5 Soluções de sustentabilidade na arquitetura para seus projetos 2


Vivemos em um momento onde as soluções de sustentabilidade já não são mais diferenciais, mas sim itens obrigatórios em qualquer projeto arquitetônico. Com a constante super popularização das cidades, bem como o aumento do aquecimento global, pensar em formas de diminuir o consumo é essencial.

Todo o arquiteto precisa ter em mente que a sustentabilidade deve sempre estar presente em suas ideias. Isso porque, dessa maneira, suas construções sempre irão se destacar no mercado e oferecer ambientes agradáveis e verdes para seus clientes. Por isto até que a AsBEA elaborou um excelente Guia sobre sustentabilidade.

A Era Digital trouxe consigo uma série de inovações tecnológicas que podem fazer toda a diferença em um projeto. Muitas vezes, a aplicação de um simples recurso pode fazer toda a diferença em uma obra, a tornando muito mais eficiente energicamente, e com custos posteriores bem menores.

Por conta disso, nós separamos algumas soluções de sustentabilidade que todo o arquiteto precisa conhecer e tentar implantar em seus projetos. Cada uma delas tem como foco não só reduzir o consumo, mas também melhorar a eficiência energética das construções, bem como criar um ambiente mais agradável e amigo do meio ambiente. Confira!!

1. Tinta térmica

Essa é mais uma das soluções de sustentabilidade voltadas para a economia de energia. Oferecendo um isolamento térmico de qualidade, a tinta térmica é uma ótima opção para quem deseja diminuir os gastos com ar-condicionado.

Além de conseguir controlar a temperatura de maneira mais eficaz, ela também tem um excelente custo-benefício. Ela custa mais caro do que as tintas tradicionais, mas, em contrapartida, consegue durar até cinco anos a mais do que as convencionais.

Desenvolvida pela NASA, a tinta é à base de água e microesferas de vidro, que possibilita reduzir a temperatura e consequentemente consumo de energia nas edificações, por causa do alto poder de reflexão que está tinta dá a superfície.

Coberturas revestidas com este material diminuem em até 60% o consumo de energia elétrica. Por isto, vale apena conferir este material que ainda é pouco usado no Brasil, mas já se encontra no mercado nacional.

2. Telhas solares fotovoltaicas 

Não são placas, mas sim telhas com painel solar.

Fonte: ellosustentavel.com.br

Essa é uma alternativa bem versátil para aproveitar a luz do sol. Apesar dos painéis solares já cumprirem a função de absorver os raios solares e transformá-los em energia, o tamanho deles tende a ser uma desvantagem, principalmente em obras de residências de pequeno porte.

Por conta disso, as telhas de painel solar são uma excelente opção, que estão começando a entrar no mercado nacional. Isso porque, além de terem uma instalação mais fácil, a energia absorvida é maior, uma vez que cada telha é feita completa de pequenos painéis solares. Assim, é necessária uma área menor para captar, possibilitando um pequeno telhado cumprir a função.

Se quiser saber mais sobre estas telhas solares que são uma tendência para o futuro, sugerimos a leitura deste artigo www.portal-energia.com/telhas-solares-fotovoltaicas-aposta-futuro/

3. Hortas verticais

Essa é uma das soluções de sustentabilidade mais popular atualmente. Além de oferecer um ambiente mais agradável para o cliente, uma vez que as hortaliças irão transformar o CO² em oxigênio, elas também são uma maneira de proporcionar uma alimentação mais saudável.

Isso porque, é possível cultivar, em pequenos espaços, uma grande variedade de verduras e temperos. Geralmente, as hortas verticais são instaladas em paredes externas, justamente para aproveitar a luz natural. No entanto, elas também são excelentes opções para jardins de inverno e outros ambientes internos.

4. Telhado Verde

Essa é uma tendência que tem crescido nos últimos anos no Brasil. Ela tem feito sucesso principalmente em áreas com grande concentração de prédios. Além de auxiliar a controlar a temperatura dos edifícios, eles também ajudam a retardar o escoamento das águas das chuvas, mitigando um pouco as enxurradas.

Além disso, essa medida também ajuda a evitar que as chamadas “redomas de calor” sejam formadas em cidades por conta da poluição e concentração de gases gerados pelos automóveis e indústrias.

Essa é uma das soluções de sustentabilidade mais versáteis, uma vez que os telhados verdes podem, também, servir como pequenos espaços ao ar livre para os moradores e trabalhadores de prédios. É possível implantar nesses locais, por exemplo, hortas e até mini pomares.

Infelizmente já escutamos de alguns arquitetos a dificuldade de convencer os clientes do uso do telhado verde, por conta da má fama de infiltração.

Por isto, além de sugeri para o cliente, mostre para eles as técnica envolvidas de impermeabilização, que garantiram que não haja patologias deste tipo.

Para saber mais sob o aspecto da impermeabilização, sugerimos a leitura destes dois artigos.

www.ecotelhado.com/impermeabilizacao-telhado-verde/

www.ecoeficientes.com.br/o-que-e-e-como-fazer-um-telhado-verde/

Alias, tem cidade já exigindo em lei a adoção do telhado verde, como Recife PE – veja este artigo sobre o assunto. https://www.hypeness.com.br/2015/04/recife-aprova-lei-que-obriga-qualquer-predio-com-mais-de-4-pavimentos-tenha-telhado-verde/

 

5. Vidro inteligente

Os vidros inteligentes são uma ótima alternativa para edifícios, principalmente os que abrigam escritórios. Isso porque, eles conseguem aumentar a eficiência enérgica por meio do controle do brilho e luz do sol. Todos os comandos são feitos por meio de dispositivos móveis, tornando essa opção ainda mais versátil.

Ele ajuda não só a diminuir os danos gerados pelos raios UV em até 98%, como, também, a proteger os ambientes dos ruídos externos. Por conta disso, ele é uma excelente opção para escritórios e centros médicos. Além disso, ele oferece mais privacidade aos espaços, por conta da sua película escura.

Seu uso mais eficaz é em janelas e vidros externos. Dessa maneira, eles podem aproveitar melhor a luz natural e proporcionar uma redução de custos energéticos.

Essas soluções de sustentabilidade são de extrema utilidade e devem ser implantadas sempre que possível nos projetos arquitetônicos. Além de ajudarem a proporcionar um ambiente mais confortável para os clientes, elas também são alternativas verdes para processo tradicionais, gerando uma redução de custos e consumo para as construções de diferentes portes.

Se quiser se aprofundar mais no assunto, sugerimos a leitura do Guia AsBEA de Sustentabilidade na Arquitetura

Gostou do artigo? Existem outras soluções que você acha que deveriam ter sido comentadas? Deixe um comentário sugerindo.

Esperamos que essas dicas ajudem no desempenho de sua atividade.

Confira aqui mais artigos como esse.

Quem nós somos?

A Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

Este artigo foi escrito por

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “5 Soluções de sustentabilidade na arquitetura para seus projetos