Sobreviva a norma de desempenho na arquitetura – NBR 15.575


Tenho ouvido ultimamente falar pouco da Norma de Desempenho na Arquitetura, a NBR 15.575. Às vezes fica a impressão que o pessoal se acomodou e esqueceram-se desta NBR que já deu muito que falar.

Mas o que pode ocorrer é que ignorância sobre o conteúdo desta, e não aplicar o que se determina para edificações de habitação pode trazer uma baita dor de cabeça para arquitetos, engenheiro, e todas as outras disciplinas envolvidas na construção civil.

E com especial atenção, deve ser ter já no projeto arquitetônico, onde nascem as ideias que vão nortear todas as disciplinas até o final da obra.

Colaboração em Projeto Estrutural e Complementares

Clique aqui para baixar tabela de valores http://bit.ly/tabelavalores

Por que sobreviver a norma do desempenho

As normas sempre existiram. A ABNT desde a década de 40 já organiza e trabalha a normalização técnica no Brasil.

Mas agora tem uma norma que mede a qualidade do TEU projeto, em como este determina no rol de todas as outras normas, o desempenho da edificação, e a vida útil adequada e sustentável que a edificação deverá ter.

Nas rodas de conversas eu tenho escutado ainda que  esta norma é muito recente, e acabam surgindo as perguntas: Será vai pegar? Será que é apenas um modismo? Posso garantir a vocês, já que também sou advogado, que eles estão estudando mais a Norma de Desenvolvimento do que os arquitetos e outros envolvidos na construção civil.

Só pra ficar claro, não estamos só falando da responsabilidade dos arquitetos, mas de todos os atores envolvidos no processo, como os incorporadores, engenheiros, fornecedores e os próprios usuários.

 Onde está o arquiteto neste processo

Os arquitetos precisam ser o grande maestro dos atore envolvidos na construção, para que seja valorizada toda a concepção do projeto arquitetônico e os desejos do usuário final presentes na criação do arquiteto.

Para isto nós da Projeto Estrutural Online, somos defensores de um mercado colaborativo liderado pelo arquiteto, coordenando todas as disciplinas envolvidas.

Então, a melhor forma para sobreviver a Norma de Desempenho na arquitetura é transformar ela numa oportunidade. Oportunidade de você usar esta adequação como diferencial no seu escritório. Oportunidade de um mercado colaborativo. Oportunidade da obra ser entregue EXATAMENTE de acordo com o projeto.

Para ajudar a compreender melhor onde o arquiteto está inserido neste entrevistamos o arquiteto Juliano Marini, da Imoveline Arquitetos de Balneário Camboriú SC.

Ele dá uma panorama geral da norma de desempenho na arquitetura, e como o escritório deles tem agido com respeito a esta. Acompanha no vídeo.

 

Onde buscar informações para auxiliar na aplicação da norma de Desempenho, NBR 15.575

Ler uma NBR, e compreende-la nem sempre é muito fácil. Mas para facilitar, levantamos três Guias que podem ajudar muito os arquitetos a seguirem a Norma de Desempenho na Arquitetura.

Guia para Arquitetos na Aplicação da Norma de  Desempenho ABNT NBR 15.575

Este guia elaborado com apoio do CAU e AsBEA, trás um resumo da norma, abordando os principais conceitos. Fornece logo na página 14 em diante, vários check lists para atendimento da norma.

Norma de Desempenho Guia para Arquitetos CAU

Norma de Desempenho Guia para Arquitetos CAU – http://www.caubr.gov.br/wp-content/uploads/2015/09/2_guia_normas_final.pdf

O Objetivo deste Check List é auxiliar aos arquitetos na organização de seu trabalho com relação à Norma de Desempenho, a NBR 15.575,  identificando o que é possível atender, o que necessita de aprofundamento e os itens onde é necessária a contratação de um consultor. Possui também o propósito de repassar todos os itens da Norma para que nada seja deixado para trás.

Check List Guia para Arquiteto CAU Norma de Desempenho

Check List Guia para Arquiteto CAU Norma de Desempenho

Para baixar este Guia acesso o link http://www.caubr.gov.br/wp-content/uploads/2015/09/2_guia_normas_final.pdf

Guia CBIC Norma de Desempenho

Este Guia elaborada pela Câmara Brasileira de Indústria da Construção Civil, trás de forma didática como aplicar a esta norma no seu dia a dia.

Este Guia foi dividido da seguinte forma, conforme seu sumário:

  1. Definições e Conceitos 2. Incumbências 3. Requisitos gerais de desempenho 4. Desempenho estrutural 5. Segurança contra incêndio 6. Segurança no uso e operação 7. Funcionalidade e acessibilidade 8. Conforto tátil e antropodinâmico 9. Desempenho térmico 10. Desempenho acústico 11. Desempenho lumínico 12. Estanqueidade à água 13. Durabilidade 14. Manutenibilidade / gestão da manutenção predial. 15 Considerações finais
Gráfico Durabilidade Norma de Desempenho

Gráfico presente no Guia abordando a definição de durabilidade em relação a ação da manutenção (sim o usuário também tem papel importante na aplicação da norma, mas ele deve estar orientado pelo manual de uso, ou manual do proprietário )

Sobre as incumbências de cada ator envolvidos, este Guia da CBIC trás o seguinte resumo com respeito ao projetista.

PROJETISTA Os projetistas devem estabelecer e indicar nos respectivos memoriais e desenhos a Vida Útil de Projeto (VUP) de cada sistema que compõe a obra, especificamente matérias, produtos e processos que isoladamente, ou em conjunto, venham a atender ao desempenho requerido.
Para que a VUP possa ser atingida, o projetista deve recorrer às boas práticas de projeto, às disposições de normas técnicas prescritivas, ao desempenho demonstrado pelos fabricantes dos produtos contemplados no projeto e a outros recursos do estado da arte mais atual.
Quando as normas específicas de produtos não caracterizem desempenho, ou quando não existirem normas específicas, ou quando o fabricante não tiver publicado o desempenho de seu produto, compete ao projetista solicitar informações ao fabricante para balizar as decisões de especificação. Quando forem considerados valores de VUP maiores que os mínimos estabelecidos na NBR 15575, esses devem constar dos projetos e/ou memoriais de cálculo.

Recomendamos a leitura deste guia, que pode ser baixado gratuitamente no links https://www.cbic.org.br/arquivos/guia_livro/Guia_CBIC_Norma_Desempenho_2_edicao.pdf

Dúvidas sobre a norma de desempenho

Este e-book, também elaborado pela CBIC, contém 160 perguntas respondidas sobre a Norma de Desempenho.

Vale destacar neste e-book a parte 2 que contém uma lista de verificação para desenvolvimento/ Recebimento de projetos.

Especificamente trás várias listas referente a Norma de Desempenho na Arquitetura, trazendo um  check list para que o arquiteto fique atento no seu projeto.

Baixe este e- book no link: https://cbic.org.br/wp-content/uploads/2017/11/Duvidas_Sobre_a_Norma_de_Desempenho_Especialistas_Respondem_2014.pdf

Conclusão

A norma de desempenho não é um modismo, e veio para trazer qualidade para habitação no Brasil. Ela já tem provocado uma transformação na construção civil, positiva, evoluindo a qualidade das edificações residências.

É necessário que arquitetos fiquem atentos a esta norma, para esta não ser uma problema, mas um diferencial para seu escritório.

Gostou deste artigo, lei este outro artigo Arquiteto – 7 erros que fazem você perder clientes no Facebook. 

Deixe um comentário e sugestões para outros temas.

Quem somos

Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Fazemos projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico. Se quiser ver nossas tabela de preço, clique aqui e baixe ela.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

Quer ver um projeto de exemplo? Clique aqui e baixe uma amostra.

Entre em nosso site e conheça mais a Projeto Estrutural Online!
http://www.projetoestruturalonline.com.br/

Já baixou o nosso eBook? Nós atualizamos ele! Confira:
ARQUITETO – 12 DICAS PARA EVITAR RETRABALHO NOS SEUS PROJETOS.
http://bit.ly/eBook12DicasparaevitarRetrabalho

Precisou de projetos complementares? Fale com a gente!

Atendemos todo o Brasil!
Projeto Estrutural Online

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *