XII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo


Caminhar pela cidade, andar de bicicleta, se deslocar de transporte público, seja ônibus ou metrô, rodar de carro por aí dirigindo para várias pessoas, famosas ou desconhecidas, faz parte da vida das pessoas que moram nas grandes cidades. Podemos dizer que essa rotina se chama cotidiano. Abordar o tema “Todo dia”, é a proposta da XII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.

Tema "Todo Dia" - Imagem: Capa Facebook XII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo

Tema “Todo Dia” – Imagem: Capa Facebook XII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo

 

Projeto hidráulico, projeto elétrico, projeto estrutural, e todas outras vertentes que compõem um projeto arquitetônico, fazem parte da arquitetura. Assim, o cotidiano das cidades também englobam esse universo da realização dos projetos para as pessoas. Desde construir residências, até obras de uso social.

 

A XII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, possui três eixos temáticos. Relatos do cotidiano; Materiais do dia a dia; Manutenções diárias. Os vencedores do concurso de curadoria da Bienal/2019, o trio composto por dois brasileiros, Ciro Miguel e Vanessa Grossman, e a francesa Charlotte Malterre-Barthes, propõe aos profissionais e ao público, refletir sobre o cotidiano.

 

Pessoas na piscina do Sesc 24 de Maio – Foto: Ciro Miguel

 

Um programa de debates e também duas exposições fazem parte da XII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, que começa hoje (10), e vai até o dia 29/09, no Sesc 24 de Maio, onde apresenta a exposição “Todo Dia”. Apresentando uma rede de intervenções produzidas por equipes interdisciplinares que dialogam com o dia a dia do local, projetado por Paulo Mendes da Rocha e MMBB.

Já na exposição “Arquiteturas do cotidiano”, que ocorre a partir da sexta (13/09), e fica aberta até o dia 08/12, no no Centro Cultural São Paulo, projetado por Eurico Prado e Luiz Telles, a mostra projetos de arquitetura de arquitetura, urbanismo, instalações, fotografias e vídeos de mais de 20 países que tentam re-imaginar como o cotidiano molda nosso mundo.

 

Estação do Metrô no Bairro Morumbi no CCSP. Foto: Pedro Kok

Estação do Metrô no Bairro Morumbi no CCSP. Foto: Pedro Kok

 

Quem organiza o evento, é o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SP), que pontua com números a escolha do tema cotidiano. Detalhes que muitas vezes podem parecer banais, mas que, se analisados do ponto de vista quantitativo, faz sentido ser estudado ou proposto para debate. De acordo com a descrição feita pelo IAB/SP, no site oficial da XII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, www.bienaldearquitetura.org.br, são 544 carros novos vendidos todos os dias no Brasil, e os motoristas do aplicativo Uber, são chamados 1,1 milhão de vezes. São 35 milhões de pessoas que não recebem água tratada. Sobre o cotidiano da cidade da Bienal, os números mostram a grandeza de São Paulo. Mais de meio milhão de pizzas são consumidas, as pessoas perdem 249 objetos no metrô, e fazem 102 ligações para reclamar dos chamados “pancadões”.

Bruther Dispositivo - Montagem sob fotografias de Nelson Kon

Bruther Dispositivo – Montagem sob fotografias de Nelson Kon

 

A Bienal Internacional de São Paulo, teve a 1ª edição realizada em 1973, no Pavilhão Armando de Arruda Pereira, com a curadoria de Oswaldo Corrêa Gonçalves. Desde então, esta é a primeira vez que a proposta da curadoria da Bienal, foi feita por meio de concurso. Se você quiser saber mais sobre a XII Bienal Internacional de São Paulo, e ver a programação completa, é só acessar o site do oficial do evento: www.bienaldearquitetura.org.br

 

Valores Projetos Complementares bit.ly/tabelavalores

 

Quem somos

Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Fazemos projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico. Se quiser ver nossas tabela de preço, clique aqui e baixe ela.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

Quer ver um projeto de exemplo? Clique aqui e baixe uma amostra.

Entre em nosso site e conheça mais a Projeto Estrutural Online!

https://www.projetoestruturalonline.com.br/

Já baixou o nosso eBook? Nós atualizamos ele! Confira:

ARQUITETO – 12 DICAS PARA EVITAR RETRABALHO NOS SEUS PROJETOS.

http://bit.ly/eBook12DicasparaevitarRetrabalho

Precisou de projetos complementares? Fale com a gente!

Atendemos todo o Brasil!

Projeto Estrutural Online

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *