Concurso de Arquitetura: Opção de carreira ou trabalho paralelo?


 

concurso iab sp

Concurso IAB – SP

Seja você um arquiteto formado ou um estudante que conversa muito com os professores, a ideia de participar de um concurso de arquitetura já deve ter cruzado seu caminho.

Revitalizações, reformas, projetos novos em folha – os concursos de arquitetura possuem um leque amplo que abrange diversas áreas da arquitetura e urbanismo.

Portanto, os concursos criam oportunidades para arquitetos e estudantes participarem dentro de uma zona de conforto – próximo ao seu domínio maior de conhecimento – mas, ao mesmo tempo, expandindo-o a fim de cumprir objetivos do concurso.

“Mas, por onde eu começo? Como posso participar? O que preciso saber? Quais os obstáculos devo encontrar?”

“Larguei o meu emprego no escritório do Isay Weinfeld (😊) para seguir meu sonho de participar em concursos, mas só me toquei depois que não sei nada sobre isso. Me ajudem!”

Calma, dominadores do BIM (ou aspirantes a ser). Responderemos essas e outras perguntas a seguir, portanto, vamos a lista de tópicos:

  • O que são Concursos de Arquitetura?
  • Por que deveria participar de um Concurso de Arquitetura?
  • Posso seguir carreira, participando de concursos de arquitetura?
  • Por onde eu começo? Como posso participar? (Links concursos de arquitetura)
  • O que preciso saber? (Dicas e macetes!)

 

Última Revisão: Julho/2020
Aprox. 8 min de leitura.

 

Simular valores projetos complementares

O que são Concursos de Arquitetura?

Concursos de arquitetura são editais que promovem a elaboração de anteprojetos com objetivos determinados.

O edital – seja de uma nova escola ou a revitalização de um museu – define regras para o desenvolvimento deste anteprojeto, a fim de limitar e guiar seus participantes em direção a visão prevista por quem lançou o edital, assim como delimitação de prazos e formatos de entrega.

O intuito é que através da competitividade estimulada, encontre-se soluções criativas e inteligentes para o que se planeja desenvolver. Além disto, é uma maneira de promover os estudantes e profissionais – seja com os prêmios oferecidos ou a adição ao currículo profissional deles.

 

Por que deveria participar de um Concurso de Arquitetura?

Em um dia você é um estudante normal de arquitetura, equilibrando com maestria o tempo restante de semestre e o tamanho de suas olheiras – e no outro, você é motivado por um professor ou resolve por si a participar de um concurso de arquitetura.

Mesmo não sendo um estudante, a ideia de iniciar uma empreitada em um concurso de arquitetura pode ser aterrorizadora. Afinal, se há uma moeda costumeiramente escassa para estudantes e profissionais de arquitetura e urbanismo – é o tempo.

E como é possível imaginar, todo concurso de arquitetura exige dedicação – e por extensão, tempo. Tanto é, que a maioria dos profissionais de arquitetura e urbanismo e estudantes, iniciam suas empreitadas nos concursos de arquitetura trabalhando nos fins de semana ou em seu horário livre.

O motivo destas pessoas fazerem este esforço extra, vai além de só paixão pela arquitetura. Estes concursos possuem grandes benefícios para o desenvolvimento do profissional. Portanto, vamos listar os benefícios de participar de um concurso de arquitetura.

anteprojeto concurso arquitetura

Vencedor do Concurso de Arquitetura – UFJF

– Exercita e testa a criatividade e o pensamento dinâmico:

Talvez o mais notável traço de quem participa de concursos constantemente, é o desenvolvimento da habilidade de abstrair e extrapolar informações a fim de solucionar um problema de forma criativa. Afinal, os editais dos concursos possuem uma proposta – mas nenhum deles define como você deve cumpri-la.

– Expandir sua área de conhecimento:

Você sabia que nos países nórdicos, a porta de entrada geralmente se encontra próxima aos dormitórios? É claro que sabia, mas fique esperto que nem sempre os concursos que você participará se encontrarão em regiões nórdicas para que exercite todo o seu conhecimento europeu. Portanto, procurar informações para compreender a localidade forçará você a expandir suas áreas de conhecimento, seja ela profissional ou cultural.

– Expandir sua área de atuação e interdisciplinaridade:

Você fez o impossível – se inscreveu no concurso e terminou todo o anteprojeto com dias de antecedência. Sentou-se feliz em sua cadeira, quando percebeu que esqueceu de fazer o projeto paisagístico. E agora? Precisará repensar todos os fluxos! Os anos de negligência nesta área finalmente vieram para lhe cobrar. Porém, quando você terminar desta vez, será um profissional ainda mais brilhante e completo.

vencedor casa da sustentabilidade

Projeto vencedor Casa da Sustentabilidade – IAB SP | Escolhas e soluções inteligentes

– Ser protagonista em produção intelectual e evidenciar soluções inteligentes:

Ao participar de concursos, você está diretamente participando na produção de conteúdo intelectual de seu estado, o evidenciando e enaltecendo. Também é uma ótima oportunidade para ilustrar através de ideias criativas e inteligentes, que nem todo prédio precisa de ar-condicionado aos milhares.

– Mantém você atualizado:

Por mais lindo que seja uma edificação no estilo gótico, geralmente não atende a NBR 9050. Com as necessidades e dificuldades modernas, as soluções precisam estar adequadas ao seu tempo – portanto, estar atualizado em temas contemporâneos e enquadrá-los dentro da arquitetura pode ser uma excelente vantagem para um concurso de arquitetura.

– Coworking:

Concursos de arquitetura são boas oportunidades para discussão de ideias entre empresas do ramo. Durante estas discussões, talvez seja perceptível que ambas seguiam a mesma linha de pensamento para o anteprojeto – possivelmente resultando em soluções muito parecidas. Não é algo necessariamente ruim, mas é uma boa oportunidade para analisar se há oportunidade para inovar.

premio estudantes

12º Concurso de Estudantes de Arq. – Rio Grande do Norte

– Inovação:

Se há lugar para exercer inovação na arquitetura – é em concursos. Visto que estes são criados esperando pensamentos empreendedores e inovadores de seus concorrentes, os concursos de arquitetura são o palco perfeito para exercer ideias não-convencionais, mas sempre inteligentes e funcionais.

– Agrega ao currículo:

Como ilustrado nos tópicos acima, apenas o ato de participar de um concurso lhe força a se tornar um profissional mais completo. E para provar este feito, ao participar dos concursos – seja vencendo ou apenas participando – seus anteprojetos geram portfólio. Grandes empresas de arquitetura tomam a participação em concursos como um grande traço de profissionalismo, tornando o seu currículo ainda mais valioso.

– O prêmio:

A maioria dos concursos oferece prêmios em dinheiro. E as licenças dos softwares andam bem caras, então…

Em suma, concursos de arquitetura são oportunidades incríveis para exercitar todo o espectro – profissional, cultural e de inovação – de um estudante ou profissional da área, podendo elevá-lo à novos horizontes, expandindo também o que a Arquitetura e Urbanismo são capazes de realizar.

Estas e outras dicas, se encontram no diálogo com profissionais dos escritórios Térreo Arquitetos e Lab Nomad, que podem ser assistidas a baixo.

 

Posso seguir carreira, participando de concursos de arquitetura?

Caso você seja um estudante, a melhor hora para se iniciar sua participação em concursos é agora. Seja o semestre que for, quanto mais cedo participar, melhor será sua compreensão das áreas de conhecimento necessárias para exercer a profissão. Portanto, junte alguns colegas e converse com um professor!

Já se você for um profissional da área o concurso é um exercício que, por mais mérito que tenha, não possuí garantia de retorno – seja ele financeiro, profissional ou pessoal. A maioria dos profissionais que possuem escritórios de arquitetura e participam de concursos, utilizam de horas livres, finais de semana ou trabalham à noite para conseguir concluir a entrega.

Sem poder saber quando abrirá concursos de arquitetura que sejam viáveis financeiramente e sem garantia de retorno – seguir carreira trabalhando apenas com concursos de arquitetura é uma realidade impraticável, atualmente.

 

Por onde eu começo? Como posso participar? (Links úteis para inscrições)

O primeiro passo para se iniciar em concursos de arquitetura, é obviamente se inscrever em concursos de arquitetura. Os mesmos podem ser encontrados em diversos locais, mas principalmente em:

Site Concursos de projeto: Reúne informações sobre diversos concursos de arquitetura nacionais e internacionais. Site Concurso de Projetos

IAB Nacional (Instituto dos Arquitetos Brasileiros – não confundir com o dos Advogados), também reúne links e editais para inscrições em concursos de arquitetura, assim como informações sobre concursos mais antigos. Para acessar, você pode procurar pelo departamento de seu estado (IAB SC, por exemplo) e clicar na aba concursos. Isso deve lhe redirecionar para uma página reunindo notícias sobre os concursos de arquitetura. Departamento de SC:

Site IAB Arq

 

– O Jornal da arquitetura: o site Vitruvius, também reúne informações sobre concursos de arquitetura.

Site Vitruvius

 

– Nem só de artigos sobre edificações admiráveis vive o Archdaily. O mesmo possuí uma listagem extensa referente a concursos de arquitetura, variando entre nacionais, internacionais, para estudantes ou profissionais. Descolado como é, o Archdaily costuma postar sobre concursos abertos em seu perfil do Instagram, portanto, uma boa dica para ficar esperto passivamente sobre os concursos é segui-los e visualizar seus stories.

Site Archdaily

 

– De forma semelhante, o site da ASBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) também publica em seu mural de notícias a abertura de alguns editais para concurso de arquitetura. Porém, de todos citados, a ASBEA possui menor consistência em suas postagens referentes a este assunto.

Site Asbea

 

Concursos de arquitetura são iniciados em diversos períodos durante todo o ano, seja por iniciativa privada ou pública, portanto, fique sempre de olho para não perder os prazos de inscrição!

 

O que preciso saber? (Dicas e macetes!)

Em entrevista com os profissionais dos escritórios IAB Blumenau e Térreo Arquitetos, feitos em Talk Live do Instagram, eles mencionam diversas dicas que podem ser cruciais ao participar de um concurso.

Por fim, se você se sente um pouco sobrepujado pela ideia de um concurso, talvez participar de algo menor, como os concursos de arquitetura para casinhas de cachorro, como a Prefeitura de São Paulo fez, em 2019, possa ser um ótimo lugar para começar. Toda adição é muito bem-vinda e sempre há algo a se aprender.

http://fablablivresp.art.br/architecture-dogs?utm_medium=website&utm_source=archdaily.com.br

Ah, eu quase me esqueci.

 

Se você largou o Isay Weinfeld para participar de concursos…

Tranquilo, se você equilibrar com uma vida profissional autônoma ou tiver boas economias – é possível viver de concursos. Embora seja complicado, pouca coisa na Arquitetura não é.

Mas só me diz, rapidinho, em que setor você trabalhava para eu mandar meu currículo…

 

E aí, o que achou?

Gostou do nosso material? Ficou com dúvidas? Faça contato no nosso WhatsApp. Deixe um comentário logo abaixo.

Se quiser também saber sobre valores de projetos complementares (estrutural, elétrico e hidrossanitário), em BIM, compatibilizados, que respeitem a arquitetura e projetados a distância, clique a baixo para simular.

Simular valor projeto estrutural elétrico e hidrossanitário

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *