e tantas variações dessa arte que é  capturar com um enquadramento a luz e o momento exato do instante. Nesse artigo de hoje do site da Projeto Estrutural Online, vamos falar sobre Cinco Dicas para fazer o Levantamento Fotográfico na Arquitetura de Interiores. Confira…

Primeiro, é importante dizer o que é o levantamento fotográfico na Arquitetura de Interiores. Basicamente, é registrar através de fotos todo o ambiente do jeito que se encontra atualmente. Obviamente, o arquiteto também irá, na conversa com o cliente, fazer a medição dos espaços e pensar no briefing do projeto. Através da tecnologia e um celular com boa qualidade de resolução de imagem, (alguns tem até controle manual, iguais a uma máquina fotográfica) é possível enviar fotos do local em tempo real para um projetista que está no escritório.

 

Interior vazio para reformar. Foto: SnapwireSnaps / Pixabay

Interior vazio para reformar. Foto: SnapwireSnaps / Pixabay

 

Caso o arquiteto queira mostrar para o cliente um esboço digital antes do fim da reunião, ele pode indicar ao projetista que siga o briefing e utilize uma das fotos para recriar a decoração. Assim, com ajuda da tecnologia e da fotografia, o arquiteto pode surpreender o cliente com a imagem do antes e depois, antes mesmo de deixar o local da obra. Mesmo que seja um pequeno esboço, para os clientes que contratam um profissional de arquitetura com base na confiança de que esse profissional vai transformar o ambiente para melhor, mas, não entendem muito sem realmente ver uma mudança, esse pode ser um diferencial nos dias atuais em que é necessário que tudo esteja pronto para “ontem”.

 

Confira nossas Cinco dicas para realizar

o levantamento fotográfico de interiores.

 

Dica 1

Preste atenção a qualidade de resolução da sua câmera, ou mesmo do celular, para que todas as fotos sejam feitas com a máxima qualidade. Faça o maior número de fotos e dos mais variados ângulos de cada ambiente.

 

Dica 2

Evite realizar fotos que tenham a perspectiva distorcida. Por exemplo: fotos debaixo pra cima, na linguagem técnica, o contra-plongée. Faça sempre as fotos na altura do espectador. Se você estiver em pé ou sentado em uma cadeira sua visão será a mesma em linha reta, então, a altura dos olhos sempre é a ideal para direcionar o enquadramento. Uma das regras mais básicas da fotografia é o que se chama de regra dos terços. É através dessa regra que os objetos, ou mesmo um ambiente por mais vazio que esteja, pode ter harmonia. Enquadrando uma janela ou uma porta em determinados pontos. Se você quiser saber mais sobre essa regra, acesse: A Regra dos Terços na Fotografia.

 

Cozinha e parte da sala. Foto: Kirk Fisher / Pixabay

Cozinha e parte da sala. Foto: Kirk Fisher / Pixabay

 

Dica 3

Fotografia é luz. Então, quando for fazer a foto, preste atenção de onde vem a fonte de luz natural. Assim, você também vai saber a posição do sol para dispor melhor os móveis e objetos da decoração. Direcione o enquadramento para utilizar essa luz como iluminação principal onde todo o ambiente estará bem iluminado. Além de fazer fotos gerais do ambiente, você também deve prestar atenção aos detalhes arquitetônicos do local. Ter fotos do ambiente com direcionamento para vigas; pilares; e outros elementos que compõem a obra, são informações visuais importantes que o arquiteto terá para trabalhar. Fazendo com que esses elementos possam ter um destaque especial na composição do projeto de decoração.

 

Dica 4

As fotos também devem incluir o registro da infra-estrutura. Quadro geral elétrico; Interruptores e tomadas; sistema hidráulico. Com isso, é possível visualizar além do local onde estão instalados os equipamentos para não interferir na funcionalidade do projeto de decoração, também se existe algum defeito nas peças, ou mesmo possíveis sinais de vazamento hidráulico, ou curto-circuito. Caso o ambiente já esteja com porcelanato ou outro tipo de piso, é importante verificar também se existe alguma peça danificada ou que não esteja alinhada, registrando em detalhe com a fotografia. Essa medida, pode ajudar o cliente a verificar em uma visita posterior, se a rachadura no piso ou em alguma outra parte da obra teve aumento.

 

Sala de estar. Foto: Skitterphoto / Pexels

Sala de estar. Foto: Skitterphoto / Pexels

 

Dica 5

Pode parecer básico. Porém, é importante lembrar. Além de anotar o número de cada foto com a devida descrição do ambiente e do que será feito na decoração daquele espaço, também é importante anotar o dia e a hora, ou período em que foram realizadas as fotografias. Isso pode ajudar você a saber onde está a posição do sol em determinado horário e também se você vai realizar mais de uma sessão de fotos registrando o andamento da obra, você vai ter as datas e o acompanhamento visual com os registros fotográficos.

 

A vantagem de realizar um levantamento fotográfico, é poder perceber a evolução, a mudança com o antes e depois da obra. Essas regras de fotografia para arquitetura de interiores, valem tanto para o ambiente que será decorado ou redecorado, quanto para os ambientes que já estão prontos e que você poderá utilizar em seu favor para fazer o marketing do seu escritório de arquitetura.

 

Quarto de Casal. Foto: Site Pexels

Quarto de Casal. Foto: Site Pexels

 

No próximo post, vamos continuar falando sobre Fotografia na Arquitetura, e de que maneira uma arte se complementa com a outra. Mas, se você já quiser se aprofundar mais no assunto fotografia, é só acessar um artigo que escrevemos com mais onze dicas de fotografia na Arquitetura.

 

Valores Projetos Complementares bit.ly/tabelavalores

Valores Projetos Complementares bit.ly/tabelavalores

 

Quem somos

Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Fazemos projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico. Se quiser ver nossas tabela de preço, clique aqui e baixe ela.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *