Rio de Janeiro Capital Mundial da Arquitetura


Já escrevemos aqui no Blog da Projeto Estrutural Online sobre um movimento da arquitetura brasileira que ocorreu em décadas passadas, chamado de Brazil Builds. No artigo de hoje, continuamos destacando a arquitetura realizada no Brasil, com foco no Rio de Janeiro, que foi escolhida em Janeiro/2019, pela Unesco e pela União Internacional dos Arquitetos (UIA), sendo a Capital Mundial da Arquitetura. Título que vai receber oficialmente no Congresso Mundial de Arquitetos (UIA/2020 Rio), marcado para ocorrer na cidade em Julho.

É a primeira vez que uma cidade recebe o título de Capital Mundial da Arquitetura, e o Rio, foi escolhido por uma combinação de fatores. A natureza exuberante das montanhas e das praias, a importância histórica por ter sido a antiga capital do Brasil, e claro, pela Arquitetura Carioca. Em 2012, o Rio de Janeiro já havia recebido da Unesco, o título de Patrimônio Cultural Mundial, na categoria paisagem urbana.

 

Paisagem Urbana -  Foto: ArtTower/Pixabay

Paisagem Urbana – Foto: ArtTower/Pixabay

 

Quanto maior a cidade, mais se torna possível perceber o importante papel da arquitetura para a vida dos moradores. Em espaços que faltam, ou em espaços que estão bem projetados e são funcionais. Seja com a construção de edifícios para abrigar apartamentos que servem de moradia ou escritórios, ou mesmo em projetos arquitetônicos de uso comum entre a população, sem que percam as características fundamentais de beleza e funcionalidade.

 

Por isso, os representantes da arquitetura carioca sempre pensaram no amanhã, no futuro, indo além da época em que faziam os projetos arquitetônicos das obras que queriam construir para as gerações deles e para as futuras gerações. A chamada escola carioca, que teve liderança do arquiteto Lucio Costa e Oscar Niemeyer, começa a criar um estilo de arquitetura que faz contraponto com a arquitetura internacional que era dominante até os anos de 1930. Um dos principais expoentes é o atual Palácio de Capanema, que será uma das sedes do O edifício é desenhado por uma equipe liderada por Lucio Costa, que teve a supervisão direta de Le Corbusier, (que será o arquiteto retratado no nosso quadro PERFIL desse mês de Agosto) para que os jovens brasileiros projetassem um prédio para um ministério do governo brasileiro. Nesse caso, o Ministério da Educação e Saúde construído na década de 1940.

 

Palácio Gustavo Capanema - Foto: Tomaz Silva Agência Brasil

Palácio Gustavo Capanema – Foto: Tomaz Silva Agência Brasil

 

Outras obras que formam a arquitetura carioca também podem chamar a atenção além das paredes e janelas. O RIO, se destaca também pela calçada mais famosa do mundo que fica em Copacabana. No livro “Arquitetura Moderna Carioca”, o arquiteto Lauro Cavalcanti, escreveu um livro e dedicou um espaço sobre esse tema. O Calçadão de Copacabana, foi projetado por Burle Marx na década de 1970, e traz o primeiro trabalho feito com pedras portuguesas na cidade do Rio de Janeiro. Já tratamos da história desse arquiteto e paisagista no quadro PERFIL. Para ler, acesse: Projeto Estrutural Online/Burle-Marx/.

 

Calcadão de Copacabana -  Foto: site Viagem de AaZCalcadão de Copacabana – Foto: site Viagem de AaZ

 

Esse livro de Cavalcanti, feito em parceria com o fotógrafo e também arquiteto Cristiano Mascaro, retrata com 18 obras, a “época de ouro” de (1937-1969), da arquitetura carioca. Entre obras públicas e privadas, se destacam a Sede do Banco Boavista (1946), de Oscar Niemeyer; a casa de Walther Moreira Salles, no bairro da Gávea, projetada por Olavo Redig de Campos e construída em 1951, e o Aeroporto Santos Dumont construído em 1944, e projetado pelos irmão MM Roberto. Entre outras obras de destaque arquitetônico que fizeram a arquitetura carioca ter grande destaque nesse período.

 

Outras obras que ainda chamam a atenção hoje, mesmo que realizadas em décadas passadas, e também um dos motivos que fez o Rio de Janeiro conquistar o título de Capital Mundial da Arquitetura, segue o que descrevemos nos primeiros parágrafos do texto, quando falamos que os representantes da arquitetura carioca, já pensavam no futuro. Os Arcos da Lapa, que ainda são da época do Brasil Colonial, o Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes, projetado pelo arquiteto Affonso Reidy, em 1947, e conhecido pelo apelido de Pedregulho.

 

Obra do Pedregulho ao fundo. Foto: Michel Filho/ Prefeitura do Rio

Obra do Pedregulho ao fundo. Foto: Michel Filho/ Prefeitura do Rio

 

Outras obras que estão integradas com as montanhas e o mar de maneira harmoniosa, se adaptando com a natureza da cidade maravilhosa, podem ser vistas por toda a cidade. Um exemplo são as construções que estão junto com a praia Praia Vermelha, na Urca. Na foto fica bem exemplificada essa situação.

 

Praia Vermelha - Foto:  Alexandre Macieira/ Riotur

Praia Vermelha – Foto: Alexandre Macieira/ Riotur

Evidente que se formos pensar nos dias atuais, o Rio de Janeiro continua avançando com projetos arquitetônicos que fazem jus ao título de Capital Mundial da Arquitetura, que a cidade vai sustentar durante todo o ano de 2020. O exemplo mais recente de grandes proporções, construído em uma área de 15.000 M² é o Museu do Amanhã

 

Orla Conde, com o Museu do Amanhã ao fundo - Foto: Michel Filho/ Prefeitura do Rio

Orla Conde, com o Museu do Amanhã ao fundo – Foto: Michel Filho/ Prefeitura do Rio

 

O Museu foi projetado pelo famoso arquiteto espanhol Santiago Calatrava, para integrar as obras de revitalização para os jogos olímpicos que ocorreram em 2016, no Brasil.

 

 

Valores Projetos Complementares bit.ly/tabelavalores

 

Quem somos

Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Fazemos projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico. Se quiser ver nossas tabela de preço, clique aqui e baixe ela.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

Quer ver um projeto de exemplo? Clique aqui e baixe uma amostra.

Entre em nosso site e conheça mais a Projeto Estrutural Online!

http://www.projetoestruturalonline.com.br/

Já baixou o nosso eBook? Nós atualizamos ele! Confira:

ARQUITETO – 12 DICAS PARA EVITAR RETRABALHO NOS SEUS PROJETOS.

http://bit.ly/eBook12DicasparaevitarRetrabalho

Precisou de projetos complementares? Fale com a gente!

Atendemos todo o Brasil!

Projeto Estrutural Online

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *