Irmãos Campana


Para quem acompanha as dicas de arquitetura, ou ainda nossos posts mais voltados para os profissionais com dicas para arquitetos, já sabe que nós da Projeto Estrutural Online, estamos constantemente variando nossos temas no blog. Inclusive criamos um quadro mensal chamado Perfil, que fala sobre arquitetos e profissionais do design que são importantes referências. Lina Bo Bardi abriu essa série, e você pode conferir o artigo sobre ela aqui: http://projetoestruturalonline.com.br/as-primeiras-decadas-de-lina-na-italia/

Para este mês, preparamos um artigo sobre dois profissionais brasileiros que trabalham em conjunto.

 

Muitos arquitetos trabalham com design. A ligação entre projetos residenciais e desenho de mobiliário é algo quase que orgânico para alguns arquitetos. Pois, os dois tipos de trabalho, tanto arquitetura quanto o design, necessitam de desenhos volumétricos, com o equilíbrio em uma base sólida para sustentar peso sem que o projeto deixe de ser funcional. Agora, o que podemos pensar de um arquiteto (até aí tudo normal) e um advogado, que tem diversos trabalhos na área do design, no Brasil e no mundo?

 

Irmãos Campana

Irmãos Campana

 

Nascidos em cidades do interior de São Paulo, Fernando (arquiteto) e Humberto (advogado) são mais conhecidos pela alcunha de Irmãos Campana. O contato com a natureza desde criança vai aparecer mais tarde no trabalho dos designers. A influência do local onde nasceram, com a união da cidade grande, no caso São Paulo, quando foram morar na adolescência, é a principal referência presente em toda a obra que realizam. Em uma frase dita pelo próprio Humberto Campana, é possível perceber claramente essa raiz. “Somos a fusão entre o caipira e o urbano”.

 

Os primeiros trabalhos foram feitos com fibras naturais que eram utilizadas para criar pequenos objetos. São reutilizados também outros materiais, entre eles o plástico bolha, cordas, papelão, metais, e ainda outras matérias-primas que os Campana extraem do cotidiano. Em 1983, abrem o Estudio Campana e começam a realizar obras de diferentes tipos. Porém, em todas as peças, existe o caráter da liberdade criativa que representa o DNA dos Irmãos Campana. Onde o hibridismo, o caótico, as referências ao Brasil do campo e da cidade, as formas e cores, tem presença forte no que faz a obra ser autoral e ao mesmo tempo plural.

 

Cadeiras de ferro - Exposição "Desconfortáveis"

Cadeiras de ferro – Exposição “Desconfortáveis” / Irmãos Campana

 

A primeira exposição da dupla, ocorreu em 1989. Com cadeiras de ferro esculturais que tinham por objetivo contestar o padrão de conforto. Assim, de maneira irreverente, a exposição foi batizada de “desconfortáveis”. Porém, o reconhecimento que projetou  internacionalmente os Irmãos Campana, foi no final da década de 1990. Após uma exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York (Moma), com a curadoria da autora e curadora italiana, Paola Antonelli, os Campana passaram a produzir peças para diversas lojas italianas.

 

Poltrona Vermelha / Irmãos Campana

 

Entre elas a Edra, que passou a fabricar a peça mais conhecida dos Irmãos, a Poltrona Vermelha feita com 300 metros de corda trançados manualmente em uma estrutura metálica. Nada menos que o país onde existe o evento de decoração mais importante do mundo, a Semana do Design de Milão. No Brasil, eles assinam uma coleção de sapatilhas da famosa marca Melissa, e também para a marca de roupas Lacoste.

 

Características de transformação, reinvenção e integração do artesanato no design de mobiliário e na produção de massa, com a inserção de materiais brasileiros podem ser vistos nos trabalhos dos irmãos Fernando e Humberto. Além do design de mobiliário, os Irmãos Campana também fazem esculturas, instalações, cenografia, paisagismo, e design de interiores.

 

Museu D'Orsay em Paris / Irmãos Campana

Museu D’Orsay em Paris / Irmãos Campana

 

Destaque para o café do Theatro Municipal de São Paulo, chamado de Café Campana, o Museu D’Orsay, em Paris (França). e o interior do New Hotel, em Atenas (Grécia).

Café Campana - Theatro Municipal de São Paulo / Irmãos Campana

Café Campana – Theatro Municipal de São Paulo / Irmãos Campana

 

Quem quiser conhecer mais sobre a história dos Irmãos Campana é só acessar o site do https://www.institutocampana.org.br/filme e assistir ao documentário que é narrado pelos próprios designers e foi exibido pela primeira vez em 2016, no Festival de Filme de Design em Milão.

 

 

 

Valores Projetos Complementares bit.ly/tabelavalores

Valores Projetos Complementares bit.ly/tabelavalores

Quem somos

Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Fazemos projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico. Se quiser ver nossas tabela de preço, clique aqui e baixe ela.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

 

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *