Me formei arquiteto, e agora? 1


Me formei arquiteto! E agora?

Me formei arquiteto! E agora?

A vida é feita de constantes escolhas. Ante dessas escolhas, sempre as dúvidas e as perguntas. Quando crescer, qual profissão vou ter? Qual faculdade vou fazer? Serei bem sucedido? Vou ganhar bem? Engenharia ou arquitetura? Após tomar uma decisão sabendo que a escolha certa foi feita, mais dúvidas. Me formei arquiteto, e agora?

Desenhar as formas de uma casa, traduzindo, fazer o projeto arquitetônico. Pensando mais amplo, da casa já partimos para prédios residenciais ou industriais.

Esse é apenas um dos trabalhos do arquiteto (a). Talvez essa seja a atividade mais conhecida da profissão, sendo através desse ponto inicial que a maioria dos estudantes escolhem cursar arquitetura.

Porém, nós da Projeto Estrutural Online, sabemos que a vida de um arquiteto vai muito além de projetar uma casa. Por isso, com esse artigo, procuramos ajudar você jovem arquiteto que acaba de ser formar, a encontrar um caminho nesse universo de retas e curvas. E lembre que nós podemos estar neste caminho com você, na parceria em projetos estrutural, elétrico e hidrossanitário, compatibilizados e respeitando seu projeto arquitetônico. Se quiser saber mais dê uma navegada no nosso site www.projetoestruturalonline.com.br

quanto custa projeto estrutural

Estágio (O primeiro contato)

Depois de passar cinco anos seguidos em sala de aula, virando noites e noites fazendo projetos e maquetes, chega a hora do estágio.

Nesse momento voltamos à dúvida, e já é necessário fazer uma escolha. Qual escritório procurar? Logicamente, se opta por aquele ramo da arquitetura que se tem mais afinidade.

A partir desse momento é que realmente a carreira está começando a ser traçada, mesmo que você ainda tenha o TCC para apresentar. Por exemplo, um dos ramos da arquitetura que você pode escolher para fazer estágio, e talvez depois ser efetivado na função, é o planejamento urbano. Cada vez mais as cidades necessitam profissionais que consigam fazer a leitura correta e executar as melhorias necessárias na malha viária que se enche mais e mais de veículos, dia após dia.

Dê uma lida neste nosso artigo Como se elabora um plano diretor?

Capa Plano Diretor Participativo

Mercado de trabalho

Falar de ganhos em dinheiro é relativo. Um arquiteto pode ganhar mais na medida em que trabalhar mais e escolher o nicho de mercado que necessite um maior número de profissionais e projetos para executar.

Ou aquele nicho específico que poucos atendem. Igualmente a qualquer outra profissão. Basicamente, alta demanda por profissionais qualificados que vão ser valorizados por apresentar diferenciais. Consequentemente, uma maior remuneração se você estiver nessa lista. Então! Busque conhecimento além. Tenha habilidades de projeto; conhecimento dos softwares (conhecimento real, não o superficial), pois o melhor software é aquele que você sabe usar bem); em resumo: aproveite os cursos de especialização, os workshops, palestras e continue estudando a arquitetura atual e os avanços da profissão.

Esse é o plano básico para qualquer profissional que queira se destacar no mercado. Seja no segmento residencial ou industrial. Continuando a falar dos ramos de trabalho em arquitetura, sem contar o planejamento urbano que já falamos acima, a Projeto Estrutural Online fez uma lista com cinco deles. Para ir além do projeto arquitetônico que você desenhou do papel. Confira:

  • Arquitetura de interiores

É um ramo que explora a funcionalidade e claro, a beleza do interior de uma casa, de um comércio, até de uma indústria.

Muitas vezes este nicho é confundido com apenas decoração, que é reunir harmonicamente móveis e objetos. A arquitetura de interiores vai muito além, dando funcionalidade para os espaços, melhorando acústica, o conforto luminotécnico, a ergonomia dos ambientes. Na arquitetura de interiores você é capaz de transformar um simples pequeno espaço, em algo impactante para quem vai usar.

Entenda mais sobre arquitetura de interiores neste artigo – O que é arquitetura de interiores?

  • Paisagismo

Pode atuar na organização dos espaços onde serão construídas casas ou prédios, em espaços urbanos e rurais. Geralmente está sempre atualizado nas questões climáticas e mudanças constantes do meio ambiente.

Jardim Burle Marx MAM

Jardim Burle Marx MAM

Arquitetos paisagistas, buscam organizar a boa relação entre concreto e verde, priorizando sempre o lado da natureza. Espaços holísticos e construções sustentáveis também são um caminho a seguir nessa arquitetura verde. No paisagismo você é capaz de criar tanto ambiente funcionais como agradáveis de se olhar, com desafio de lidar adequadamente com as espécies de plantas, para chegar no resultado pretendido.

Entenda um pouco mais sobre paisagismo neste artigo – Entenda o que é paisagismo de uma vez por todas

  • Design de videogames e design de produção

Falando em jogos de videogame, o design dessa área requer um arquiteto que construa projetos em 3D para que o personagem caminhe por um espaço virtual no jogo, mas que possa parecer que caminha por dentro de uma casa real. Se quiser saber um pouco mais dê uma lida neste artigo – Quando a diversão vira trabalho: arquitetos no mundo dos jogos.

Já o design de produção, é aquele arquiteto que projeta cenários ou palcos para teatro ou cinema, onde pode colocar em prática muitos conceitos de arquitetura aprendidos na faculdade. Principalmente se for um filme ou uma peça de teatro histórica, onde o profissional irá procurar representar fielmente na obra àquela época.

Arquitetura Games

Também aproveitando o gancho, tem a cenografia, onde o arquiteto lida com espaços efêmeros, como eventos, tendo que criar uma arquitetura que deverá ser desmontada, sem causar impacto no ambiente existente. Para entender mais, leia este artigo – A arte de construir emoções através da arquitetura cenográfica.

  • Restauração e Retrofit

Na restauração o ponto central é a preservação histórica de construções. Casas e edifícios que guardam uma memória de décadas anteriores. O desafio dessa arquitetura é encontrar os materiais (que muitas vezes já não existem mais) para possibilitar a conservação e restauração dessas construções para que a população ainda reconheça nelas a época em que foram erguidas. Se você quiser atuar na aura do restauro, deve conhecer bem o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ). Não deixe dar uma boa analisada no site do instituto http://portal.iphan.gov.br/

Fantástica Obra de Restauro - Por Lina Bo Bardi - Solar do Unhão

Fantástica Obra de Restauro – Por Lina Bo Bardi – Solar do Unhão – Pátio lateral antes e depois. Fonte: FERRAZ, 1993, p.152 e 153

Já o Retrofit não deve ser confundido como restauração. O retrofit, que está muito em alta na arquitetura, e é um nicho que tem crescido cada vez mais.

Para entender melhor, lei este artigo – Retrofit é recurso para adaptar edifícios às exigências da arquitetura.

  • Empreendedor

O arquiteto que opta por abrir um escritório, necessita também de habilidades de gestor. Esse profissional pode se especializar-se em consultoria, atuando em um determinado nicho de mercado.

No artigo COMO SER UM ARQUITETO EMPREENDEDOR DE SUCESSO?, do Blog da Arquitetura, trás um panorama bem legal sobre o assunto.

Este artigo foi contribuição do nosso convidado e amigo Cleiton Schlindwein, que é jornalista, com pós graduação em Cinema. Possui mais de 15 anos de experiência na comunicação. Atualmente, além de colaborar com os textos da PEO, é fotógrafo e também atende empresas e pessoas produzindo vídeos para internet. Paralelamente, desenvolve projetos de Roteiro Audiovisual e Produção voltados para Cinema e TV.

Nos Conte

E aí, o que achou deste artigo? Teria mais alguma área que deveríamos ter citado? Deixe seu comentário ou dúvidas para gente

Se quiser ler mais conteúdo sobre este, ver vídeos, e outras dicas, acesse www.projetoestruturalonline.com.br/blog

Valores Projetos Complementares

Valores Projetos Complementares bit.ly/tabelavalores

Quem somos

Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Fazemos projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico. Se quiser ver nossas tabela de preço, clique aqui e baixe ela.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

Quer ver um projeto de exemplo? Clique aqui e baixe uma amostra.

Entre em nosso site e conheça mais a Projeto Estrutural Online!
http://www.projetoestruturalonline.com.br/

Já baixou o nosso eBook? Nós atualizamos ele! Confira:
ARQUITETO – 12 DICAS PARA EVITAR RETRABALHO NOS SEUS PROJETOS.
http://bit.ly/eBook12DicasparaevitarRetrabalho

Precisou de projetos complementares? Fale com a gente!

Atendemos todo o Brasil!
Projeto Estrutural Online


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Me formei arquiteto, e agora?