PERFIL: Vilanova Artigas


A seleção brasileira foi campeão da Copa América (2019), jogando durante toda a competição sem Neymar. Mesmo que seja a copa entre seleções mais antiga do planeta ainda em atividade desde 1916, abrir um artigo falando sobre futebol aqui no Blog da Projeto Estrutural Online, pode parecer um tanto estranho.

 

Vilanova Artigas em banca (1984) - Acervo: site Vilanova Artigas

Vilanova Artigas em banca (1984) – Acervo: site Vilanova Artigas

 

Afinal, o que Futebol tem haver com Arquitetura? No caso de João Batista Vilanova Artigas, ou melhor, do arquiteto que nasceu em 1915, na cidade de Curitiba/PR, conhecido simplesmente por Vilanova Artigas, Arquitetura e Futebol eram bem próximos. Por isso, começamos citando um grandioso projeto arquitetônico, atualmente com capacidade para 67.052 pessoas, que faz parte do legado por Vilanova Artigas. O Cícero Pompeu de Toledo, mais conhecido pelo apelido de Estádio do Morumbi. Informação extra, só fazer jus às nossas linhas iniciais deste artigo, foi no estádio da capital paulista que ocorreu o jogo de abertura da Copa América deste ano, Brasil X Bolívia.

 

Estádio do Morumbi - Acervo: site Vilanova Artigas

Estádio do Morumbi – Acervo: site Vilanova Artigas

 

Deixando agora o futebol de lado, passamos para as partes técnicas do projeto arquitetônico do Morumbi. A construção durou 18 anos para ficar totalmente concluída. Sendo realizada de 1952 até 1970. São 112.904 m² de área construída, com atrações que tem um complexo de bares e lojas, restaurante, clínica de fisioterapia, e até um estúdio para gravação musical, e ainda outros empreendimentos. Além disso, Paul McCartney e outros nomes da música já fizeram shows no estádio.

 

Estádio do Morumbi - Acervo: site Vilanova Artigas

Estádio do Morumbi – Acervo: site Vilanova Artigas

 

Vilanova Artigas foi um profissional de arquitetura que também conseguiu ser reconhecido em sala de aula. Lecionando e também participando da fundação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU). O arquiteto ainda foi um dos fundadores do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SP). O precursor da chamada “Escola Paulista”, projeta na década de 1960, uma série de obras com a principal característica desse movimento. A valorização da estrutura e também o uso do concreto armado. Entre elas, o Anhembi Tênis Clube; e o Conjunto Habitacional Cecap que está na foto abaixo. Projeto esse, que foi concebido no ano de 1967, quando Vilanova volta do exílio no Uruguai, devido ao seu posicionamento político durante o Golpe Militar de 1964.

 

Conjunto Habitacional Cecap - Acervo: site Vilanova Artigas

Conjunto Habitacional Cecap – Acervo: site Vilanova Artigas

 

O arquiteto também projetou diversas casas que são modelo um arquitetônico que tem impacto visual em relação às casas ao redor. Muitas moradias, principalmente em Curitiba foram projetadas por Vilanova Artigas, e chamavam a atenção pela sintonia do uso do concreto com a natureza. A Casa Nieclevicz é uma delas. A casa foi projetada em 1978, e em 2003, foi comprada pelo arquiteto também curitibano, Marcos Bertoldi, que fez diversas reformas de restauro na casa. Tudo seguindo exatamente o projeto arquitetônico feito por Vilanova. Um aspecto característico de Vilanova Artigas é a rampa de acesso, que está presente em diversas casas projetadas pelo arquiteto. E justamente, nesta que é a última casa projetada por Vilanova, que a rampa assume um espaço ainda mais natural levando o caminho para unir-se a sala, o espaço íntimo e o corredor superior.

 

Casa Nieclevicz- Acervo: site Vilanova Artigas

Casa Nieclevicz – Acervo: site Vilanova Artigas

 

Respeitado pela arquitetura moderna que praticava, o arquiteto curitibano começou a os primeiros projetos arquitetônicos na década de 1940. O alto conhecimento técnico-construtivo e a poética formal que o arquiteto Vilanova Artigas possuía, renderam para ele vários prêmios internacionais. O prêmio Jean Tschmi  – Union Internationnale des Arquitetos (1972).

 

https://www.youtube.com/watch?v=vTLU1XwIfjs

Neste trailer do documentário sobre o arquiteto Vilanova Artigas, você pode perceber ainda mais a importância do arquiteto para toda a arquitetura brasileira. Além disso, deixamos aqui o link para você acessar o site com a história e todas as obras.  http://vilanovaartigas.com/cronologia

 

Valores Projetos Complementares bit.ly/tabelavalores

 

Quem somos

Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Fazemos projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico. Se quiser ver nossas tabela de preço, clique aqui e baixe ela.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

Quer ver um projeto de exemplo? Clique aqui e baixe uma amostra.

Entre em nosso site e conheça mais a Projeto Estrutural Online!

http://www.projetoestruturalonline.com.br/

Já baixou o nosso eBook? Nós atualizamos ele! Confira:

ARQUITETO – 12 DICAS PARA EVITAR RETRABALHO NOS SEUS PROJETOS.

http://bit.ly/eBook12DicasparaevitarRetrabalho

Precisou de projetos complementares? Fale com a gente!

Atendemos todo o Brasil!

Projeto Estrutural Online

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *