Cidades Históricas do Brasil


Uma excelente maneira para adquirir conhecimento sobre a cultura de um país, é fazendo viagens para cidades históricas. Você que ama Arquitetura, ou mesmo você arquiteto, tem aproveitado seu tempo livre para conhecer novos destinos? Neste artigo, vamos apresentar algumas cidades históricas do Brasil para inspirar você nas suas próximas escolhas de viagem. Confira:

Viajar é sempre uma boa opção para aproveitar a vida. Algumas pessoas fazem viagens rotineiramente. Seja aos fins de semana em passeios curtos para cidades mais próximas ou viagens mensais para locais mais distantes e que duram mais dias. Para os mais observadores, mesmo que ainda seja considerado um país jovem, se compararmos com os países do chamado “velho mundo”, o Brasil é um país rico em paisagens e principalmente, em cidades históricas.

 

Olinda (PE) - Foto: Matheus Araújo/Pixabay

Olinda (PE) – Foto: Matheus Araújo/Pixabay

Quem procura conhecer a história das cidades que coloca no roteiro para fazer uma viagem, acaba percebendo que um dos estados brasileiros com maior número de cidades históricas do Brasil, é Minas Gerais. Porém, na imensidão territorial do Brasil, e claro, também pela diversidade cultural do país, vamos encontrar outras cidades históricas, na Bahia (Salvador); Pernambuco (Olinda), no Rio de Janeiro, em Santa Catarina, e muitos outros estados da federação. Para você arquiteto, ou ainda estudante de arquitetura, é interessante fazer uma viagem histórica nessas cidades que escolhemos para falar aqui no Blog da Projeto Estrutural Online, pois, essas cidades caminham independentes da construção de prédios e arranha-céus da modernidade atual.

Essas cidades históricas do Brasil, representam a identidade dos povos que ali viveram, e os moradores atuais tem trabalhado diariamente para continuar a preservação desses patrimônios. Preservando aspectos históricos da história brasileira, e claro, o patrimônio arquitetônico que são as construções de igrejas, casas ou monumentos de séculos anteriores ao nosso. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), é responsável por creditar cidades que são consideradas Patrimônio Mundial. Em outro artigo, já falamos sobre os tipos de classificação e também sobre o Patrimônio Histórico na Arquitetura, que você pode conferir nesse link: https://projetoestruturalonline.com.br/patrimonio-historico-arquitetura/

 

Ouro Preto (MG) - Foto: Antonio Klaus Kaarsberg

Ouro Preto (MG) – Foto: Antonio Klaus Kaarsberg

 

Começamos falando de Ouro Preto (MG), que justamente desde 1980, é considerada pela Unesco, Patrimônio Cultural da Humanidade. A história da cidade começa em 1698. Passando inclusive a ser nomeada por Dom Pedro I, a capital de Minas Gerais, denominada de Imperial Cidade de Ouro Preto. Atualmente, a cidade ainda preserva os monumentos coloniais, e tem na bagagem muitos fatos históricos de grande importância para a história brasileira.

Entre esses altos da história estão: a revolta liderada por Filipe dos Santos contra o Quinto da Coroa Portuguesa, em 1720, e também, em 1789 a  Inconfidência Mineira, que foi um debate entre vários segmentos da sociedade mineradora para livrar Minas do comando dos portugueses. Um passeio pela cidade de Ouro Preto, revelam uma rica arquitetura, principalmente, por conta das igrejas. Caso da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar.

 

Tiradentes (MG) - Foto: Serginho Pacheco/Pixabay

Tiradentes (MG) – Foto: Serginho Pacheco/Pixabay

 

Conforme falamos acima, Minas Gerais é rico em cidades históricas, e poderíamos utilizar este artigo para falar somente das cidades mineiras, mas, também queremos mostrar importantes cidades de outros estados. Porém deixamos aqui nossa dica de arquitetura para você pesquisar ainda sobre outras cidade mineiras: São João Del Rei; Diamantina; Tiradentes; Sabará; Congonhas.

Descendo um pouco mais no mapa do Brasil, e continuando nossa viagem pelas cidades históricas do Brasil, chegamos ao Rio de Janeiro. A cidade histórica de Paraty (RJ), foi fundada em 1667, e chegou a ser um dos pólos econômicos mais importantes do país devido ao engenho da cana-de-açúcar. Os passeios de barco atraem muitos turistas, que também buscam observar os casarões da era colonial, com destaque para aqueles que estão no chamado Centro Histórico. As ruas da cidade ainda são feitas de pedras irregulares e recebem desde 2003, entusiastas e profissionais da literatura no evento literário mais importante do Brasil, que é a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP).

 

Paraty (RJ) - Foto: Emerson Dias

Paraty (RJ) – Foto: Emerson Dias

A cidade de Petrópolis, que fica na região serrana do Rio, entra nesta lista das cidades históricas do Brasil, pelo Museu Imperial, Palácio Imperial, o Palácio de Cristal e também o Palácio Quitandinha, que é o maior palácio do Brasil. Quem fundou a cidade foi Dom Pedro II em 1843, e até hoje a “Cidade Imperial”, mantém a preservação desses casarões em meio a belíssimas áreas verdes.

Para finalizar nossa pequena lista com dicas para arquitetos sobre as cidades históricas do Brasil, falamos da cidade portuária conhecida pelo apelido de São Chico. Fundada pelo navegador francês, Binot Palmier de Gonneville, em 1504, São Francisco do Sul, é a primeira cidade a ser povoada em Santa Catarina e a terceira mais antiga do país.

 

São Francisco do Sul (SC) - Foto: Armando Magalhães

São Francisco do Sul (SC) – Foto: Armando Magalhães

Principalmente no Centro Histórico, ainda é possível ver os casarões que ficam próximo ao Mercado Público. A arquitetura das igrejas, os monumentos e os casarões, ainda estão presentes, conservados e restaurados. Muitas dessas construções são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). São Chico, possui mais de 150 prédios dos tempos coloniais, sendo um dos maiores conjuntos arquitetônicos do Brasil tombado pelo Patrimônio Histórico. Vale visitar o Museu Nacional do Mar, que possui embarcações de toda a região litorânea brasileira.

 

Gostou das nossas dicas? Já visitou alguma dessas cidades históricas, ou qual você incluiria nesta lista? Queremos saber a sua opinião. Entre em contato conosco e conte pra gente. Sabemos que existem ainda outras cidades históricas do Brasil, e que seria possível escrever mais artigos deste tipo aqui no Blog da Projeto Estrutural Online. Alguma sugestão?

 

Valores Projetos Complementares bit.ly/tabelavalores

Valores Projetos Complementares bit.ly/tabelavalores

 

Quem somos

Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Fazemos projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico. Se quiser ver nossas tabela de preço, clique aqui e baixe ela.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *