Muitas vezes, ao olhar as mídias sociais de colegas arquitetos, me deparo com alguns erros que dificultam para o cliente se interessar pelo trabalho deles. Olhando especificamente para rede social de Mark Zuckerberg, geralmente são 7 Erros que fazem você perder clientes de arquitetura no Facebook.
Hoje, é possível fazer uma excelente divulgação e aumentar o número de clientes investindo pouco. As mídias digitais se tornaram grandes ferramentas de marketing, justamente por conta de todo o seu potencial e baixo investimento.
De acordo com Camila Porto, uma das maiores especialistas em Facebook do Brasil, mais de cem milhões de Brasileiros estão na internet, e destes, noventa milhões tem uma conta de Facebook. Ela diz que se você precisa estar onde seu público está, o Facebook é uma excelente opção para você atrair sua audiência.
O melhor é que o Facebook lhe dá ferramentas para alcançar seu público, segmentando para atingir quem você precisa.
Mas daí surge a pergunta: e aí? Criei uma Fanpage no Facebook para meu escritório de arquitetura e coloquei algumas fotos de meus projetos, vou atrair clientes???
7 Erros que fazem você perder clientes de arquitetura no Facebook
Não adianta sair criando perfis sem ter um planejamento. Este é um princípio básico de qualquer mídia social. Seja facebook, linkedin, instagram, pinterest, entre outros, você precisar ter foco, definir bem quem é seu público alvo e montar uma agenda adequada de conteúdo para lhe auxiliar no que você vai produzir.
Mas, tem alguns erros que podem acabar passando por todo este planejamento, fazendo você perder possíveis clientes.
1º Só postar fotos de projetos e obras suas.
Ok, eu sei, você vai se perguntar: não é para eu divulgar meu trabalho? Não é esta questão, com certeza você vai mostra seus projetos e obras concluídas.
Mas, não basta apenas colocar uma foto de um projeto por semana. Você precisa diariamente colocar conteúdo que possa atrair seu público alvo. Coisas que gostem de ler no tema da arquitetura, e não só propaganda sua e de seus projetos.
A dica é, distribua dicas! Ensine arquitetura do início para seu público. Coisas que podem fazer diferença para eles quando estão pensando no projeto de suas casas, no interior de algum ambiente.
Não fique com medo de o conteúdo parecer simples. Lembre que seu futuro cliente não sabe nada de arquitetura, mas está ansioso para saber. E sua Fanpage, ou outra sua mídia social, for a porta para ensinar ele, você ser tornará autoridade potencializando sua contratação.
2º Não tentar entender seus clientes
Outro erro que ocorre nas mídias é não estudar seus clientes atuais e antigos. Pois afinal de contas, o que você vai oferecer para que eles se sintam atraídos? Os temas da arquitetura são diversos, mas vai ter algo em específico que seu público alvo está procurando.
Entenda o que eles possam estar buscando nas redes sociais. Faça postagens para eles, e não para outros colegas arquitetos.
Ops! Isto mesmo, não escreva para outros arquitetos. Temos às vezes o receio de que outro profissional da área vai ler nosso conteúdo, baixar nosso eBook e achar muito simples. Mas tem que ser simples! O conteúdo é para leigos, são estes que podem contratar você.
3º Não aparecer nas postagens
Arquiteto, você precisa aparecer nas postagens.
É muito comum ver Fanpages de escritório de arquitetura onde não consigo saber quem sãos os arquitetos. Não consigo achar o perfil deles.
Você entre na Fanpage e tá lá um nome fantasia, impessoal, e não se consegue saber quem faz parte do time.
Nas redes sociais o que ser quer ver são pessoas. Seu rosto e de sua equipe. Grave vídeos falando, apareça juntos nas imagens. Deixe a vergonha de lado
Marque você nas postagens da Fanpage, assim se o futuro cliente quiser lhe adicionar como amigo, ele já vai ter o caminho para isto, engajando muito mais.
Uma dica legal é a nova opção de adicionar membros da equipe na Fanpage, assim facilita para quem estiver buscando pessoas em vez de apenas um escritório. Vejo no exemplo da imagem abaixo na nossa Fanpage. Se quiser ver ela, clique aqui, confira e aproveite para curtir.

Lembra de utilizar a opção – Membros da Equipe – na Fanpage do Facebook.
4º Contato de difícil acesso
Lembre de deixar seu contato fácil de acessar. Nada é pior que entrar numa Fanpage e ter dificuldade para encontrar um telefone, um e-mail para contato.
Deixe o máximo de possibilidades. Não apenas na seção Sobre, mas nas postagens também, até mesmo dentro dos vídeos que fores fazer. O clientes de arquitetura se não encontra um contato fácil, pula logo para outro escritório.
5º Não ter periodicidade
Nada pode ser mais desanimador que entrar numa fanpage que o último conteúdo postado já tem mais de um ano de idade.
No mínimo o ex futuro cliente vai pensar, “este escritório não existe mais”.
Fanpage, Company Page, Instagram etc, não são seus sites. São mídias sociais em movimento. O que está parado é considerado morto.
Por isto, publique com regularidade. E se tiver pouco tempo, pelo menos faça uma postagem por semana, para não parecer que sua Fanpage está abandonada.
Alias, mesmo um site se estiver parado pode lhe prejudicar nas buscas do Google. A internet é dinâmica, não aceita paranhos.
6º Postar assuntos polêmicos
Eu sei, seu sei, você não resiste a uma charge política. Mas, se você quer clientes, por favor esqueça comentários políticos, religiosos, futebolísticos, e de opinião social.
Mesmo dentro de seu perfil, pois seu cliente com certeza vai tentar entrar no seu perfil para saber quem você é.
Mas daí você pode afirmar, se ele encontrar algo que crie relação comigo nestes tipos de comentários, vai nos engajar mais. Mas seu for o contrário, pode comprometer uma futura contratação.
Tente sim postar assuntos no seu perfil social que possam engajar, mas fuja dos conteúdos polêmicos.
7º Não investir em campanhas
Este aqui não é bem um erro que vai fazer você perder clientes, mas um erro que vai impedir de atrair novos clientes.
Facebook é barato, mas não é de graça. Invista em Facebook Ads, para atrair novos clientes de arquitetura.
Dica extras
Dica extra #1 – Sempre quando olhar para sua fanpage se pergunte, eu contrataria este escritório? E se não souber responder, pergunta para um amigo, que não seja arquiteto.
Dica extra #2 – No blog Camila Porto tem um case de uma arquiteta que conquistou 80% dos seus clientes de arquitetura pelo Facebook em apenas nove meses. A história é da arquiteta Aline Godoy, vale da uma conferida para se inspirar. Clique aqui para ler a matéria.
Dica extra #3 – Escrevemos outra semana um artigo sobre Marketing Digital para Arquitetos, de uma conferida, tem várias dicas que complementam o que foi falado neste artigo
Quem somos?
A Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.
Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.
Fazemos projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico. Se quiser ver nossas tabela de preço, clique aqui e baixe ela.
Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:
E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br
Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)
Skype: Projeto Estrutural Online
youtube.com/projetoestruturalonline
facebook.com/projetoestruturalonline
instagram.com/projetoestruturalonline
Quer ver um projeto de exemplo? Clique aqui e baixe uma amostra.
Entre em nosso site e conheça mais a Projeto Estrutural Online!
https://www.projetoestruturalonline.com.br/
Já baixou o nosso eBook? Nós atualizamos ele! Confira:
ARQUITETO – 12 DICAS PARA EVITAR RETRABALHO NOS SEUS PROJETOS.
http://bit.ly/eBook12DicasparaevitarRetrabalho
Precisou de projetos complementares? Fale com a gente!
Atendemos todo o Brasil!
Projeto Estrutural Online
Pingback: Como abrir seu próprio escritório de arquitetura | Projeto Estrutural Online
Pingback: Sobreviva a norma de desempenho na arquitetura – NBR 15.575 | Projeto Estrutural Online