Artigo: Arquitetos e Saúde Mental


Arquitetos e Saúde Mental

Seguir a sua paixão, poder colocar em prática suas ideias, ter liberdade de tomar decisões e autonomia para administrar as coisas do seu jeito. Versus longas jornadas, expectativas e cobranças incessantes, necessidade de tomar decisões informadas rapidamente, ser criativo com precisão e lidar com muita burocracia.

A arquitetura na prática liberal ou administrando seu próprio negócio pode ser muito recompensadora e influenciar positivamente a sua saúde mental, mas também pode ser estressante.

Não exclusivamente na arquitetura, as profissões liberais ou administradores de pequenos negócios são tentados a concentrar todo seu tempo e atenção no seu negócio para ter sucesso, enfrentando desafios como: trabalhar por longas horas, realizar atividades relacionadas ao negócio após o expediente (dificultando os limites trabalho/casa), gerenciar questões financeiras incluindo a geração/captação de novos projetos para manter fluxo de caixa, ter vários papéis além de arquiteto, sentir-se isolado com as preocupações e responsável em garantir o sucesso do negócio.

E com tudo isso é fácil entender que é essencial cuidar da saúde mental, e se fortalecer para enfrentar os inevitáveis estressores e manter um equilíbrio. Mas, quando se está tão ocupado em fazer do negócio um sucesso ou entregar aquele projeto com prazo apertado, nem sempre é fácil identificar ou aceitar os sinais de sofrimento mental. Os sinais podem ser mudanças no comportamento, pensamento ou sentimentos e as vezes outras pessoas podem perceber esses sinais antes de você e lhe apontar. Alguns desses sinais podem ser: dificuldade de concentração e de tomar decisões; cansaço extremo e fadiga; ansiedade intensa; insônia ou acordar irritado; sentir-se excessivamente emocional ou choroso; sentir raiva ou frustração facilmente; evitar situações sociais e isolamento; sentimento de culpa; interferência na autoconfiança e autoestima.

Alguns passos que podem ser adotados para cuidar de você e sua saúde mental.

 

  • Mantenha suas horas de trabalho sob controlelongas jornadas de trabalho tem sido associadas à piora da saúde mental e física: defina horário máximo de jornada e diga não aos compromissos ou impulsos que comprometem este horário; defina um horário para “se desligar” dos meios eletrônicos (não responder e-mails, telefonemas ou acessar redes sociais); programe um alarme para fazer pausas ao longo do dia; tenha um dia ou uma tarde de folga depois de período muito atarefado; planeje o dia antes de começar e defina prioridades.

 

  • Encontre ajuda – dedicar muito do seu tempo e energia no trabalho pode fazer você se sentir isolado, mas você não precisa fazer tudo sozinho e você não precisa estar sozinho: encontre pessoas com quem pode conversar sobre seus sucessos e preocupações (como associações, núcleos e grupos empresariais ou da categoria); conte com consultorias ou empresas especializadas em mentoring; lute contra o pensamento de domínio de todas as etapas de seu processo e analise custo-benefício de terceirizar ou delegar atividades ou parte do processo.

 

  • Mantenha um estilo de vida saudável – a palavra de peso é equilíbrio: desenvolva bons hábitos de sono (procure por higiene do sono); faça atividades físicas regulares (encontre algo que você goste); cuide da alimentação (evite almoços e comidas rápidas); experimente técnicas de relaxamento ou meditação; encontre um hobby para se conectar com você ou compartilhar com amigos e família e não esqueça da hidratação (beba água).

 

  • Gerencie pensamentos e sentimentos – as vezes, a maneira de pensarmos ou “falarmos” conosco é negativa e não traz realmente nenhuma utilidade. Esses pensamentos podem aumentar sentimentos angustiantes ou negativos: faça anotações após situações estressantes ou mantenha um diário, busque identificar os motivos e pensamentos que o levam a ter determinados sentimentos; se os sentimentos e comportamentos forem positivos tente repetir o padrão; se forem negativos questione os pensamentos e os altere (você pode se questionar o que diria a uma pessoa amada que passa pela mesma situação ou se questionar se tem evidências para chegar a determinadas conclusões); tente também identificar sinais iniciais de humores negativos e programe um plano de ação para evita-los ou muda-los caso já tenham iniciado.

  

Esses são pequenos passos para lhe ajudar a manter o bem-estar em mente, mas nem sempre são facilmente adotados. É comum sentir-se inseguro e até mesmo envergonhado (devido ao estigma social) em buscar ajuda mental. Mas, caso você entenda que precisa de ajuda busque um profissional da área, um psicólogo pode lhe ajudar.

 

*Esta artigo foi escrito por:

Patrícia K. Klemz Coneglian · CRP 12/12217 – Psicóloga Clínica e Organizacional da WellMind Psicologia e Gestão de Pessoas

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