Energia Fotovoltaica


Nada melhor que estar na praia em um dia de sol para recarregar por completo as energias, certo? Porém, em dias nublados ou até chuvosos, também temos que nos manter ligados, mesmo que com um pique um pouco menor, mas, ainda assim ativos. É nesse esquema que funciona a Energia Fotovoltaica.

Quanto maior for a radiação solar, maior será a quantidade de energia elétrica produzida, e mesmo em dias sem sol, a produção continua. Mas, o que é, como funciona e para que serve a Energia Fotovoltaica? Nós da Projeto Estrutural Online te explicamos

Você vai ler neste Artigo

– O que é energia fotovoltaica

– Energia sustentável e melhor

– Melhor Direção do Painel Solar Fotovoltaico no projeto arquitetônico

– Telhas solares fotovoltaicas 

quanto custa projeto estrutural

http://bit.ly/tabelavalores

O que é energia fotovoltaica

A obtenção de energia elétrica solar, ocorre por um processo de conversão direta da luz solar em eletricidade. Esse efeito é chamado de fotovoltaico. Uma referência ao físico italiano Alessandro Volta (1745-1827), que em 1800, inventou a pilha voltaica, ou simplesmente, a pilha que conhecemos atualmente, predecessora da bateria elétrica.

Para que a energia elétrica seja gerada de maneira constante através da luz solar, é necessário que seja instalado no telhado da obra, um painel solar fotovoltaico.

Sistema Off-Grid

Sistema Off-Grid

Dois sistemas compõem esse recurso de produção de energia. Conhecido como sistema isolado, e chamado de Off-Grid, funciona independente da energia elétrica, utilizando-se de uma bateria para o armazenamento da energia gerada.

Já o sistema On-Grid, ou conectado a uma rede, necessita de uma rede elétrica para funcionamento, e a produção de energia vai direto para essa rede.

Sistema On-Grid - Fonte NeoSolar

Sistema On-Grid – Fonte NeoSolar

O processo é simples. As células fotovoltaicas desses painéis são feitas a partir de materiais semicondutores, geralmente o silício, e quando a célula é exposta à luz, parte dos elétrons desse material iluminado absorve as partículas de energia presentes na luz solar, que são os chamados fótons. Assim, os elétrons livres que são levados para essas células energéticas podem ser utilizados como energia elétrica.

Energia sustentável e viável

Moramos em um país tropical, isso faz o Brasil ter uma enorme capacidade de geração de energia, mais até do que a Europa. Sendo assim, além de ficar livre da exorbitante conta de energia elétrica paga por aqui, principalmente no verão, onde o consumo tende a ser maior por conta do ar condicionado que alivia o calor das altas temperaturas, o uso de energia fotovoltaica em uma obra, seja residencial ou industrial, é auto sustentável, pois, vem de uma fonte energética inesgotável.

Placas fotovoltaicas

Na onda da China, Japão e Estados Unidos, que hoje são os mercados de energia fotovoltaica que mais crescem, no Brasil, atualmente, são mais de 30 mil residências e empresas que utilizam essa fonte energética.

É importante pensar que o ponto principal da utilização da energia fotovoltaica passa pela redução mensal na conta de luz, e o investimento inicial acaba sendo diluído na redução dessa conta sem que se diminua o consumo de energia.  Além, claro, da pegada verde que você tem ao utilizar na sua obra e seus projetos.

Melhor Direção do Painel Solar Fotovoltaico no projeto arquitetônico.

Se o seu cliente quiser utilizar esta tecnologia, é muito interessante pensar nesta solução desde projeto arquitetônico, pois desta forma já é possível condicionar algumas questões que podem auxiliar no rendimento das placas.

Conforme o site Portal Solar, a melhor posição para os painéis fotovoltaicos no Brasil é voltado para o Norte, claro se não houver sombras de outras edificações.

posição sol

Fonte Portal Solar

Se não for possível voltado para o Norte, não se preocupe. A perda de geração da energia solar fotovoltaica não é tão grande se o sistema for instalado nas faces voltadas ao Leste e Oeste

Conforme o Portal Solar, as perdas são as seguintes:

– As perdas direcionais para telhados com face NE ou NO variam entre 3% e 8%.

– Para um telhado com face Leste ou Oeste, você pode perder entre 12% e 20%.

– Para face Sul, as perdas são muito grandes. Somente considere instalar nesta parte do seu telhado se você morar na região Norte do Brasil.

Se quiser saber um pouco mais sobre efeitos de sombras nos paines, lei esta artigo http://blog.novaeletronica.com.br/paineis-solares-efeito-sombra-ou-sombreado/

Telhas solares fotovoltaicas 

Não são placas, mas sim telhas com painel solar.

Essa é uma alternativa bem versátil para aproveitar a luz do sol. Apesar dos painéis solares já cumprirem a função de absorver os raios solares e transformá-los em energia, o tamanho deles tende a ser uma desvantagem.

Fonte: ellosustentavel.com.br

Por conta disso, as telhas de painel solar são uma excelente opção, que estão começando a entrar no mercado nacional. Isso porque, além de terem uma instalação mais fácil, a energia absorvida é maior, uma vez que cada telha é feita completa de pequenos painéis solares. Assim, é necessária uma área menor para captar, possibilitando um pequeno telhado cumprir a função.

Se quiser saber mais sobre estas telhas solares que são uma tendência para o futuro, sugerimos a leitura deste artigo www.portal-energia.com/telhas-solares-fotovoltaicas-aposta-futuro/

Este artigo foi contribuição do nosso convidado e amigo Cleiton Schlindwein, que é jornalista, com pós graduação em Cinema. Possui mais de 15 anos de experiência na comunicação. Atualmente, além de colaborar com os textos da PEO, é fotógrafo e também atende empresas e pessoas produzindo vídeos para internet. Paralelamente, desenvolve projetos de Roteiro Audiovisual e Produção voltados para Cinema e TV.

Nos Conte

E aí, o que acho deste artigo? Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário que respondemos.

Lei também este artigo 5 Soluções de sustentabilidade na arquitetura para seus projetos

Se quiser ler mais conteúdo sobre este, ver vídeos, e outras dicas, acesse www.projetoestruturalonline.com.br/blog

Valores Projetos Complementares

Valores Projetos Complementares bit.ly/tabelavalores

Quem somos

Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Fazemos projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico. Se quiser ver nossas tabela de preço, clique aqui e baixe ela.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

Quer ver um projeto de exemplo? Clique aqui e baixe uma amostra.

Entre em nosso site e conheça mais a Projeto Estrutural Online!
http://www.projetoestruturalonline.com.br/

Já baixou o nosso eBook? Nós atualizamos ele! Confira:
ARQUITETO – 12 DICAS PARA EVITAR RETRABALHO NOS SEUS PROJETOS.
http://bit.ly/eBook12DicasparaevitarRetrabalho

Precisou de projetos complementares? Fale com a gente!

Atendemos todo o Brasil!
Projeto Estrutural Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *