Como abrir seu próprio escritório de arquitetura 1


Uma forma para aumentar sua clientela é abrir seu próprio escritório de arquitetura. Com ele, as pessoas terão mais acesso ao seu trabalho e assim, você conseguirá expandir a clientela.

Você pode optar por ser autônomo ou montar uma empresa. Caso escolha a segunda opção é recomendado que seja em sociedade com outros profissionais da área, para que você tenha mais vantagens tributárias.

Abrir seu próprio escritório de arquitetura terá seus custos, por isso, antes de dar início é importante que você esteja preparado para os gastos que irá ter.

Mas como também é importante buscar inspirações, durante este artigo você verá fotos de alguns arquitetos famosos em seus escritórios.

escritório de arquitetura lina bo bardo

Lina Bo Bardi – fonte da imagem Estadão

Escolha um local para abrir seu próprio escritório de arquitetura

Depois que você decidiu abrir seu próprio escritório de arquitetura, o próximo passo é pensar no local onde irá monta-lo. Você pode alugar um local ou montar um home Office.

Para escolher a melhor opção você precisará analisar qual a localidade atenderá melhor seu público alvo. Um escritório em um ponto comercial pode chamar mais atenção do que sua própria casa.

Porém, será também um gasto a mais. É importante saber se o valor do aluguel será compensado pelo possível aumento do número de clientes.

Se você quer ter sócios ou contratar mais funcionários, fazer um escritório fora de casa pode te dar mais liberdade. Entretanto, se você tiver o espaço bem dividido em sua residência, pode não te atrapalhar em nada.

A vantagem de um home Office é que você não precisa se deslocar da casa ao trabalho, além de economizar em aluguel.

quanto custa projeto estrutural

Ser autônomo ou abrir uma empresa?

Você pode optar por ser autônomo ou abrir sua própria empresa. Para ter sua inscrição e número de registro de autônomo é necessário levar documentos pessoais, comprovante de residência, IPTU e o CAU na prefeitura. O interessante é consultar um contador antes, que posso lhe ajudar neste processo. Dependendo do município, pode ser necessária uma consulta de viabilidade, atestado do bombeiro, entre outros.

Você obterá o Cadastro de Contribuinte Mobiliário – CCM (nome que muda de cidade para cidade) e irá passar a pagar O Imposto sobre serviços de qualquer natureza – ISSQN e o Imposto Nacional de Seguridade Social – INSS.

Dependendo do valor do seu faturamento, pode ser mais barato criar uma empresa, devido a impostos e encargos sociais. Você precisará se inscrever no Cadastro Nacional de Pessoas jurídicas – CNPJ.

Os custos dessa operação vão variar de acordo com os estados, atividade exercida e números de sócios. Empresas que prestam serviços de arquitetura podem optar pelo regime de tributação do simples nacional.

Independentemente se sua empresa tem apenas 1 funcionário ou apenas sócios, é preciso estar cadastrado na previdência social. Para fazer isso você deve ir a uma agência jurisdicional e solicitar o cadastro. Ele será feito em até 30 dias.

FIQUE LIGADO – Não contribuir com o INSS pode incorrer em multa, pois a previdência e receita federal estão cruzando informações.

Ao abrir sua empresa, você deve também inscrever seu CNPJ no CAU. É uma obrigação do arquiteto que abriu um escritório como pessoa jurídica, pagar também anuidade no CAU como Escritório, além da sua como pessoa física.

Tadao Ando em Seus escritório - Fonte imagem http://www.artdesign.org.cn

Tadao Ando em seu escritório – Fonte imagem http://www.artdesign.org.cn

Você deverá solicitar o registro por meio do site e preencher o requerimento, anexando os seguintes documentos:

  • Comprovante de inscrição do CNPJ
  • Comprovação de vínculo do responsável técnico com a pessoa jurídica
  • Registro de Responsabilidade Técnica com atividade de desempenho de cargo ou função técnica do arquiteto e urbanista responsável pelo escritório.
  • Ato constitutivo, contrato social ou estatuto devidamente registrado na junta comercial.

Após enviar a documentação é só aguardar a aprovação do registro. Se você quiser ter uma empresa de composição mista, onde haverá também engenheiros como sócio, ela deverá ser registrada também no CREA.

Antes de abrir seu próprio escritório de arquitetura é importante decidir qual das duas opções será melhor para você. Você deve levar em conta os impostos que serão pagos e se terá um sócio.

Montar uma parceria pode ser uma boa opção, pois além de dividir os tributos da empresa, um poderá complementar ao outro, trazendo os clientes dele para você e os seus para ele.

Também pode ser interessante abrir uma sociedade com alguém que faz lago bem diferente de você, como um especialista em marketing. Somar esforços diferentes pode ser interessante para o negócio.

Isay Weinfeld em seus escritório - fonte lexusperu.com.pe

Isay Weinfeld em seu escritório – fonte imagem lexusperu.com.pe

Alvará de funcionamento

Para abrir seu próprio escritório de arquitetura será necessário ter um alvará de funcionamento emitido pela prefeitura ou Secretaria Municipal da Fazenda do munícipio onde irá funcionar o escritório.

Para conseguir o alvará você deverá ir a prefeitura com os seguintes documentos:

  • Consulta prévia de endereço aprovada
  • Cópia do CNPJ
  • Cópia do Contrato Social
  • Laudo dos órgãos de vistoria, quando necessário
  • Formulário próprio da prefeitura;

Consulte antes a prefeitura, cada município pode ter documentos diferentes que devem ser apresentados.

O que precisa para abrir seu próprio escritório de arquitetura?

Além de todos os registros necessários, você precisará montar a estrutura física do seu escritório. Primeiramente você deve saber se o local onde irá montar está pronto para receber um escritório ou será necessário passar por uma reforma.

Depois que estiver tudo pronto você deve comprar o mobiliário, um computador com softwares de arquitetura, talvez uma plotter A2 e uma impressora A4. Além da instalação de internet e telefone.

Uma forma de dividir estes custos é fazer parte de um Coworking. Este conceito de local de trabalho tem crescido, e é uma tendência.

Paulo Mendes da Rocha Escritório

Paulo Mendes da Rocha em seu Escritório – fonte imagem CAU

Marketing Digital

Mas ok! Você abriu o escritório. E agora? Como você vai atrair clientes?

Investir em marketing digital para captar clientes é essencial. Vai fazer parte dos custos do seu escritório.

Por exemplo, mas cem milhões de pessoas estão conectadas ao Facebook, e estar presente na rede e investindo em anúncios, pode ser ótimo para começar a montar uma rede de clientes. Além de Instragram entre outros mídias.

É um gasto necessário, mas não alto como era antigamente com marketing tradicional.

Escrevemos alguns artigos sobre o assunto que pode lhe ajudar atender um pouco mais. Clique nos links abaixo para cessar.

Arquiteto – 7 Erros que fazem você perder clientes de arquitetura no Facebook

Arquiteto: como dar a solução completa para seu cliente?

Marketing Digital para Arquitetos

Saiba como conseguir mais clientes para o seu escritório de arquitetura com baixo custo

Foi possível aprender um pouco sobre como abrir seu próprio escritório de arquitetura? Compartilhe esse post com seus amigos e deixe seu comentário, elogios, críticas e sugestões.

Se quiser se aprofunda mais deste assunto, recomendamos a leitura deste artigo da AU http://au17.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/163/artigo63520-1.aspx

Quem somos

Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Fazemos projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico. Se quiser ver nossas tabela de preço, clique aqui e baixe ela.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

Quer ver um projeto de exemplo? Clique aqui e baixe uma amostra.

Entre em nosso site e conheça mais a Projeto Estrutural Online!
http://www.projetoestruturalonline.com.br/

Já baixou o nosso eBook? Nós atualizamos ele! Confira:
ARQUITETO – 12 DICAS PARA EVITAR RETRABALHO NOS SEUS PROJETOS.
http://bit.ly/eBook12DicasparaevitarRetrabalho

Precisou de projetos complementares? Fale com a gente!

Atendemos todo o Brasil!
Projeto Estrutural Online

 

Fontes utilizadas neste artigo

http://au17.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/163/artigo63520-1.aspx

http://www.arcoweb.com.br/noticias/arquitetura/15-dicas-iniciar-escritorio-arquitetura-sucesso

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um-escritorio-de-arquitetura,cbb32f06cd841510VgnVCM1000004c00210aRCRD


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Como abrir seu próprio escritório de arquitetura