PERFIL: Buckminster Fuller


Qual é o limite da Arquitetura? As diversas formas que os projetos arquitetônicos podem ter, além dos traços retos e curvos, representam a criatividade do arquiteto. Uma residência adequada para morar, ou qualquer outro espaço social de convivência entre as pessoas, que seja visualmente bonito e harmoniosamente funcional, já é algo a ser celebrado. O título de inventor ou até de gênio, é para poucos. Nesse artigo do quadro Perfil no Blog da Projeto Estrutural Online você vai conhecer a história de Richard Buckminster Fuller.

Este norte-americano que nasceu em 1895, ano da primeira exibição pública de um filme, feita pelos Irmãos Lumière no Grand Café, em Paris, gostava de ser chamado simplesmente de Bucky. Mas, é difícil ao escrever este artigo, classificar Buckminster Fuller somente pela profissão de arquiteto. Adepto ao conceito de fazer mais com menos, Bucky foi muito mais um inventor de soluções. Combinando ciência e criatividade nos projetos que realizava, sempre pensando em tornar o mundo melhor para se viver em sociedade.

 

Bucky e o Domo Geodésico. Crédito: Buckminster Fuller Institute

Bucky e o Domo Geodésico. Crédito: Buckminster Fuller Institute

 

O pensamento estava sempre além do nível arquitetônico para Buckminster Fuller. Muito ligado ao meio ambiente, Fuller propôs um modo de vida sustentável para a população, sendo esse o caminho para resolver os problemas da humanidade. Para explicar esse processo, Bucky, desenvolveu em 1960, um jogo educativo de conscientização das pessoas, chamado de World Game. O jogo utiliza um mapa chamado de Dymaxion. Se você quiser saber mais sobre o World Game, com a explicação do próprio criador Buckminster Fuller, é só acessar essa entrevista original em inglês, gravada na década de 1970.


https://www.youtube.com/watch?v=hYtQ_-rpAUo

Buckminster Fuller World Game Synergy Anticapatory

 

O termo Dymaxion aparece várias vezes na carreira com pelo menos 56 anos projetando inovações. Outro exemplo fora da Arquitetura é um carro conceito com três rodas e capacidade para onze passageiros que foi lançado em 1933.


https://www.youtube.com/watch?v=YlLZE23EJKs

Buckminster Fuller’s Dymaxion Car

 

Já quando tratamos de Arquitetura, Buckminster Fuller apresenta a Casa 4D em 1928, que também pode ser chamada de Dymaxion House. Com a planta hexagonal, foi nesse período que começaram os estudos estruturais triangulares. No núcleo central da casa estavam todas as funções comuns. Banheiros, cozinha, sistemas elétrico, água e esgoto. As paredes de vidro e sistemas de controle térmico pneumáticos. Foi divulgada sendo a casa do futuro, ficando exposta na famosa loja Marshall Field em Chicago, nos Estados Unidos.

 

Bucky e o projeto da Casa 4D. Credito: Buckminster Fuller Institute

Bucky e o projeto da Casa 4D. Credito: Buckminster Fuller Institute

 

A construção desse artefato, apelido que Bucky também utilizava para denominar os projetos. A ideia é de que a casa fosse reproduzida em massa, para resolver o problema de moradia da população por ter um custo acessível, e também pudesse ser transportado para qualquer local devido a sua estrutura que tinha somente uma base de sustentação. Capaz de resistir a tempestades e terremotos. Apesar da casa não necessitar de manutenção ou pintura devido aos materiais utilizados, ainda possuía um telhado pênsil. Porém, a construção dessa casa só foi realizada em 1945, e não houve produção em larga escala conforme era a intenção de Bucky.

 

Construção da Casa 4D. Credito: Buckminster Fuller Institute

Construção da Casa 4D. Credito: Buckminster Fuller Institute

 

Outra invenção que possivelmente é a mais conhecida de Buckminster Fuller, foi o Domo Geodésico. Uma estrutura leve, mas, bastante resistente por distribuir as tensões de um único ponto em toda a estrutura. De formato esférico, e com o menor consumo de materiais para realizar a obra, esse cosntrução também diminui a troca de calor com o ambiente, o que gera economia com climatização. Um exemplar desse artefato é o Epcot Center, que fica no parque temático da Disney.

 

Epcot Center Disney World / Buckminster Fuller

Epcot Center Disney World / Buckminster Fuller

 

Conforme já falamos acima, resumir os 56 anos de pesquisa e experiências para transformar a vida em sociedade através da Arquitetura e outras invenções sociais, com mais de 100 projetos do cientista, arquiteto, designer e inventor, Buckminster Fuller é realmente uma tarefa árdua. Por isso, se você quiser se aprofundar mais na história de Bucky, é possível acessar o site do instituto em: https://www.bfi.org/

 

Valores Projetos Complementares bit.ly/tabelavalores

Valores Projetos Complementares  bit.ly/tabelavalores

Quem somos

Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Fazemos projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico. Se quiser ver nossas tabela de preço, clique aqui e baixe ela.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

Quer ver um projeto de exemplo? Clique aqui e baixe uma amostra.

Entre em nosso site e conheça mais a Projeto Estrutural Online!
http://www.projetoestruturalonline.com.br/

Já baixou o nosso eBook? Nós atualizamos ele! Confira:
ARQUITETO – 12 DICAS PARA EVITAR RETRABALHO NOS SEUS PROJETOS.
http://bit.ly/eBook12DicasparaevitarRetrabalho

Precisou de projetos complementares? Fale com a gente!

Atendemos todo o Brasil!
Projeto Estrutural Online

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *