Guia IAB: Marcando Presença!


Guia IAB: Marcando Presença!

 

Não é de hoje que o assunto de “sustentabilidade” ou “desenvolvimento sustentável” é presente na arquitetura. E dessa vez, a Projeto Estrutural Online marcou presença em um projeto icônico neste aspecto.

Construir um prédio, uma casa ou qualquer outra sorte de edificação pode não parecer muito significante – mas quando levamos em conta que somos cerca de 3,2 milhões de profissionais tomando essas atitudes – nossas decisões começam a ter impacto significativo no meio ambiente de forma permanente, se não formos cuidadosos.

Há vinte oito anos atrás, o Brasil sediava a Eco-92, a segunda conferência mundial sobre meio ambiente. O objetivo era admitir sobre a bandeira da solidariedade que o mundo possuí recursos finitos e já nos alongamos demais em propor medidas afim de evitar crises ambientais e sociais. Vide que as cidades são tanto o fruto do trabalho quanto a consequência do seu ofício – a ONU propôs um guia com 17 objetivos (ou diretrizes), auxiliando a migração para um desenvolvimento sustentável – o quanto nos for possível.

 

 

E quem anda fazendo um bom trabalho em divulgar, cobrar e disseminar informações sobre este guia é o Instituto dos Arquitetos do Brasil.Este ano, o IAB lançou um documento chamado “Guia IAB para a Agenda 2030”, onde reuniu diversos projetos que cumpriam com as propostas dos 17 objetivos. Estes projetos foram julgados por especialistas nos temas e foram selecionados e exibidos neste guia. Mais sobre:

“Esse guia, ao elencar respostas aos objetivos de desenvolvimento sustentável adotados pelas Nações Unidas –resultado do trabalho de muitas equipes, em muitas frentes – demonstra o papel central que a arquitetura e o urbanismo têm na salvaguarda da vida no planeta. Em tempos obscuros e preocupantes, essa coletânea reacende a esperança e reanima o compromisso do IAB com nossa casa comum, lado a lado com todos aqueles que compartilham nossa luta por um mundo melhor.” (Maria Elisa Baptista Presidente, Instituto de Arquitetos do Brasil, 2021)

 

Link para o guia (Vale MUITO a pena ler, ou ao menos, dar uma folheada nos objetivos)

 

Falaremos mais sobre o guia e principalmente os objetivos sustentáveis num post futuro, pois neste texto queremos exaltar um projeto em particular:

 

Pavilhão ecológico: Reserva Barba Negra

 

A imagem é grande, então, tenha certeza que estás no Wi-Fi e não no 4G!

 

Este projeto se enquadra no objetivo número 15 das metas de desenvolvimento sustentável: Vida Terrestre. Este objetivo busca proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda.

Logo esta edificação que se encontra numa reserva natural, não só promove a educação ambiental e reforça a proteção do ambienta – como é um excelente exemplo de arquitetura vernacular!

E sabe o que é bacana? Este projeto conta com vários projetos complementares feitos por NÓS. Estrutural, elétrico, hidrossanitário… ou seja, não só é um lindo projeto – como está tudo dentro dos conformes para ser executado sem conflito ou surpresas na obra!

 

Ficou interessado? Oras, é facinho de entrar em contato conosco ou simular o valor para o seu projeto, que respeitem a arquitetura e projetados a distância!

Acesso o nosso site www.projetoestruturaonline.com.br, ou clique a baixo para simular!

 

Simular valor projeto estrutural elétrico e hidrossanitário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *