Perfil: Hans Broos


Quais as formas que o concreto pode ter? Ou ainda, é possível realizar obras de concreto aparente em harmonia com a natureza? Estas perguntas podem ser respondidas ao longo deste artigo através das obras do arquiteto Hans Broos. Acompanhe a história de mais um profissional da arquitetura que faz parte do quadro Perfil, aqui no Blog da Projeto Estrutural Online.

 

Vanguardista, modernista, concretista, quais adjetivos poderiam definir Hans Broos? É provável que para aqueles que o conheceram por conta da profissão, ou mesmo para os estudantes de arquitetura que frequentaram as aulas nas universidades por onde passou o Sr. Broos, esses adjetivos sejam poucos para definir o arquiteto que encontrava a simetria no concreto.

 

 

Hans Broos - Foto: Fundacao Hermann Hering

Hans Broos – Foto: Fundação Hermann Hering

 

Nascido em 1921, na Áustria, Hans Broos finalizou os estudos em Arquitetura em 1949, na Alemanha. País onde começou a trabalhar junto com dois arquitetos. Friedrich Wilhelm Kraemer e Egon Eiermann. Inclusive tendo participado com Kraemer da reconstrução de parte de algumas obras da cidade de Brunswick que foram destruídas por conta da Segunda Guerra Mundial. Com Eiermann, uma das fontes de inspiração para o trabalho futuro do arquiteto, Hans Broos colabora em outros projetos de destaque. Entre eles a Indústria Têxtil de Blumberg (talvez a inspiração para projetar anos mais tarde a centenária Cia Hering em Blumenau), e também a Usina Experimental da Universidade de Karlsruhe, onde Eiermann lecionava.

 

Indústria Têxtil Blumberg/Alemanha - Foto: Arquiteto Egon Eiermann

Indústria Têxtil Blumberg/Alemanha – Foto: Arquiteto Egon Eiermann

 

Do contato com Le Corbusier, absorve os preceitos da arquitetura moderna e sempre vislumbrando o futuro, Hans Broos ouve falar bem do Brasil e resolve conhecer o país tropical em 1953. A partir daí, começa a fase da maior produção do arquiteto. Foram mais de 50  anos dedicados à Arquitetura. Ao total foram mais de 400 projetos, com praticamente 100 obras executados em São Paulo, Goiás, Pernambuco, e outros estados brasileiros. O arquiteto desde o princípio da vida profissional esteve alinhado com o chamado movimento moderno. Os projetos foram do residencial ao industrial, além de diversos trabalhos envolvendo a arquitetura religiosa com igrejas construídas em São Paulo e Santa Catarina.

 

Antiga casa e escritório Hans Broos em São Paulo – Foto: Orlando Maretti

 

Hans Broos conhecia o Brasil somente através do contato que mantinha com algumas pessoas que moravam em Blumenau/SC. Um país enorme e ainda desconhecido para o arquiteto, tanto territorialmente quanto do ponto de vista da Arquitetura. Ao chegar na América do Sul, inicialmente morou no Rio de Janeiro e começou a lecionar em uma colégio de jesuítas e franciscanos, mesma orientação educacional que Broos teve na Europa. Assim, dentro de uma sala de aula durante três anos sendo professor, começou a distribuir conhecimento no país que nunca mais deixaria. Do Rio de Janeiro, Hans Broos parte para Santa Catarina, mais precisamente para Blumenau, onde passa dois anos fazendo um levantamento que foi encomendado pelo então Ministro da Cultura, Pedro Calmon, sobre os açorianos que vieram de Portugal para o Sul do estado.

 

Residência onde Hans Broos morou em Blumenau - Foto: Divulgação

Residência onde Hans Broos morou em Blumenau – Foto: Divulgação

 

As obras de Hans Broos

Vale destacar algumas obras extremamente importantes da carreira do arquiteto. Entre elas, indústrias de grande porte e igrejas.

 

  • Abadia de Santa Maria na cidade de São Paulo, construída em 1975.
Arquiteto Hans Broos - Foto: Karine Daufenbach

Arquiteto Hans Broos – Foto: Karine Daufenbach

 

  • Fábrica da Faber-Castell em São Carlos, interior de São Paulo.
Antiga fábrica Faber-Castell Foto: Internet

Antiga fábrica Faber-Castell Foto: Internet

 

  • Igreja de São Bonifácio em São Paulo, o projeto é de 1966. O primeira igreja do Brasil que foi erguida com concreto aparente.
Igreja São Bonifácio - Foto: Cristiano Mascaro

Igreja São Bonifácio – Foto: Cristiano Mascaro

 

  • Fábrica Matriz da Indústria Têxtil Cia Hering em Blumenau (1968-1975), empresa em que Broos realizou ainda as outras unidades pelo Brasil. Nesse projeto, também contou com a parceria no projeto paisagístico de Burle Marx – já falamos dele aqui no quadro PERFIL http://projetoestruturalonline.com.br/burle-marx/ – enfatizando mais uma vez que Hans Broos conseguia construir com concreto aliado à natureza.
Matriz CIA. Hering/Blumenau - Foto: Cristiano Mascaro

Matriz CIA. Hering/Blumenau – Foto: Cristiano Mascaro

 

Quem quiser conhecer mais sobre a história do arquiteto, pode ler o livro

“Hans Broos: memória de uma arquitetura”.

Também pode assistir ao documentário “Hans Broos – O Arquiteto da Poética Brutal”.

 

Valores Projetos Complementares bit.ly/tabelavalores

Valores Projetos Complementares bit.ly/tabelavalores

 

Quem somos

A Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Fazemos projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico. Se quiser ver nossas tabela de preço, clique aqui e baixe ela.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *