11 Dicas para fotografia na arquitetura


Conhecer algumas dicas a respeito de fotografia na arquitetura irá fazer com que você tire boas fotos, podendo mostrar seus trabalhos da melhor maneira possível.

Ver uma fotografia não é a mesma coisa que ver pessoalmente, mas se você souber tirar uma foto com os detalhes, ele conseguirá representar bem o seu projeto.

Não precisa ser nenhum profissional em fotografia na arquitetura e nem ter câmeras potentes para conseguir tirar uma boa foto. Até mesmo com seu smartphone você consegue reproduzir as imagens. Alias, se quiser ver depois alguma dicas de fotos com smartphone, recomendamos a leitura do post Como Fazer melhores fotos com o smartphone?

Nos tempos modernos, as pessoas gostam de ver a arquitetura através de imagens, por isso, ter uma fotografia do seu projeto é fundamental para que seu trabalho seja divulgado e você possa obter ainda mais clientes.

Baixe nossa tablea de valores bit.ly/tabelavalores

Baixe nossa tabela de valores bit.ly/tabelavalores

Conheça algumas dicas para uma boa fotografia na arquitetura

Antes de você procurar saber como tirar uma boa fotografia na arquitetura é importante saber qual será o propósito da foto. Elas podem ser tanto informativas como artísticas.

Tirar uma foto de algo belo é diferente de tirar uma foto de uma edificação, de um ambiente, onde você quer mostrar detalhes e valorizar. As dicas dadas as seguir são o básico da fotografia, por isso, servem de forma geral para todos os tipos.

Priorizando luz e pessoas com a arquitetura

Priorizando luz e pessoas com a arquitetura

  • Priorize uma boa luz

Ter uma boa iluminação ajuda a enfatizar uma estrutura em específico, mostrando o que realmente é importante. Independentemente da hora que estiver tirando a foto, a iluminação deve ser prioridade.

Outro ponto positivo da quantidade de luz, e que ela ajuda a não tremer a foto, pois quanto menos claridade tiver, mas tempo a câmera terá que fica com o obturador aberto par captar a luz, fazendo que qualquer mexidinha trema a foto.

  • Composição e enquadramento

Você deve levar em conta as proporcionais do quadro, a perspectiva e os elementos que compõe a foto. A foto ficará bem melhor se tiver enquadramento bem planejado.

A dica é que você teste várias posições. Mais aberto, mais fechado, na horizontal, na vertical, até que encontre a melhor posição.

Uma dica legal é aumentar um pouco mais o enquadramento, pois depois no computador você pode melhorar, recortando a foto dentro do melhor enquadramento.

  • Fotografe em várias horas do dia

As pessoas costumam tirar foto durante o pôr do sol, pois as sombras ficam alongadas e as cores mais brilhantes. Porém, é importante que você tire uma série de fotos em várias horas do dia.

le-corbusier-foto-arquitetura

Foto feita da Villa Savoye de Le Corbusier, em dia ensolarado, com presença das sombras.

Isso faz com que você possa criar uma história completa do elemento em relação ao seu entorno. Se possível, tire também em várias condições climáticas diferentes.

Assim você pode ter uma mesma fachada com tons e aspectos diferentes trazidos por luzes diferentes.

le-corbusier-foto-arquitetura 2

Foto feita da Villa Savoye de Le Corbusier, em dia nublado, em horário diferente, com pouca presença das sombras.

  • Use um tripé

Se você utiliza uma câmera ou celular para fazer sua fotografia na arquitetura, ter um tripé irá te ajudar bastante. Assim, você não irá ter problemas com fotos tremidas ou desfocadas.

O seu principal benefício é a estabilidade. Existem muitas coisas para se preocupar na hora da foto ideal, como abertura, enquadramento, velocidade de exposição, etc.

Por isso, o momento da foto deve ser lento e de muita atenção. A estabilidade do tripé te da mais segurança para que você possa planejar melhor sua foto, sem precisar ter que fazer tudo novamente por causa de uma mexida sua.

Tripé para Smartphone

Tripé para Smartphone

 

  • Tente não objetivar o elemento

Quando você tira uma foto de apenas um ângulo gera uma imagem na cabeça de quem viu a foto. Ao ver o elemento pessoalmente, a pessoa pode ser decepcionar com aquilo que imaginava.

Fotografar o elemento por completo pode não ser tarefa fácil, mas é interessante fazer.

  • Inclua pessoas na sua fotografia

É comum não aparecer pessoas em uma fotografia na arquitetura, pois muitos acreditam que elas irão contaminar a beleza no elemento. A arquitetura não existe sem nós, por isso, não tenha medo em registrar uma presença. Até as fotos precisam de calungas : )

Escala humana na foto de arquitetura

Escala humana na foto de arquitetura

  • Tenha paciência

A paciência é amiga dos arquitetos que desejam fotografar. Por isso, você deve ter ela sempre com você. Você só irá conseguir uma boa foto se tiver paciência para achar luz, foco, ângulo, enquadramento e tudo mais que é necessário.

  • Simetria

Usar a simetria na foto causa bastante impacto e é algo que sempre agrada. Porém, se você tirar todas as fotos desse jeito perderá o impacto e a técnica não irá ter tanto efeito.

Enquadramento Simétrico

Enquadramento Simétrico

  • Explore o todo e também os detalhes

Você não só deve explorar o elemento como um todo, mas também deve ficar atento aos detalhes. Eles podem fazer toda a diferença na hora de mostrar um ambiente de portfólio para um cliente.

  • Procure um bom ângulo

Analisar de várias perspectivas diferentes pode fazer com que você encontre o ângulo ideal para aquele momento. Sempre que possível, tente achar novos ângulos para não ficar na mesmice.

Às vezes, um ângulo pode enfatizar um detalhe, enquanto outro beneficia outra parte. Ao procurar vários ângulos, você acaba vendo um nível de beleza diferente, apreciado de outras maneiras.

Ângulo diferenciado em uma escadaria

Ângulo diferenciado em uma escadaria

  • Contratar um profissional

Fazer suas próprias fotos é muito útil, mas nunca deixa de considera contratar um profissional para montar seu portfólio. O resultado com certeza vai ser superior, enaltecendo muito mais suas obras, seus projetos.

A fotografia na arquitetura pode se tornar algo muito bacana se você seguir algumas dessas dicas. Gostou do conteúdo? Compartilhe para seus amigos e acesse nosso artigo Arquiteto ou Engenheiro?

Se quiser também se aperfeiçoar um pouco mais sobre o assunto, recomendamos a leitura deste post do Archdaily 10 Dicas para aperfeiçoar suas fotos de arquitetura

Quem somos

Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Fazemos projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico. Se quiser ver nossas tabela de preço, clique aqui e baixe ela.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

Quer ver um projeto de exemplo? Clique aqui e baixe uma amostra.

Entre em nosso site e conheça mais a Projeto Estrutural Online!
http://www.projetoestruturalonline.com.br/

Já baixou o nosso eBook? Nós atualizamos ele! Confira:
ARQUITETO – 12 DICAS PARA EVITAR RETRABALHO NOS SEUS PROJETOS.
http://bit.ly/eBook12DicasparaevitarRetrabalho

Precisou de projetos complementares? Fale com a gente!

Atendemos todo o Brasil!
Projeto Estrutural Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *