Cinco Dicas para Montar um Portfólio de Arquitetura


Qualquer que seja a área de atuação de uma empresa, ou mesmo de um profissional liberal, é necessário construir um portfólio para apresentar aos possíveis novos clientes. Também é uma maneira de mostrar para o mercado, o trabalho que você faz. Por isso, vamos apresentar neste post do site Projeto Estrutural Online, Cinco Dicas para Montar um Portfólio de Arquitetura

Essas dicas de arquitetura, são importantes principalmente para quem é estudante, ou para o arquiteto recém formado que está em busca da primeira contratação por parte de um escritório, ou até na busca para fechar o primeiro contrato enquanto atua individualmente. Existem duas maneiras básicas para você mostrar um portfólio. Deixando-o sempre visível para todos em alguma plataforma online, ou encaminhando um arquivo exclusive para que você desejar. Antes de iniciar efetivamente a montagem do portfólio, é necessário verificar tudo que o que já foi feito até essa etapa, selecionando e organizando as imagens e os textos que serão utilizados.

 

1- Currículo e portfólio

Os currículos ainda são importantes, porém, na era da tecnologia, é muito mais importante você demonstrar quais as suas habilidades. Você pode organizar esse currículo de maneira resumida junto com os seus principais projetos arquitetônicos, suas participações em exposições (individuais e coletivas). Todos os seus trabalhos acadêmicos, ou contribuições com outros arquitetos já formados, devem ser avaliados para saber se são relevantes para compor seu portfólio de arquitetura.

 

Montando seu Portfólio. Imagem: Rawpixel/Pixabay

Montando seu Portfólio. Imagem: Rawpixel/Pixabay

 

2- Plataforma para apresentação

Qual a melhor plataforma para ter um portfólio de arquitetura? Um blog; página de facebook; instagram??? Ou ainda, ter um portfólio em canal privado do youtube e sempre que você necessitar, enviar o link privado. Ainda é possível, porém, mais trabalhoso, montar um portfólio específico para cada empresa que você está interessado em trabalhar. Conforme já citamos anteriormente, é imprescindível saber qual é o seu objetivo. Se você quer deixar o seu portfólio visível para todos, ou enviar de maneira personalizada para quem você entra em contato. Obviamente, para os escritórios de arquitetura ou profissional de arquitetura, que já tem um bom volume de projetos realizados, ter um blog e outros canais de mídia online prontos e visíveis na internet, é o melhor caminho.

 

Portanto, você deve montar uma apresentação de quem é você e dos trabalhos que você tem competência para realizar, com exemplos sobre esses trabalhos. A identidade visual no portfólio é muito importante. Sempre pense que essa é sua apresentação, então, você pode demonstrar através dos trabalhos apresentados, as referências que utilizou e/ou as referências de Arquitetura pra você. Explore todas as suas habilidades no desenho técnico e também no descritivo da obra. Mostrar o processo de criação, também pode ser interessante em muitos casos. Mostra de que maneira você toma as decisões. 

 

3D Infográfico de Projeto Estrutural Casa M.C. / Site: Projeto Estrutural Online

3D Infográfico de Projeto Estrutural Casa M.C. / Site: Projeto Estrutural Online

 

3- Nichos da Arquitetura

Pensar em todos os nichos de Arquitetura para construir o seu portfólio é interessante para atrair todos os tipos de projetos arquitetônicos para você realizar. Desde comerciais, residenciais ou industriais. Porém, pegando um gancho na dica anterior sobre citar as referências que você tem, também é importante demonstrar o que você faz com essas referências. Ou melhor, de que maneira você transforma essas referências em projetos autorais. Projetos que tem claramente a sua marca, a sua identidade registrada neles. Por isso, coloque no seu portfólio de arquitetura, qual é nicho de mercado que mais atrai você, e claro, deixe esse projeto arquitetônico com destaque em seu portfólio.

 

4- Tamanho do portfólio

É importante pensar que as pessoas (clientes diretos), ou os escritórios de arquitetura, tem cada vez menos tempo para analisar currículos, ou mesmo portfólios. Por mais bem montados que sejam, se tiverem “digamos” 30 longas páginas, será mais difícil passar por uma avaliação mais detalhada. O ideal é que o portfólio tenha uma apresentação sintetizada. Fazendo uma analogia com um livro ou filme, é sempre importante abrir e fechar com uma imagem, uma sequência de impacto. Afinal, conforme diz o ditado. A primeira impressão é a que fica. Mas, a última também é igualmente importante. Por isso, abra sua apresentação com um projeto arquitetônico que chame a atenção logo ao primeiro olhar. Ao longo do caminho de montagem do seu portfólio, é importante fazer escolhas. Então, coloque seus melhores projetos no começo, mas, jamais esqueça de fechar a apresentação com uma projeto também marcante.

 

Concurso de Arquitetura – Projeto da Térreo Arquitetos 1º Lugar CODHAB. Colaboração: Projeto Estrutural Online

Concurso de Arquitetura – Projeto da Térreo Arquitetos 1º Lugar CODHAB. Colaboração: Projeto Estrutural Online

 

5- Revisar e renovar o portfólio

Parece óbvio, porém é um cuidado que muitas vezes pode passar despercebido. Deixe a apresentação do seu portfólio descansar. Passado um ou dois dias que você efetivamente terminou de montar o seu portfólio, faça uma revisão minuciosa ao ponto de encontrar falhas e até conseguir tirar algumas informações ou imagens que antes pareciam sensacionais, e agora já estão parecendo ser normais. Se você quiser, também é válido enviar o portfólio pronto para algum professor da universidade ou alguma profissional de arquitetura que você conheça e que tenha mais experiência profissional que você. Com certeza as impressões desses profissionais serão válidas para você entender melhor o que o seu portfólio realmente quer apresentar. 

É interessante pensar sempre em, de tempos em tempos, renovar o seu portfólio. Obviamente, os projetos arquitetônicos chave, devem permanecer. Mas, essa ação é importante para demonstrar que você profissional de arquitetura ou o seu escritório, estão constantemente trabalhando e melhorando os projetos conforme o tempo de trabalho vai passando. Em outras palavras, ficando mais experiente e até em alguns casos, virando autoridade em determinados nichos de mercado da Arquitetura.

 

Portfólio Projeto Estrutural Online

Portfólio Projeto Estrutural Online

 

Gostou dessas cinco dicas para você montar um portfólio de arquitetura? Aproveitamos a ocasião para divulgar nosso portfólio que você pode acessar nesse link: projetoestruturalonline.com.br/portfolio-projetos/

 

 

Valores Projetos Complementares bit.ly/tabelavalores

Quem somos

Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos de edificações residencias unifamiliares . Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Fazemos projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico. Se quiser ver nossas tabela de preço, clique aqui e baixe ela.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

Quer ver um projeto de exemplo? Clique aqui e baixe uma amostra.

Entre em nosso site e conheça mais a Projeto Estrutural Online!
http://www.projetoestruturalonline.com.br/

Já baixou o nosso eBook? Nós atualizamos ele! Confira:
ARQUITETO – 12 DICAS PARA EVITAR RETRABALHO NOS SEUS PROJETOS.
http://bit.ly/eBook12DicasparaevitarRetrabalho

Precisou de projetos complementares? Fale com a gente!

Atendemos todo o Brasil!
Projeto Estrutural Online

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *