Grandes Obras 1


Grandes Obras

A construção civil envolve muitos profissionais que de maneira geral estão divididos naqueles que planejam, nos trabalhadores que executam as obras, e ainda em alguns casos, surgem os investidores. Algumas cidades buscam na disputa de mercado, construir o maior prédio, a maior ponte, o maior empreendimento. Construir grandes obras com qualidade, além de profissionais altamente treinados e qualificados para suportar uma maior altitude ou uma carga de trabalho mais extensa, exige também dos construtores muito, muito dinheiro.

Neste artigo, a Projeto Estrutural Online, fez uma seleção de algumas das grandes obras mundiais.

É impossível falar em grandes obras, sem citar o Japão. Então, imagine um aeroporto que fica sobre uma ilha artificial? Inaugurado em 1994, o Aeroporto Internacional de Kansai, tem 1,7km². Duas marcas que são características dos japoneses estão presentes nesse aeroporto. A tecnologia: Construído com um sistema anti sísmico, idealizado para absorver o impacto dos terremotos. O tempo: Marca registrada na maioria das obras no Japão, é o tempo de conclusão. Esse aeroporto levou somente 38 meses para ser concluído. Para chegar ao aeroporto, é possível ir de ônibus, carro, ou até trem.

Para permanecer nas águas, falamos agora da “cidade flutuante”. Neft Daslari, fica no Azerbaijão, e atende os cinco mil habitantes com escolas, cinemas, padarias, e outros estabelecimentos comuns de uma cidade.   Tudo começou com a construção de uma plataforma petrolífera, mas, rapidamente foi aumentando de tamanho para uma estrutura com 300 km de ruas. Construída em 1949, o povoado está a 50 km da terra firme.

Uma ponte que se transforme em túnel subaquático. Falamos da Ponte de Oresund, que faz a ligação entre Dinamarca e Suécia. Inaugurada no ano 2000, com um orçamento que apontou para 1,5 bilhão de dólares, essa ponte chama a atenção além dos 16 km de comprimento que possui, mas, principalmente por ter um dos lados que no final existe um túnel que segue mar adentro.

A Grande Muralha da China. São 8.850 km que atravessa o território chinês, chegando a passar por países vizinhos como a Mongólia e a Coréia do Norte. Construída há mais de 2000 anos, acredita-se que foi construída com o esforço de mais de 400 mil trabalhadores. O muro com oito metros de altura, em alguns locais chega a ter até 10 metros. O material utilizado para essa obra foi diverso. Entre granito, calcário, tijolos. Uma mistura de pedras com diferentes tamanhos, mais rolos feitos com troncos de árvore compactados serviam para o piso que levava ainda de quatro a seis camadas. Somente depois que o piso era pavimentado, estava pronto para receber as caminhadas.

Por fim, chegamos aos Emirados Árabes. Duas construções extraordinárias chamam a atenção em Dubai. Palm Islands foi construído em 2009, e trata-se de um conjunto com três ilhas que foram feitas através de um processo de dragagem. A areia que era retirada do fundo do mar era distribuída em camadas, sendo depois sobrepostas por pedras e rochas grandes. Já o prédio mais alto do mundo, inaugurado em 2010, praticamente dispensa comentários por ser muito famoso. O Burj Khalifa, tem 160 andares e 828 metros de altura. Custou 1,5 bilhão de dólares Foram mais de 110 mil toneladas de material, com 192 estacas que perfuraram 43 metros de profundidade. Estima-se que o metro quadrado de um escritório nesse arranha-céu chegue a custar 43 mil dólares.

—-

Sem dúvida que deixamos algumas obras de fora desta lista, mas, se você tiver alguma sugestão para essas nossas dicas de arquitetura, ou acredita que alguma obra feita no Brasil merecia estar descrita também, deixe seu comentário para nos dizer qual.

Este artigo foi contribuição do nosso convidado e amigo Cleiton Schlindwein, que é jornalista, com pós graduação em Cinema. Possui mais de 15 anos de experiência na comunicação. Atualmente, além de colaborar com os textos da Projeto Estrutural Online, é fotógrafo e também atende empresas e pessoas produzindo vídeos para internet. Paralelamente, desenvolve projetos de Roteiro Audiovisual e Produção voltados para Cinema e TV.

Nos Conte

E aí, o que achou deste artigo? Achou interessante? Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário ou dúvidas para gente.

Se quiser ler mais conteúdo sobre este, ver vídeos, e outras dicas de arquitetura, acesse www.projetoestruturalonline.com.br/blog

Valores Projetos Complementares

Valores Projetos Complementares bit.ly/tabelavalores

Quem somos

Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Fazemos projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico. Se quiser ver nossas tabela de preço, clique aqui e baixe ela.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Grandes Obras