Arquitetura e Fotografia


No artigo anterior, cinco dicas sobre levantamento fotográfico na arquitetura de interiores, já explicamos de que maneira a Fotografia é importante para uma obra de decoração. Enquanto essa obra está sendo realizada ou até para a divulgação, utilizando as fotos para fazer um bom marketing do trabalho realizado. Neste artigo do site da Projeto Estrutural Online vamos continuar falando sobre Arquitetura e Fotografia. E de que maneira, uma arte influencia a outra.

 

O meu olhar não é igual ao seu. Isso é indubitável. Somos únicos. Assim, cada profissional tem as próprias características de trabalho. Tudo o que fazemos é resultado de nossas influências impressas em nosso DNA. Mesmo assim, diferentes profissionais podem utilizar as mesmas influências de estilo ou técnica que estão presentes em duas artes diferentes. Porém, ao entregar o mesmo terreno para dois arquitetos, serão desenhados dois projetos arquitetônicos diferentes. O mesmo ocorre com a fotografia. Uma mesma obra, fotografada por dois fotógrafos, será abordada de maneira diferente por eles.

 

Perspectiva de um Edifício - Foto: Jiří Rotrekl / Pixabay

Perspectiva de um Edifício – Foto: Jiří Rotrekl / Pixabay

 

Desde que o francês Joseph Niépce, na década de 1820, finalmente conseguiu avançar nos experimentos que já realizava por mais de 30 anos, registrando uma imagem em uma placa de estanho, com o Betume Branco da Judéia, a Fotografia vem sendo utilizada em diversas áreas. Apontar a câmera e apertar o botão pode ser simples, mas, por trás do momento do click, existe muita informação, (influência) anterior que o fotógrafo já tem registrado na memória.

 

Pilares e Luz do Sol - Foto: StockSnap / Pixabay

Pilares e Luz do Sol – Foto: StockSnap / Pixabay

 

Tanto na Arquitetura quanto na Fotografia, luz; enquadramento; perspectiva, são alguns elementos utilizados para compor determinada obra. A Fotografia inclusive é importante em sala de aula para que os estudantes de arquitetura que não tem a oportunidade de viajar e fazer as próprias fotos e aprofundar o estudo in loco, conheçam além da parte técnica e dos materiais que foram utilizados em determinada obra. Por exemplo, melhor do que somente ouvir sobre a construção da Torre Eiffel, por exemplo, é ver essa e outras obras icônicas da arquitetura mundial prontas para entender melhor. Para os mais interessados no assunto, algumas faculdades de arquitetura oferecem uma cadeira optativa de fotografia.

 

Edifício visto em Contra Plongée - Foto: Michael Gaida / Pixabay

Edifício visto em Contra Plongée – Foto: Michael Gaida / Pixabay

 

Dominar o equipamento e treinar o olhar é essencial para o  arquiteto-fotógrafo, realizar boas fotos. Esse pode ser um diferencial dos arquitetos, para em alguns casos diminuir o tempo de explicação do projeto para um cliente. O arquiteto pode utilizar as fotos para referenciar e demonstrar aos clientes, que na maioria são leigos em arquitetura, e necessitam de mais precisão de detalhes do projeto que estão contratando com o profissional de arquitetura. O arquiteto que domina as técnicas da fotografia, consegue fazer fotos melhores das obras, colocando ênfase nas linhas, pilares ou detalhes do projeto que visa usar para divulgar o próprio trabalho, ou de outras obras que utiliza para demonstrar o que irá aplicar no projeto arquitetônico.

 

Um ótimo exemplo da união entre Arquitetura e Fotografia, é o site Archdaily. Você pode conferir aqui dois artigos que escrevemos sobre A História do Archdaily, e também outro artigo em que explicamos tudo para você que quer ver  Seu Projeto no Archdaily. Inclusive, segundo um dos profissionais de arquitetura ouvidos para escrever o artigo sobre o site, não existe a exigência de fotos feitas por um fotógrafo profissional, porém, é necessário que as fotos do projeto arquitetônico estejam com a máxima qualidade visual.

 

Regra dos Terços - Foto: Adrien Williams / Archdaily

Regra dos Terços – Foto: Adrien Williams / Archdaily

 

Mais um motivo para que você siga nossas dicas de arquitetura, nesses artigos sobre Arquitetura e Fotografia que escrevemos, e, mesmo que você contrate um fotógrafo profissional para fazer as fotos das suas obras, você tenha o domínio da linguagem fotográfica que pode ser utilizada na fotografia. Assim, você conseguirá explicar com mais propriedade e conhecimento para o fotógrafo, quais pontos você busca ressaltar no projeto arquitetônico que será fotografado.

 

Para incentivar você arquiteto ou estudante de arquitetura, a começar os estudos em fotografia ainda hoje, deixamos aqui um link com 11 Dicas para Fotografia na Arquitetura.

 

Também este vídeo que explica sobre as lentes e a edição de fotosArchitecture Photography Tips.

 

 

Valores Projetos Complementares bit.ly/tabelavalores

 

Quem somos

Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Fazemos projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico. Se quiser ver nossas tabela de preço, clique aqui e baixe ela.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

Quer ver um projeto de exemplo? Clique aqui e baixe uma amostra.

Entre em nosso site e conheça mais a Projeto Estrutural Online!

https://www.projetoestruturalonline.com.br/

Já baixou o nosso eBook? Nós atualizamos ele! Confira:

ARQUITETO – 12 DICAS PARA EVITAR RETRABALHO NOS SEUS PROJETOS.

http://bit.ly/eBook12DicasparaevitarRetrabalho

Precisou de projetos complementares? Fale com a gente!

Atendemos todo o Brasil!

Projeto Estrutural Online

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *