PodCast – Entrevista com o arquiteto Thiago Hanemann da IMOVELINE Arquitetos


Você pode ouvir o PodCast na íntegra em:

http://materiais.projetoestruturalonline.com.br/podcast02

PodCast – A Estrutura do Projeto

Episódio 02 – Entrevista com o arquiteto Thiago Hanemann

 

Celso Castellen:

– Bom dia senhoras e senhores, tudo bem? Começamos agora mais um episódio no nosso podcast a estrutura do projeto. Hoje estamos aqui eu, Celso Castellen e o arquiteto Thiago Hanemann da IMOVELINE ARQUITETOS. Vamos começar lhe apresentando.

 

Thiago Hanemann:

– Olá, meu nome é Thiago e eu sou arquiteto do IMOVELINE escritório de arquitetura. Nosso escritório, já tem oito anos no mercado e eu tenho sociedade com outro Tiago, inclusive, e a gente atua no segmento de arquitetura residencial unifamiliar e multifamiliar. A gente fez a sociedade 2010 e depois de quatro anos a gente teve mais um arquiteto que se juntou a nós, que é o Juliano, então somos uma equipe com três arquitetos. Atuamos não somente em balneário também em outras cidades até em função dessa incorporação do Juliano com a equipe. Estamos sediados aqui em Balneário Camboriú, na rua 1800 onde a gente consegue dar demanda para todos os projetos.

 

Celso Castellen:

– Vocês conseguiram enxergar um problema que estava acontecendo e conseguiram resolver, conte um pouco sobre isso pra gente?

 

Thiago Hanemann:

– A gente identificou no mercado na verdade a necessidade do profissional estar presente na obra que era uma coisa que não acontecia naquela época. A gente tinha muita dificuldade de fazer o projeto e depois quando ia verificar e acompanhar, de certa forma o projeto ele não era bem executado e não era executada da forma como a gente imaginava. Daí surgiu a idéia da gente estar justamente oferecendo esse serviço, também além do projeto, ter um acompanhamento técnico. Então a gente participa realmente da obra, de todas as etapas junto com a equipe. Não somente na hora dos arquitetos, mas a gente atende todos os colaboradores, então a gente está falando de engenheiros, eletricistas, enfim a gente tem toda essa parceria para que o cliente tenha um bom resultado. E é essa é a satisfação nossa que o cliente saia satisfeito com a idéia da sua casa realizada, com o projeto do seu sonho realmente edificado e pronto, essa é a nossa maior satisfação. E como a gente tem muitos clientes que são de fora acaba sendo uma necessidade deles, estar presente e ter alguém lá como olheiro da obra. A pessoa que vai estar dando assessoria, que vai prestar esse serviço pra deixar o cliente de certa forma bem tranquilo em relação a execução.

 

Celso Castellen:

– E em relação a essa obra, a Casa T que foi finalizada há pouco tempo em Balneário Camboriú, conta pra gente como é que vocês fizeram para entregar a solução completa?

 

Thiago Hanemann:

 

– Especialmente para esse cliente a gente fez um projeto bem diferenciado, é uma casa personalizada que exigiu bastante de toda a nossa expertise em residências e em construção em si, para achar as melhores soluções e como cliente não é de Balneário Camboriú, não é daqui da nossa região, esse foi mais um motivo pra gente oferecer para ele justamente esse acompanhamento. Então os desafios eram sempre bem resolvidos dessa forma. A gente conseguiu atender até de uma forma mais ágil e rápida tudo aquilo que a gente discutiu em projeto e tentou solucionar em projeto a gente conseguiu levar isso pra obra de uma forma bem tranquila e coerente. Então a gente evitou problemas em obra, essa que é a questão que a gente quer é justamente oferecer ou transmitir para o cliente. Essa idéia que ele não precisa se preocupar e que ele vai ter uma equipe de profissionais trabalhando por ele. Com certeza foi um esforço enorme e a satisfação é senão maior, mas o desafio de estar ali lidando e acompanhando e ver a coisa acontecendo é a maior satisfação nossa. Então o resultado final pra gente foi muito satisfatório a gente chegou assim nos mínimos detalhes desde revestimentos a escolha de fornecedores finais e acabamentos, isso sim não tem preço pra um profissional, saber que ele pode participar dessa etapa e realmente ser ouvido durante essa etapa, isso é um detalhe fundamental.

Celso Castellen:

– E conseguiram atingir o objetivo?

 

Thiago Hanemann:

– Sim com certeza até porque a gente conseguiu fazer um atendimento diferenciado. Então realmente a gente estava presente e ouviu quando ele precisou de alguma modificação de alguma assessoria então a gente estava presente e assessorando ele da melhor forma possível na escolha e não só da casa em si mas também envolver um pouco de interiores com colaboração de outros profissionais. Então essa idéia foi justamente sensacional porque todo mundo se uniu e trabalhou junto pelo mesmo ideal. Um fator importante de sucesso desse trabalho foi justamente poder contar com outros profissionais, então, não é o arquiteto que é somente ele, e estar presente ou trabalhando num projeto, é o arquiteto que tem a colaboração de outros profissionais. Isso acho que é totalmente diferencial e fez a diferença na entrega do trabalho. Então você ter um engenheiro ao seu lado, você tem um mestre de obras competente que faz você também se envolver durante a obra, faz você justamente participar, são profissionais importantes que eles têm que estar participando durante toda obra.

 

Celso Castellen:

– Esses parceiros que estávamos falando e que você pode contar com eles na execução desse projeto, eles estavam sempre ao seu lado nessa obra, perto de ti para tirar essas dúvidas? Como foi o trabalho com eles?

 

Thiago Hanemann:

– Olha, até foi uma curiosidade, porque as equipes eram de cidades diferentes mas isso também não foi um problema. Porque hoje a gente tem a tecnologia para resolver justamente isso. Então a gente estava lá em campo mas por exemplo, a arquitetura de interiores era de outro estado. Então esse não foi um problema, a gente fez videoconferência, hoje tem várias ferramentas de comunicação pelo celular, por email e aí a gente fazia reuniões pontuais e iamos discutindo assim que apareciam algumas dúvidas, ou aparecia uma questão a ser resolvida a gente realmente parava colocava a questão em discussão e chegava na solução. Então a gente ouvia sempre os profissionais envolvidos. E a distância nunca foi um problema nesse sentido e por mais que a obra foi feita aqui em Balneário Camboriú os demais profissionais eram de outras cidades e isso não foi um problema algum.

 

Celso Castellen:

– E como é que foi a parceria de vocês com a Projeto Estrutural Online? Como funcionou nesse projeto?

 

Thiago Hanemann:

– Desde o princípio do início do projeto a gente sempre tem essa metodologia de que os profissionais dos complementares estejam presentes também na decisão do partido do projeto, então nessa casa em si não foi diferente. A gente teve a parceria com o Projeto Estrutural Online que mesmo na fase de anteprojeto, onde a gente estava discutindo, às vezes, até posicionamento de ambientes, a gente já tinha uma assessoria de posicionamento de pilares, onde iriam ficar prumadas, áreas mais técnicas que às vezes a gente acaba, como arquiteto, a gente acaba esquecendo essa parte mais técnica. Então ai que eu comento a importância de ter outros colaboradores presentes na fase inicial do projeto para evitar que tenham surpresas depois, até mesmo de modificação ou aquela ideia que era pra ser de uma forma, deixar de ser em função de questões estruturais ou questões elétricas e hidráulicas. Então essa parceria com o Projeto Estrutural Online foi realmente importante, desde o início, ela já se iniciou na fase inicial do projeto até o final no acompanhamento.

Celso Castellen:

– E como você acha que vai ser agora o futuro da arquitetura?

 

Thiago Hanemann:

– Eu vejo assim como um futuro, uma coisa que vai ser daqui pra frente muito bem discutida e participativa é justamente essa colaboração de projetos, isso é uma coisa que vem crescendo muito e é uma necessidade e hoje até no escritório, a gente acaba adaptando o escritório físico em si, para que isso aconteça. Porque hoje a gente entende que os profissionais não precisam ser os mais próximos e sim os melhores, os que você consegue confiar e que tem realmente o profissionalismo, e tem expertise que você precisa. E muitas vezes esses profissionais não são o seu vizinho, não é do bairro do lado… Ele está justamente em outra cidade ou estado. Então eu vejo assim, como realmente a ferramenta de colaboração é essencial hoje em dia e daqui pra frente só vai ampliar. E inclusive como comentei a gente está fazendo adaptações no nosso território para conseguir atender bem. Então não só a parte também de colaboradores, como cliente… Muitas vezes o cliente não consegue estar presente e fisicamente nas reuniões então a gente tem que ter vídeo conferências, têm que ter essas essas conexões e usar as ferramentas que estão aí para nos ajudar.

Celso Castellen:

– E pra gente finalizar o que tu espera de 2018?

 

Thiago Hanemann:

– 2018 com certeza será um ano muito bom, o nosso escritório se preparou para isso e a gente está aqui pra justamente atender da melhor forma possível nossos clientes.

 

Tabela de Valores Projetos Complementares

 

Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Fazemos projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico. Se quiser ver nossas tabela de preço, clique aqui e baixe ela.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

Quer ver um projeto de exemplo? Clique aqui e baixe uma amostra.

Entre em nosso site e conheça mais a Projeto Estrutural Online!
http://www.projetoestruturalonline.com.br/

Já baixou o nosso eBook? Nós atualizamos ele! Confira:
ARQUITETO – 12 DICAS PARA EVITAR RETRABALHO NOS SEUS PROJETOS.
http://bit.ly/eBook12DicasparaevitarRetrabalho

Precisou de projetos complementares? Fale com a gente!

Atendemos todo o Brasil!
Projeto Estrutural Online

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *