PERFIL: Le Corbusier


O nome de Charles-Edouard Jeanneret-Gris, já apareceu em vários artigos que escrevemos aqui no blog da Projeto Estrutural Online. Assim, foram vários textos em que o arquiteto mais conhecido profissionalmente por Le Corbusier, foi citado por nós. Acompanhe a história desse suíço que nasceu em 1887, e faz parte do rol dos arquitetos mais famosos do mundo.

 

O arquiteto Le Corbusier - Foto: Willy Rizzo

O arquiteto Le Corbusier – Foto: Willy Rizzo

 

Considerado o pioneiro do movimento modernista, Le Corbusier também contribuiu para o estudo da arquitetura mundial. O primeiro texto que escreveu relata as experiências de viagem do jovem arquiteto. “A Viagem do Oriente”, traz roteiros de cidades até então pouco exploradas, sempre com um ponto de vista estético. Mais tarde em 1920, junto com o pintor francês Amédée Ozenfant, fundou a revista L’Esprit Nouveau. Através do ponto de vista estético e da proposta teórica de arquitetura que a revista trazia, Le Corbusier tornara-se conhecido principalmente em Paris, onde começou a ser chamado para fazer projetos arquitetônicos.

 

Museu da Cultura. Firminy/França - Foto: Olivier Martin-Gambier

Museu da Cultura. Firminy/França – Foto: Olivier Martin-Gambier

 

Em 2016, o site Archdaily apresentou um levantamento com 17 obras de Le Corbusier que são consideradas pela Unesco, Patrimônio Mundial da Humanidade. Em nosso blog também já abordamos esse assunto em: Patrimônio Histórico da Arquitetura. As obras de Le Corbusier que são consideradas Patrimônio, estão em sete países. O maior número delas está na França. Os seis outros países são: a terra natal Suíça; seguida da Bélgica; Alemanha; Japão; Índia; e na América do Sul, a Argentina tem uma obra do arquiteto.

 

Villa le Lac. Corseaux/Suíça - Foto: Olivier Martin-Gambier

Villa le Lac. Corseaux/Suíça – Foto: Olivier Martin-Gambier

 

Le Corbusier tinha por definição que uma residência era: “uma máquina de morar”. Tinha por objetivo construir unidades habitacionais, partindo do ponto das construções modulares que marcaram a carreira do arquiteto. Onde a mais famosa é a Unidade de Habitação, em tradução livre do francês, língua original onde está instalada a obra.

 

Unité d’habitation - Marselha/França. Foto: Mazo

Unité d’habitation – Marselha/França. Foto: Mazo

 

 

Le Corbusier no Brasil

 

Mesmo que a única obra da América do Sul considerada patrimônio pela Unesco, seja na Argentina, a vida de Le Corbusier para o Brasil trouxe muitos benefícios para os arquitetos, estudantes de arquitetura da época, e também para a população. Já que as obras em que o arquiteto contribuiu para desenvolver o projeto arquitetônico ainda podem ser vistas pelo país.

 

Em nosso artigo recente: Rio Capital Mundial da Arquitetura, destacamos que Le Corbusier teve papel importante na obra do Palácio de Capanema no Rio de Janeiro. Quando ao final da década de 1930, o arquiteto suíço foi chamado para supervisionar a obra, que contava com uma equipe de jovens arquitetos, liderada por Lucio Costa.

 

Palácio Gustavo Capanema - Foto: Tomaz Silva Agência Brasil

Palácio Gustavo Capanema – Foto: Tomaz Silva Agência Brasil

 

Nas vindas do arquiteto Le Corbusier para o Brasil, também estava presente Oscar Niemeyer, e outros arquitetos que foram muito influenciados com o pensamento modernista de Le Corbusier. Passando assim, a implantar esse pensamento nas obras que realizavam e criando uma identidade do movimento modernista na arquitetura brasileira.

 

O legado que Le Corbusier deixou não só para os arquitetos brasileiros, mas também para a literatura da arquitetura mundial, com os vários livros que deixou escritos, e também nas ruas com as obras, contribuem até hoje para o que o arquiteto pensava ser o papel da arquitetura. Em que esse pensamento pode ser explicado em uma arquitetura que é um elemento que auxilia socialmente e deve ter uma função prática e conjunta nas cidades. Com planejamento urbano e meio ambiente também pensados nos projetos.

 

Inclusive, uma das obras famosas de Le Corbusier, a Villa Savoye, que é a capa deste nosso PERFIL, já foi utilizada em outro artigo em que apresentamos 11 dicas para fotografar na arquitetura que você pode conferir aqui: Projeto Estrutural Online.com.br/Fotografia-na-Arquitetura.

Já neste vídeo abaixo, você pode assistir a explicação dos chamados cinco pontos, que nortearam a arquitetura moderna de Le Corbusier.

 

 

 

Além de arquiteto, Le Corbusier também era pintor, professor, escritor e design. Sendo esta última profissão, a primeira com que teve contato ainda na infância, quando com 15 anos conquistou um prêmio na Escola de Artes Decorativas de Turim, quando desenhou um relógio. Para saber mais sobre os trabalhos do arquiteto, você também pode acessar o site da Fondation Le Corbusier.

 

 

Valores Projetos Complementares bit.ly/tabelavalores

 

Quem somos

Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Fazemos projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico. Se quiser ver nossas tabela de preço, clique aqui e baixe ela.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

Quer ver um projeto de exemplo? Clique aqui e baixe uma amostra.

Entre em nosso site e conheça mais a Projeto Estrutural Online!

http://www.projetoestruturalonline.com.br/

Já baixou o nosso eBook? Nós atualizamos ele! Confira:

ARQUITETO – 12 DICAS PARA EVITAR RETRABALHO NOS SEUS PROJETOS.

http://bit.ly/eBook12DicasparaevitarRetrabalho

Precisou de projetos complementares? Fale com a gente!

Atendemos todo o Brasil!

Projeto Estrutural Online

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *