Marketing Digital para Arquitetos 5


Hoje, se você quer atrair clientes e se destacar no mercado é essencial utilizar ferramentas de marketing digital para arquitetos. Os clientes utilizam a internet para buscar informações sobre profissionais, mais do que isso, a web é o principal meio de comunicação para o fechamento de contratos.

Ter uma imagem consolidada na internet é essencial a criação de ações de divulgação. Não se trata apenas de criar perfis em redes sociais e investir em links patrocinados no Google, mas, também, criar estratégias que ajudem a ampliar o alcance do seu negócio.

Atualmente, grande parte das pessoas usam a web para se informar antes de contratar serviços e adquirir produtos. Logo, criar uma identidade forte dentro desse ambiente é um diferencial que te colocará em destaque perante seus concorrentes.

Para conseguir essa consolidação, é necessário apostar em diferentes formas de divulgação, bem como ações de marketing digital. Para te auxiliar nessa tarefa nós reunimos uma série de informações que irão te auxiliar a se destacar na internet.

Conteúdo é essencial no marketing digital

O Inbound Marketing é um conceito essencial para quem deseja se destacar na internet, mesmo sendo um escritório de arquitetura. Basicamente, ele diz respeito à criação de conteúdos segmentados voltados para o seu público-alvo.

Esses materiais têm como objetivo conquistar e fidelizar clientes, de modo que eles tenham o seu negócio como referencia de arquitetura. Essa estratégia, de modo geral, visa atrair a atenção dos usuários para o seu portfólio e, posteriormente, transformá-los em clientes fiéis.

O Inbound Marketing tem como base três pilares: o marketing de conteúdo, as redes sociais e o SEO. Cada um deles trabalha de forma complementar do outro formando uma abordagem completa e eficiente.

O conteúdo serve para atrair a atenção das pessoas e estimulá-las a terem o seu negócio como referência. As redes sociais têm como objetivo divulgar esse conteúdo, bem como melhorar a sua comunicação com potenciais clientes. Já o SEO visa ampliar o seu alcance na web, tornando seus materiais mais atrativos para os buscadores, por meio de técnicas aplicadas aos textos, imagens e páginas na web.

Dicas para acertar no marketing digital

Tenha em mente que o marketing digital não possui uma fórmula exata. Cada tipo de negócio possui características únicas, logo, são necessárias diferentes abordagens. Contudo, existem algumas ações que devem fazer parte de qualquer estratégia que você elaborar para o seu escritório de arquitetura.

Elas têm como principal objetivo te dar mais autoridade dentro do ambiente digital. Isso quer dizer que os internautas, quando pensarem em contratar um projeto arquitetônico para sua casa ou interiores, terão o seu negócio como modelo. Confira abaixo dicas de como não errar na hora de criar a sua estratégia de marketing digital.

  • Crie sua persona

Você sabe o tipo de cliente você quer atingir? O que ele busca quando pensa em arquitetura? Qual é o seu perfil? E quanto ele está disposto a gastar por serviços do gênero? Ele usa mais Facebook ou Instagram? Cada uma dessas perguntas você deve fazer para descobrir qual é a persona do seu negócio.

O ideal é que você use algumas ferramentas de perfil disponíveis na internet. Elas irão te auxiliar a traçar detalhadamente qual é o seu público-alvo. Com base nessas informações você conseguirá planejar a elaborar e aplicação de estratégias de marketing digital segmentadas, que consigam impactar diretamente seus clientes.

Fique atento! Não poste conteúdo para outros arquitetos, mas sim para seus futuros clientes. Foque na sua persona. É muito comum postarmos assuntos muito relevantes para outros colegas da nossa profissão, mas esquecer de postar para nossos clientes.

O que acontece é que às vezes o conteúdo vai parecer meio bobo para nossos colegas. Mas lembre, para o futuro cliente não, ele sabe pouco de arquitetura, e na hora que ele começa a pensar na casa dele, ele quer projetar primeiro sozinho. E com isto ele começa a pesquisar sobre o assunto na internet.

E isto é muito bom, pois você pode dar pequenas dicas de projeto para atrair ele para seu Blog, Fanpage, Instagram, etc.. E esta persona vai acompanhar estas dicas. E na hora que a pessoa sentir que não tem como resolver sozinha ela vai lembrar-se de você, como autoridade no assunto.

Mas claro, coloque também projetos prontos, executados, propaganda sua para sua persona te conhecer como solução. O que não pode é haver um predomínio disto.

Um pouco mais sobre produção de conteúdo nós abordamos em outro post Saiba como conseguir mais clientes para o seu escritório de arquitetura com baixo custo.

  • Tenha uma página na web

Por incrível que pareça ainda existem pessoas que não possuem páginas na internet. Esse é um grande erro, principalmente levando em conta que a web se tornou o principal canal de pesquisa da grande maioria das pessoas. Hoje, mais do que uma forma de entretenimento, ela se tornou uma importante ferramenta do consumidor.

O ideal é que você englobe diferentes modelos de páginas em um único espaço. Por exemplo, você pode criar um site que também comporte um blog dicas de arquitetura (lembre-se da sua persona), bem como o seu portfólio.

Dessa maneira, além de ter uma presença sólida na internet, você também reunirá diferentes tipos de informações para seu público-alvo em apenas um único lugar. Lembre-se, para se destacar no mercado a página na web já não é mais um diferencial, mas, sim, um item obrigatório.

  • Use as redes sociais como canais de comunicação

Além de ter o seu site, blog e portfólio, outra estratégia de marketing digital essencial é a criação de perfis nas principais redes sociais da atualidade. Hoje, essas plataformas se tornaram ferramentas de comunicação indispensáveis para qualquer negócio, independente do segmento ou porte.

No caso de profissionais de arquitetura, o ideal é apostar no Facebook, Instagram, e Linkedin. Todas essas ferramentas têm usuários com perfis diferentes, e podem atingir seus clientes de maneiras variadas, como já comentado no tópico anterior.

  • Criei um perfil, já atraí cliente?

Não adianta sair criando perfis sem ter um planejamento.

Por exemplo, não basta ter apenas uma Fanpage no Facebook e colocar uma foto de um projeto por semana e uma e outra dica. Você precisa diariamente colocar conteúdo que possa atrair seu público alvo. Coisas que gostem de ler no tema da arquitetura, e não só propaganda de seus projetos, como nós já alertamos.

Estude seus clientes atuais e antigos e entenda o que eles possam estar buscando nas redes sociais.

Monte uma agenda de postagens.

FIQUE LIGADO – Você precisa aparecer. É muito comum ver Fanpages de escritório de arquitetura onde não consigo saber que sãos os arquitetos. Não consigo achar o perfil deles.

Nas redes sociais o que ser quer ver são pessoas. Seu rosto. Grave vídeos falando, apareça juntos nas imagens. Deixe a vergonha de lado. Se quiser ver um exemplo, dá uma olhada no nosso canal do Youtube, Fanpage, Instagram.

E OUTRA DICA: Lembre-se de deixar seu contato fácil de acessar. Nada é pior de entrar numa Fanpage e Instagram e não encontrar um telefone, um e-mail fácil para contato. Deixe o máximo de possibilidades

Concluindo.

Tenha sempre em mente que a sua estratégia de marketing digital deve ser criada levando em conta as peculiaridades do seu negócio e público. Estude bastante e analise quais são as abordagens que mais se adequam ao seu escritório de arquitetura.

Quem somos?

A Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

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