Aguarde, imprimindo casas


 

Você já ouviu falar em impressora 3D, certo? Sabe que um equipamento desses pode reproduzir vários objetos, veículos e até comida. Mas, você já pensou em morar em uma casa construída por uma impressora 3D? Pois bem, esse futuro já chegou, e nós da Projeto Estrutural Online trazemos neste artigo um pouco da história e do que é possível fazer com as impressoras 3D.

 

Mesmo que essa tecnologia de impressão 3D seja relativamente nova no Brasil, visto que a primeira impressora de fabricação nacional foi criada em 2012, ou seja, menos de dez anos atrás, a história do 3D no mundo começou bem antes. O inventor da estereolitografia, foi o norte americano Charles Hull, que criou em 1983, a primeira peça impressa em 3D, patenteando essa invenção um ano depois. Já em 1986, Charles, que também é conhecido por “Chuck”, funda a primeira empresa de impressão 3D do mundo. Empresa que ainda hoje é uma das líderes do mercado.

Existem vários tipos de impressora 3D que aceitam vários materiais diferentes para fazer as impressões. A mais comum é o tipo chamado de extrusão. As camadas de material plástico são liberadas através da cabeça extrusora formando assim o objeto. A impressão 3D é utilizada em muitas áreas diferentes. Desde pequenas peças para decoração, próteses humanas para a medicina e odontologia, e até alimentos. A Audi já provou isso quando reproduziu em 3D um carro esportivo da década de 1930. O Auto Union Type C é um modelo de carro esportivo feito de metal através do modelo de impressora a laser chamado de (SLS) Selective Laser Sintering. O carro é feito em partes de até 130 centímetros cúbicos.

As primeiras casas 3D

 

Com tanta tecnologia disponível, é natural que as impressões e o que é criado fiquem cada vez maiores e sejam feitas com rapidez e o volume de produção seja maior. Em 2016, a China, construiu a primeira casa totalmente feita com impressão 3D. Foram 45 dias para finalizar a construção, porém, o mais interessante é que a casa tem 400m², dois andares, e um pé direito chegando perto dos três metros. O diferencial neste caso, é que a casa foi inteiramente feita em 3D de um só vez.

Outro caso interessante é de um hotel nas Filipinas que imprimiu um espaço com dois quartos, dois banheiros, uma sala de estar e até uma jacuzzi em apenas 100 horas. Após essa ampliação o empresário pretende fazer mais 20 casas usando a impressão 3D. Assim, o mais impressionante de todas essas possibilidades ainda é o tempo de execução, reduzido drasticamente. Uma casa completa foi impressa em até 24 horas, feito realizado na Rússia, por uma empresa norte-americana. Sem aquele aglomerado de pedreiros, a casa foi feita através de camadas que distribuíram o concreto, tendo todo o desenho arquitetônico planejado e executado igualmente ao projeto. Assim que as paredes são erguidas a impressora é retirada do canteiro de obras, ficando somente os últimos retoques de acabamento, como a pintura da casa e o telhado.

Hotel

Casa feita em 24h

Para o Brasil, uma Start up brasileira quer construir casas com baixo custo no formato de cabanas em 2019. Contribuindo assim, para diminuir o déficit por moradia do país. A empresa trabalha para conseguir imprimir uma parede inteira com microconcreto de manufatura. Já existem projetos semelhantes na Europa e os Estados Unidos.

Gostou desse artigo e quer ler outros? É só acessar o site Projeto Estrutural Online.

 

Quem somos

A Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Fazemos projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico. Se quiser ver nossas tabela de preço, clique aqui e baixe ela.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

Quer ver um projeto de exemplo? Clique aqui e baixe uma amostra.

Entre em nosso site e conheça mais a Projeto Estrutural Online!

https://www.projetoestruturalonline.com.br/

Já baixou o nosso eBook? Nós atualizamos ele! Confira:

ARQUITETO – 12 DICAS PARA EVITAR RETRABALHO NOS SEUS PROJETOS.

http://bit.ly/eBook12DicasparaevitarRetrabalho

Precisou de projetos complementares? Fale com a gente!

Atendemos todo o Brasil!

Projeto Estrutural Online

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *