PERFIL: Antoni Gaudí


O arquiteto que trazemos no quadro Perfil de hoje, viveu entre 1852-1926, nasceu na região nordeste da Espanha, na Catalunha, uma província próxima de Barcelona. Foi o principal arquiteto do chamado modernismo catalão. Portanto, aqui no blog da Projeto Estrutural Online, você pode acompanhar a história de projetos de Antoni Gaudí.

 

A maioria das obras do arquiteto estão onde ele estudou, Barcelona, e também demonstram a influência gótica da arquitetura de Gaudí. Pode parecer até clichê, mas, para começar a falar de Antoni Gaudí, elegemos uma obra grandiosa, porém, que ainda continua em construção, sendo possível que seja a maior obra inacabada da história da Arquitetura. 

 

O Temple Expiatori de la Sagrada Família, começou a ser construído no século XIX, no ano de 1882. O projeto arquitetônico original de Francisco de Paula del Villar y Lozano, foi modificado na totalidade por Gaudí, assim que o arquiteto assumiu o projeto, um ano depois do início da construção. A obra teve muitas interrupções, e a primeira delas, ocorreu por conta da Guerra Civil Espanhola, em 1930. Durante o período da Guerra, muitos documentos do projeto foram perdidos ou destruídos.

 

Temple Expiatori de la Sagrada Família - Antoni Gaudí. Foto: Pixabay

Temple Expiatori de la Sagrada Família – Antoni Gaudí. Foto: Pixabay

 

A previsão é de que as 18 torres da igreja sejam concluídas até 2026. Mas, para a obra estar totalmente finalizada com todos os outros elementos decorativos, serão mais alguns anos. Quando o Temple Expiatori de la Sagrada Família, completará 150 anos de construção, desde que foi erguido o primeiro pilar finalmente é para que a obra esteja  definitivamente pronta, e isso só deve ocorrer em 2032. A dedicação de Antoni Gaudí  nessa igreja, foi incansavelmente total, durando até o ano do falecimento do arquiteto em 1926. Mesmo não conseguindo ver a obra totalmente concluída, Gaudí conseguiu terminar em 1925, o campanário da torre de São Barnabé, e também uma das três das grandes fachadas, a “Fachada Natividade”.

 

Parque Grüell - Foto: Walkerssk/Pixabay

Parque Grüell – Foto: Walkerssk/Pixabay

 

Os fortes traços nas obras de Antoni Gaudí, demonstram uma arquitetura marcante com forte influência gótica, porém, o colorido do uso da cerâmica, aliado ao ferro forjado, e outros elementos, também aparecem em projetos realizados por ele. O Parque Güell é o mais conhecido de Barcelona, onde também fica a Casa Museu Gaudí. A inspiração do projeto do parque é claramente a natureza. A figura de animais e formas geométricas, as colunas onduladas, que podem se parecer com árvores, e os mosaicos feitos com pedaços de cerâmica coloridos dão um tom interessante para os mais de 17 hectares do parque.

 

 

Palácio Güell - Antoni Gaudí

Palácio Güell – Antoni Gaudí

 

Já o Palácio Güell a primeira grande obra do arquiteto, vem da parceria com Eusebi Güell, o homem rico que encomendou a construção do parque e também do palácio, que servia de residência para a família Güell. Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o Palácio Güell, pode ser visitado do sótão até o terraço. Sendo que o terraço é uma das partes mais interessantes, pois são mais de 400 metros quadrados decorados com chaminés cobertas com cerâmica colorida, além da vista que se tem do alto de Barcelona. Sem dúvida, um ponto interessante para se conhecer durante uma visita a cidade espanhola.

 

Neste vídeo, você pode saber mais sobre a parceria Gaudí e Güell.


Güell i Gaudí, un projecte comú.

 

Citamos ainda dois projetos de Antoni Gaudí que demonstram bem as influências coloridas e gótica sobre as obras do arquiteto. 

 

El Capricho - Antoni Gaudí (1885) Influência das cores.

El Capricho – Antoni Gaudí (1885) Influência das cores.

 

Palácio Episcopal de Astorga - Antoni Gaudí (1915) Influência da arquitetura gótica.

Palácio Episcopal de Astorga – Antoni Gaudí (1915) Influência da arquitetura gótica.

 

É claro que existem ainda outras obras do arquiteto que são merecedoras de destaque, a Casa Batlló, é uma delas, ou mesmo o Jardim Artigas, com obras do arquiteto, mas, optamos em descrever com mais detalhes a Temple Expiatori de la Sagrada Família, e o Parque e Palácio Güel, pois configuram-se pelo aspecto comum da grandiosidade do projeto. Uma por ser inclusive considerada patrimônio mundial, e a outra por estar sendo construída ainda.

 

 

Valores Projetos Complementares bit.ly/tabelavalores

Valores Projetos Complementares bit.ly/tabelavalores

 

Quem somos

Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Fazemos projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico. Se quiser ver nossas tabela de preço, clique aqui e baixe ela.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

Quer ver um projeto de exemplo? Clique aqui e baixe uma amostra.

Entre em nosso site e conheça mais a Projeto Estrutural Online!

https://www.projetoestruturalonline.com.br/

Já baixou o nosso eBook? Nós atualizamos ele! Confira:

ARQUITETO – 12 DICAS PARA EVITAR RETRABALHO NOS SEUS PROJETOS.

http://bit.ly/eBook12DicasparaevitarRetrabalho

Precisou de projetos complementares? Fale com a gente!

Atendemos todo o Brasil!

Projeto Estrutural Online

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *