Casas tecnológicas – O futuro é agora


Qual a casa ideal pra você? Aquela que tem mais: espaço, conforto, funcionalidade?

O primeiro passo para transformar esses pensamentos em realidade é contratar um arquiteto para fazer o projeto da sua casa dos sonhos.

Ao começar a desenhar esse projeto, todas as possibilidades que compõem os desejos de quem quer construir uma residência para morar vão sendo preenchidas pelo profissional. Mas, já pensou em ter uma casa controlada através do seu telefone?

Chamadas de smart houses, as casas inteligentes, algumas vezes também chamadas de casas do futuro, essas casas tecnológicas já são realidade atualmente.

Uma casa inteligente é a possibilidade de integração de diversos aparelhos eletrônicos com um único aparelho que envia comandos para realizar diferentes ações. A preocupação com a economia de água e energia elétrica faz parte dessas casas.

A Ecological House 3.0, que fica na Espanha, é um dos exemplos. Controlada através do smartphone para obter a máxima eficiência energética, consegue economizar até 90% do consumo de energia. Vários são os objetivos que podem ser alcançados com uma casa inteligente.

Geralmente, o uso da tecnologia nessas casas está associado ao controle de iluminação, sistema de câmeras, e som ou temperatura. Mas, é possível controlar praticamente a casa inteira, desde a máquina de café, a televisão, a geladeira (aliás a geladeira é um caso especial que citamos o exemplo no final do artigo).

O item segurança ainda é um dos principais das casas inteligentes. Fechaduras eletrônicas com sensores faciais e códigos de barra estão no topo da lista de desejos de quem começa a conhecer esse universo tecnológico e funcional das casas inteligentes.

O Google Home e o Home Kit da Apple são dois aplicativos que existem para que o morador controle a casa através do smartphone.

Em resumo, uma casa inteligente é aquela que tem um bom design, equilibrando tecnologia e sustentabilidade. Ampliando esse conceito, e indo muito além, em 2015, foi lançada em São Paulo, a 1ª casa inteligente, autônoma e sustentável da América Latina.

A casa possui inúmeros pontos interessantes, comuns às casas inteligentes, o sistema de controle de biometria facial; e o monitoramento com câmeras; e outros mais avançados e que estão dentro do conceito de consciência ambiental.

A captação e o tratamento da água da chuva para reuso, e também a potabilização da água para consumo; produção de energia elétrica com painéis fotovoltaicos. O acesso é remoto para todos os comandos da casa via internet, podendo controlar a casa de qualquer lugar do mundo. E, o mais interessante: a casa aprende comandos por conta de um algoritmo de inteligência artificial.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, as construtoras já oferecem o diferencial a automação nos novos edifícios que constroem. Persianas elétricas, portas biométricas, ar condicionado, sistemas de iluminação, tudo integrado a um painel de controle, e claro, também pode ser controlado remotamente por celular.

Essa oferta das construtoras é interessante, mas, ainda está aquém da funcionalidade que a internet das coisas oferece.

Conforme falamos acima, chegamos no final do artigo com o exemplo da geladeira. A  tecnologia pode estar alinhada com os seres humanos para evitar o desperdício de tempo com as ações corriqueiras do dia a dia, e também podem promover outros benefícios.

A Samsung tem uma geladeira que é multitarefa. Com uma tela de 21,5 polegadas na parte frontal, é possível fazer lista de compras, tirar fotos, assistir televisão e ouvir música.

Também quando o proprietário está no mercado, ele pode acessar o celular e ver em tempo real o que está faltando na geladeira. Isso porque três câmeras internas tiram fotos sempre que a porta é fechada.

Já a Electrolux aposta na saúde com um programa nutricional completo com mais de 600 receitas diferentes. Um dos aplicativos disponíveis no refrigerador, após o proprietário responder algumas questões, o direciona para dietas de emagrecimento, desintoxicação, malhação, com indicação de três refeições diárias e 42 dias seguidos de dieta.

E aí, você acha que casas tecnológicas já são uma realidade? Acredita que logos todas estas tecnologias estarão em todos os lares? Deixe seu comentário!!

 

Este artigo foi contribuição do nosso convidado e amigo Cleiton Schlindwein, que é jornalista, com pós graduação em Cinema. Possui mais de 15 anos de experiência na comunicação. Atualmente, além de colaborar com os textos da Projeto Estrutural Online, é fotógrafo e também atende empresas e pessoas produzindo vídeos para internet. Paralelamente, desenvolve projetos de Roteiro Audiovisual e Produção voltados para Cinema e TV.

 

Quem somos

A Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Fazemos projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico. Se quiser ver nossas tabela de preço, clique aqui e baixe ela.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

Quer ver um projeto de exemplo? Clique aqui e baixe uma amostra.

Entre em nosso site e conheça mais a Projeto Estrutural Online!

https://www.projetoestruturalonline.com.br/

Já baixou o nosso eBook? Nós atualizamos ele! Confira:

ARQUITETO – 12 DICAS PARA EVITAR RETRABALHO NOS SEUS PROJETOS.

http://bit.ly/eBook12DicasparaevitarRetrabalho

Precisou de projetos complementares? Fale com a gente!

Atendemos todo o Brasil!

Projeto Estrutural Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *