Grandes Mulheres da Bauhaus


O sucesso da Bauhaus é sempre associação na nomes como Walter Grôupius, Mies Vans de Hoe, e Hanis Mayer. E as mulheres, foram esquecidas nesta história?

Todos os grandes mestres da Bauhaus foram homens? Não!!! O sucesso da Bahaus dependeu também de grandes mulheres.
Dois nomes foram grandes marcos na história da escola.
Um deles foi a Designer e Arquiteta Lilly Reich que projetou grandes exposições, móveis e interiores para industriais da Alemanha, e foi uma descoberta recente conforme mencionou o Camarote 21, programa da DW.
Há alguns anos, designe de móveis feitos por ela apareceram no mercado. A historiadora Cristiane Lange, menciona que ao ver os desenhos dela, percebeu a importância que Lilly teve nos trabalhos de Mies Van de Hoe, especialmente nos móveis. Cristiane menciona que a influência dela no trabalhos dele é frequentemente esquecida ou até ignorada.
A historiadora levanta até uma curiosidade muito interessante. A Day Bed, um clássico do design, dado como autoria de Mies Van de Ho, pode ser que não foi dele, mas sim de Lilly Reich.
Ela aponta que tem pista que levam a dizer que a autoria foi da arquiteta, pois a primeira versão foi publicada no nome dela, em 1932, e segunda por que até antes da 2ª guerra mundial, o único desenho que existe deste sofá cama foi feito por ela. Os poucos documentos q ainda existem de Lilly Reich mostram um trabalho de uma grande desginer, muita a frente de seu tempo
Outro nome foi de Ise Frank –esposa de Walter Groupius, e quem cuidava dos negócios da escola. Ela foi escritora e editora. Filha da alta burguesia, escandalizou na época por decidir trabalhar. De acordo com a arquiteta e escritora Jana Revedin, o trabalho de Ise Frank na Bauhaus foi decisivo.
Ela organizava, fazia a divulgação dos projetos e coordenada o planejamento da casa dos diretores em De Sau, da arquitetura ao design de interiores. A própria senhora Bauhaus, como dizia o marido.
Conforme menciona a Arquiteta e escritora Jana Revedin, era uma nova época, o direito ao voto e de ser eleita tinha acabado de ser dados para as mulheres, e podiam finalmente ser contratadas em profissões até então consideradas masculinas, um sentimento de libertação difícil de se imaginar nos dias de hoje
Mas infelizmente a busca de heróis masculinas que existia na época, escondeu da história várias mulheres que marcam a Bauhaus.

Fonte de pesquisa:
https://youtu.be/_JGtFIPu_vA
https://www.archdaily.com.br/br/890329/as-mulheres-esquecidas-da-bauhaus

Gostou do Vídeo?

Projeto Estrutural Online

Confira também:
Projeto Hidrossanitário
https://youtu.be/OwnsHvszeKQ

Como funciona? Projeto Estrutural Online
https://youtu.be/_31a4iKR_8o

Fale conosco:
Projeto Estrutural Online
www.projetoestruturalonline.com.br
contato@projetoestruturalonline.com.br
WhatsApp: (47) 9 8406-2788
Skype :Projeto Estrutural Online

Encontre-nos nas redes sociais:
facebook.com/projetoestruturalonline
youtube.com/projetoestruturalonline
instagram.com/projetoestruturalonline
linkedin.com/company/projetoestrutural/

#blog #sitedearquitetura #projetoestrutural #automacao #residencial #tecnologia #automacaoresidencial #projetoestruturalonline #modernidade #arquitetura #brasilia #jfk #luciocosta #oscarniemeyer #cobogo #bim #reaproveitamentoagua #tipodeesquadria #interferencia #projetoestrutural #melhoridade #projetosmelhoridade #misturadores #monocomando #carroseletricos #bateria #estagio #nbr5626 #ducha #chuveiro #projetohidrossanitario #complementares #foconoarquiteto #bim #bimsembim #manutencaodacasa #blognosite #bioconstrucao #projetoestrutural #bauhaus #festivaldecinema #catedraldefortaleza #mulheresnabauhaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *