Eventos de Arquitetura


Eventos de Arquitetura

Eventos de Arquitetura

Você já ouviu aquela frase que diz: Conhecimento nunca é demais? Melhor ainda do que adquirir conhecimento, é ter opções para selecionar. Principalmente, nos dias atuais em que a informação é tão veloz, podendo chegar ao vivo na TV, no computador, ou na tela do celular no mesmo instante em que ocorre.

Então, para que você tenha as melhores dicas e notícias, a Projeto Estrutural Online sempre traz artigos sobre grandes eventos que envolvem a arquitetura. Recentemente falamos sobre o Congresso Mundial de Arquitetos que ocorre em 2020, e você pode conferir aqui: http://projetoestruturalonline.com.br/congresso-mundial-de-arquitetos-uia2020rio/

Desta vez o assunto é: Bienal de Arquitetura.

No Brasil

Tudo começou no final da década de 1940, na cidade de São Paulo. As artes plásticas e a arquitetura viviam um momento especial em que a arquitetura moderna e as primeiras exposições de artes tinham espaço na imprensa. Nesse período de efervescência cultural, foram erguidos dois complexos para exposições de arte.

“Criança morta”, ost, 176 X 190cm, 1944 – Portinari -

“Criança morta”, ost, 176 X 190cm, 1944 – Portinari – http://artenarede.com.br

Em 1947, o Museu de Arte de São Paulo, ou para ser mais preciso, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), que inicialmente foi instalado em um espaço de 1000 m², no mesmo prédio dos Diários Associados. Motivo esse, que o (Masp) leva o nome de Chateaubriand, fundador desse que na época foi o maior conglomerado de imprensa no Brasil, com jornais impressos, rádio e TV. Destaque para a TV Tupi, que foi a primeira emissora de televisão do país. Quem quiser saber mais sobre este tema, a Projeto Estrutural Online, indica o livro Chatô – O Rei do Brasil, do escritor Fernando Morais, e também o filme com o mesmo título, dirigido por Guilherme Fontes. Mas, deixamos a comunicação de lado agora, e voltamos para a arquitetura.

Outro ponto importante é o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Fundado em 1948, por um grupo de sócios, entre eles arquitetos que posteriormente participaram da organização das Exposições Internacionais de Arquitetura (EIAs). Alguns anos mais tarde, em 1951, ocorre a primeira edição da Bienal de São Paulo, e um espaço dentro da mostra de artes é cedido para a arquitetura. Já de maneira independente, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), promove em 1973, a primeira Bienal de Arquitetura do país.

Poster 1a Bienal de Arquitetura

Poster 1a Bienal de Arquitetura – http://www.iabsp.org.br/bia/cronologia/

Bienais das Américas

Passados 46 anos desde a histórica edição nº 1, a edição marcada para ocorrer de Setembro até Dezembro de 2019, parece ser uma espécie de releitura moderna e atualizada daquele tema do passado. A 12ª edição da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (BIA), traz um tema que foi escolhido por concurso. Fato que nunca havia ocorrido na história da Bienal. Traçando um paralelo com o tema da 1º edição “O ambiente que o homem organiza: suas conquistas e dificuldades”, a proposta contemplada para a edição de nº 12, entre quatro propostas finalistas e tendo como tema central o cotidiano, a proposta questiona como a arquitetura pode se revalorizar perante as consequências da globalização, e perante ao fato da automação ser cada vez mais presente na vida do ser humano. Ou seja, o ambiente que o homem deve organizar, diante das conquistas e dificuldades apresentadas nesse século.


Vídeos: Proposta Vencedora do Concurso de Curadoria para a XII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo que acontecerá de Setembro a Dezembro de 2019. Curadores Responsáveis: Ciro Miguel, Vanessa Grossman e Charlotte Malterre-Barthes

Podemos citar ainda outras Bienais importantes que são realizadas em países vizinhos. No próximo mês de Novembro (2018), Quito, recebe a 21ª edição da Bienal Panamericana de Arquitetura (BAQ). Saindo do Equador que está se preparando para o evento, voltamos um pouco no calendário e chegamos em Buenos Aires. Recentemente em Outubro (2018), a capital da Argentina recebeu durante dois dias a 3ª edição da Bienal Internacional de Arquitetura da Argentina.

Finalizando nosso passeio pelas Américas, citamos o maior evento de arquitetura, dos Estados Unidos, marcado para iniciar em Setembro (2019). Também na 3ª edição da Bienal de Arquitetura de Chicago, o tema central será o impacto global da criatividade e inovação em design e arquitetura. Entre os curadores, está o arquiteto brasileiro, Paulo Tavares.

A Bienal mais importante

A cidade que em alguns dias por ano tem as ruas alagadas por conta da maré alta, e que é famosa pelos passeios de gôndola, também realiza a mais importante Bienal de Arquitetura do mundo. Até Novembro (2018), Veneza na Itália, recebe a 16ª Bienal de Arquitetura, com o tema Espaço Livre. Em 2016, Paulo Mendes da Rocha, um dos mais importantes arquitetos brasileiros, conquistou o Leão de Ouro pela trajetória profissional. Entre os 71 inscritos, envolvendo profissionais e grupos trabalho, três nomes brasileiros foram selecionados. Carla Juaçaba, Grupo SP, e novamente Paulo Mendes da Rocha, e o pavilhão do Brasil será composto por 14 projetos.

 


Camarote.21 – A Bienal de Arquitetura de Veneza

 Existente desde 1895, e da mesma maneira que nasceu a Bienal Internacional de São Paulo, junto com as outras artes, a Bienal de Veneza, é sobrevivente de  duas guerras mundiais, mas ainda tem muito fôlego. Alcançou realmente a independencia no ano de 1980, para ser conhecida até hoje como Bienal de Arquitetura de Veneza, que embora não tenha interacional no nome, reúne muitos arquitetos de diversos países. Incluindo pela primeira vez nesta edição a presença do Vaticano, que vai ter uma Capela projetada.

Este artigo foi contribuição do nosso convidado e amigo Cleiton Schlindwein, que é jornalista, com pós graduação em Cinema. Possui mais de 15 anos de experiência na comunicação. Atualmente, além de colaborar com os textos da PEO, é fotógrafo e também atende empresas e pessoas produzindo vídeos para internet. Paralelamente, desenvolve projetos de Roteiro Audiovisual e Produção voltados para Cinema e TV.

Nos Conte

E aí, o que achou deste artigo? Achou interessante? Deveríamos de citado mais algum evento de arquitetura? Deixe seu comentário ou dúvidas para gente

Se quiser ler mais conteúdo sobre este, ver vídeos, e outras dicas, acesse www.projetoestruturalonline.com.br/blog

Valores Projetos Complementares

Valores Projetos Complementares bit.ly/tabelavalores

Quem somos

Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Fazemos projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico. Se quiser ver nossas tabela de preço, clique aqui e baixe ela.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

Quer ver um projeto de exemplo? Clique aqui e baixe uma amostra.

Entre em nosso site e conheça mais a Projeto Estrutural Online!
http://www.projetoestruturalonline.com.br/

Já baixou o nosso eBook? Nós atualizamos ele! Confira:
ARQUITETO – 12 DICAS PARA EVITAR RETRABALHO NOS SEUS PROJETOS.
http://bit.ly/eBook12DicasparaevitarRetrabalho

Precisou de projetos complementares? Fale com a gente!

Atendemos todo o Brasil!
Projeto Estrutural Online

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *