Como eu aprendi a Amar o BIM


como eu aprendi a amar o bim

Introdução 

Neste Ebook mostramos o que é BIM, e de que maneira ele pode ser aplicado para melhorar consideravelmente o trabalho dos Arquitetos.

 

São dicas bem breves, pra você já começar a colocar em prática!

 

E claro, se tiver outras ideias, envie para nós: contato@projetoestruturalonline.com.br ou no WhatsApp (só clicar aqui WhastAPP Logo PEO) , e assim incluímos e atualizamos este Ebook 🙂

 

Este Ebook é Online, você não precisa baixar nenhum PDF, basta ir rolando pra baixo.

Última Revisão: Fev/2020
Aprox. 17min de leitura. 

 

Você vai ler neste Ebook:

#1- O que é BIM?

#2- Afinal: BIM é um software ou uma cultura?

#3- Implantar o BIM no seu escritório:

  • Do “fracasso” ao sucesso com o BIM.
  • Estudo de caso: Como foi a implantação do BIM na Projeto Estrutural Online?

#4-  BIM é Revit ou Revit é BIM?

  • Lista de softwares BIM para arquitetura.

#5- O BIM na Construção Civil.

  • Principais vantagens.

 #6- BIM no Brasil

#7- Quanto custa o BIM?

#8-  Lista de cursos e pós-graduação em BIM.

#9- Três livros importantes sobre BIM.

#10Como eu aprendi a amar o BIM. 

 

#1 – O que é BIM?

 

BIM é Revit. Rsrsrs. Não, Não, só zoando 🙂 Vamos falar disso um pouco mais pra frente.

 

Building Information Modeling. Essa é a extensão da sigla em inglês para BIM. Traduzindo para a língua portuguesa, significa: Modelagem de Informação da Construção.

 

Building – É a construção: Indústria automotiva; espacial e naval, além é claro, dos setores da construção civil utilizam a tecnologia/metodologia BIM.

 

Information – É a informação: Os modelos BIM armazenam informações da obra que está sendo executada. Paredes; vigas; pilares, e outros objetos que compõem a estrutura. 

 

Modeling – É o processo de modelar: Criar a partir das informações recebidas.

 

Com o uso da tecnologia, atualmente é possível criar modelos digitais que podem servir para análise em uma maquete virtual.

 

 

#2 – Afinal: BIM é um software ou uma cultura?

 

Quando se trata de tecnologia, lembramos muitos dos Apps para o celular ou até mesmo softwares para nosso computador.

 

Porém, quando se trata de BIM, estamos falando de uma cultura de trabalho.

 

Em resumo: BIM é um processo integrado, uma metodologia, um conceito, (NÃO UM SOFTWARE, ou REVIT como muitos acabam falando) e sim, uma Cultura que tem o objetivo de criar e atualizar um modelo digital com informações consistentes.

 

 

Através dessas informações existe a simulação da construção de edificações, onde o resultado é uma construção virtual.

 

Assim, a metodologia BIM permite que seja realizado um controle preciso dos processos de construção que fazem parte da construção civil nos escritórios de arquitetura.

 

O BIM possibilita uma comunicação apurada com todos os profissionais que participam do projeto. Independente de qual seja o tipo de projeto realizado na Arquitetura: estrutural; arquitetônico; elétrico; ou hidrossanitário.

 

A relação de projetos realizados em BIM, vai além dos tradicionais projetos mais conhecidos, os chamados 2D e 3D. A partir dos projetos 4D, outros níveis de alcance estão ligados para garantir agilidade e economia desde o início do projeto. São vários pontos dentro do conceito BIM que chegam até o nível de projeto 7D. Sendo esses aspectos os mais vantajosos em diversos aspectos.

 

– Alguns pontos importantes dos níveis de projeto:

 

  • Gestão do tempo e cronograma da obra 
  • Orçamento e custos
  • Ciclo de vida da obra
  • Sustentabilidade

 

#3 – Implantar o BIM no seu escritório

 

Do “fracasso” ao sucesso com o BIM.

 

Mesmo que o BIM seja utilizado através de computadores, ele é feito por pessoas que necessitam de adaptação e treinamento para entender e implantar o processo corretamente sem perder tempo.

 

Reforçando: é feito por pessoas, e estas precisam ser ensinadas e treinadas. 

 

Por isso, o BIM vai muito além do que ter o melhor software instalado em seu computador, ou vai além de ser uma excelente metodologia integrativa entre o universo offline e online. É uma nova filosofia de trabalho.

 

Uma dica legal para quem quer implantar o BIM nos seu escritório, antes mesmo de pensar no software que vai usar, é dar uma analisada no BIM Execution Plan – BEP (ou Plano de Execução BIM.) Que é um passo a passo para implantação. Neste artigo do pessoal da utilizandoobim.com você consegue ter mais informações https://utilizandobim.com/blog/plano-de-execucao-bim/

Neste vídeo abaixo você pode saber um pouco mais sobre o BEP

 

 What is a BIM Execution Plan (BEP) and when is it used?

 

 

– Um estudo de caso: Como foi a implantação do BIM na Projeto Estrutural Online?

 

Nossa dificuldade quando ouvimos falar em BIM, talvez seja a mesma que você passaria antes de ler este Ebook. Por isso, queremos dividir com você o que aprendemos sobre BIM durante nossa implementação aqui na nossa empresa.

 

Nós pensávamos que era somente instalar um software em nossos computadores e tudo estaria resolvido. Poderíamos continuar trabalhando da mesma maneira que antes, e conseguiríamos usufruir de todos os benefícios do BIM.

 

Porém, aprendemos na nossa empresa que a  implantação do BIM em um escritório de engenharia, ou arquitetura, é algo que passa por uma mudança comportamental. A escolha e o aprendizado de um software são apenas algumas etapas do processo.

 

A mudança em nós mesmos, tivemos que aprender a cada dia em que começamos a implantar o BIM em nosso escritório. No primeiro projeto utilizando a metodologia BIM, acabamos demorando bem mais que anteriormente.

 

Mas, por que isso?

 

Bem! Nós estamos sempre dispostos a nos transformar e atualizar nossa maneira de trabalhar, a fim de atender aos clientes sempre da melhor maneira. A implantação do BIM exigiu muita dedicação de toda a equipe para alcançar os resultados esperados.

 

O obstáculo inicial surgiu com o primeiro projeto hidrossanitário que fizemos com a metodologia BIM. Era um universo novo, e convenhamos, até então, lá pelos idos de 2015, ainda pouco explorado no Brasil.

 

Nesse projeto, que geralmente faríamos em dois dias, nós levamos dez dias para finalizar. Mas, tudo bem! Estávamos aprendendo algo realmente novo e revolucionário no mercado da Arquitetura e Engenharia.

 

Isso fez parte do nosso aprendizado e da nossa transformação para conhecer o BIM da maneira que conhecemos atualmente. Mas confessamos que ficamos um pouco assustados no início, achando que seria pra sempre este tempo longo para fazer os projetos. Algo que pega muitos colegas de profissão hoje, que acabem desistindo de implantar a metodologia BIM por causa disto.

 

Inclusive o Julio Adriano, nosso BIM Maneger (que é arquiteto de formação) cursou uma pós graduação em metodologia BIM, e se tornou nosso expert. Dominando assim, todas as esferas que envolvem a implantação e a execução do BIM na empresa e também na realização de projetos estrutural, elétrico e hidrossanitário, que são os quais fazemos aqui na Projeto Estrutural Online.

 

Aprendemos que BIM necessita de tempo, planejamento e dedicação, e que sua base é composta por tecnologia, com pessoas e processos unidos por normas e procedimentos.

 

Sobretudo, necessita de que estejamos dispostos para mudar a filosofia de trabalho, e assim implantar as mudanças necessárias que a metodologia exige, começamos a evoluir.

 

Hoje, com o aprendizado que nós da  adquirimos e ao longo do tempo trabalhando com BIM, conseguimos atender muito mais clientes e trabalhar em mais projetos em menos tempo.

 

Com os resultados que já conseguimos com o BIM, já até participamos de prêmios. Um deles foi o Prêmio BIM CREA-SC, no qual fomos uns dos finalistas. Confira abaixo o vídeo do nosso projeto que concorreu ao prêmio.

 

O BIM é tão libertário, que em nosso escritório podemos trabalhar com o software que escolhemos (no caso, os da Alto QI), e mesmo assim, atender todos os arquitetos do Brasil, independente do software que esses arquitetos escolhem para trabalhar (seja Revit, Archicad, Sketchup ou outro), sem nenhum problema de compatibilidade.

 

A implantação do BIM, foi dura no início, mas aprendemos nesta caminhada a amar o BIM 🙂

 

#4 – BIM é Revit ou Revit é BIM?

 

Por mais que em alguns casos o BIM seja chamado de software, já vimos que isso não é verdade. Porém, muitas vezes acredita-se que essa ferramenta ou metodologia seja o Revit. Sabe aquela coisa de chamar lâmina de barbear de gillette, fita adesiva de durex, pois é, estão começando a chamar BIM de Revit. Mas BIM vai muito mais além do que o este programa da autodesk pode oferecer. 

 

Digamos que seja normal que isso ocorra, pois para elaborar projetos é necessário utilizar algum software, e o Revit é um dos softwares mais famoso do mercado, que também possibilita trabalhar em BIM.

 

Mas, a esta altura você deve estar se perguntando: Porque devo utilizar um software para trabalhar com BIM, já que ele é uma metodologia?

 

 

Diferente de projetar em 2D, pra depois modelar um 3D, com softwares que trabalham BIM está tudo integrado e diretamente em um ambiente virtual. Num software deste você consegue alinhar metodologia com tecnologia e inovação.

 

Para cada modalidade/disciplina do BIM é possível encontrar softwares específicos. São mais de 200 softwares em que podem ser aplicados os conceitos do BIM (ou seja não apenas o Revit).

 

Por exemplo: Para Arquitetura existem o Archicad, Revit e o SketchUp (sim, com SketchUp também é possível trabalhar em BIM). Já para projeto estrutural na engenharia, podemos citar o TQS bem como Eberick da Alto QI que utilizamos aqui na Projeto Estrutural Online. Para Projetos Elétrico e Hidrossanitário é possível utilizar o Revit, e também o QI Builder da Alto QI, que utilizamos aqui na nossa empresa.

 

Existem ainda softwares BIM onde o objetivo é a manipulação e extração de informações do modelo. Citamos dois deles: o Navisworks; e o Solibri.

 

Abaixo relacionamos alguns softwares que podem ser comprados. As assinaturas para utilizar esses programas podem variar conforme a demanda do arquiteto. Existem opções de compra por projeto; mensal; anual, ou até de maneira vitalícia. A maioria, oferece um teste gratuito por 30 dias. Alguns tem os preços já apontados no site, e outros necessitam que seja enviado um pedido de orçamento. A oferta é bem legal e vai muito além do Revit.

 

Veja a lista:

 

Archicad

https://www.graphisoft.com/br/archicad/

 

Revit

https://www.autodesk.com.br/products/revit-lt/

 

TQS

http://www.tqs.com.br/

 

Eberick

https://www.altoqi.com.br/eberick/

 

* Igualmente ao Eberick que já tem a versão 2020, no site da Altoqi, você também pode conhecer o QiBuilder 2020.

 

Sketchup

https://www.sketchup.com/pt-BR/plans-and-pricing#for-professional

 

Progecad

https://www.progesoft.com/products/progecad-architecture

 

Bricsys

https://www.bricsys.com/estore/

 

Vectorworks

https://www.vectorworks.net/en-US/architect

 

Navisworks

https://www.autodesk.com.br/products/navisworks/overview

 

Solibri

https://www.solibri.com/

 

Vico

https://www.vico-ndbim.com/

 

Tekla

https://www.tekla.com/br/produtos/tekla-structures

 

No site da Autodesk, https://www.autodesk.com.br/buy-online responsável pelo Revit, existem preços de outros softwares produzidos pela empresa.

 

No site: https://www.buildin.com.br/software-para-bim/ você pode encontrar mais informações e vídeos sobre esses softwares que destacamos.

 

#5 – O BIM na Construção Civil

 

O início do que seria posteriormente chamado de BIM, surgiu em 1974, quando o professor Charles M. Eastman do Instituto de Tecnologia da Georgia, nos Estados Unidos, junto com a equipe de pesquisadores que ele coordenava, criaram o conceito BDS (Building Description System) – em tradução literal (Sistema de Descrição da Construção).

 

Seguindo o conceito de estudos do professor Charles Eastman, outros dois pesquisadores, G.A. van Nederveen e F.P. Tolman, publicam um artigo em 1992, que aborda as múltiplas visões de modelagem da construção e a ideia de que a modelagem de informações da construção é útil para fundamentar a estrutura de um modelo de construção, baseado nos diferentes pontos de vista, levando em consideração os diferentes participantes do projeto.

 

Nascia assim, o termo BIM.

 

A partir do surgimento do BIM, estabeleceu-se um marco para a construção civil em todo o mundo. Essa evolução, garantiu a passagem dos projetos e documentos elaborados em CAD (Computer Aided Design), e também ainda no papel, para a utilização de um banco de dados integrado com todas as etapas de um projeto.

 

 

As Principais Vantagens do BIM

 

 

  • Colaboração: Além da vantagem de projetar de maneira colaborativa, mesmo que esses profissionais estejam à distância, o BIM nos mostra que as informações podem ser agrupadas e não individuais.

 

  • Integração e Automação: Outro ponto importante na utilização do BIM pelos profissionais de arquitetura e engenharia, é que a modificação feita nas informações do projeto, são atualizadas automaticamente para todos os profissionais que estão integrados naquele projeto.

 

  • Eficiência/Tempo: Uma das mais importantes vantagens para quem está projetando e vai construir, é a otimização do tempo para realizar a revisão ou as melhorias necessárias durante a elaboração dos projetos.

 

Isso porque, o BIM funciona em um ambiente virtual que imitia realidade. Então, uma mudança permite colocar todas as ferramentas utilizadas para elaborar um projeto arquitetônico, alinhadas de uma só vez e com um nível maior de eficiência.

 

Banco de dados: Sendo uma metodologia que é utilizada durante todo o processo do projeto, desde a ideia até a execução, o BIM possibilita criar um banco de dados virtual e integrado com todas as informações necessárias para a execução da obra que está sendo projetada. Desde o tamanho de um cômodo, até a espessura de uma porta ou tipo de tinta utilizadas para pintar uma parede.

 

 

  • Maquete Virtual: Com a inclusão e o compartilhamento dessas informações envolvendo todos os profissionais da obra, é criada uma representação gráfica do que será construído. Ou seja uma maquete virtual com todos os detalhes, exatamente conforme a obra será executada.

 

 

Existem ainda inúmeras outras vantagens da implantação do BIM em um escritório de arquitetura:

 

* Diminuição dos riscos no projeto e execução.

* Planejamento mais eficiente.

* Transparência na informação entre escritório e cliente.

* Possibilidade de criar e ajustar com mais rapidez o projeto .

* Redução do tempo de trabalho.

* Gerenciamento do projeto com mais precisão de detalhes.

* Mais qualidade do produto final.

* Aumento da receita.

* Redução de até 20% do custo da obra.

* “Ainda” é um diferencial para atrair novos clientes.

 

De maneira geral, as principais vantagens para o uso do BIM são projetos compatibilizados, integrados, que possibilitem a redução de interferências na obra. E claro, ter clientes ainda mais satisfeitos.

 

#6 – Quanto custa o BIM?

 

Antes de tudo, e conforme já descrevemos acima no nosso estudo de caso, é fundamental que a equipe do escritório esteja disposta a mudar os hábitos em relação a maneira anterior da elaboração de projetos.

 

O custo para implantação da metodologia BIM, portanto, passa inicialmente pelo treinamento da equipe (ou seja, tempo de trabalho para a adaptação, ou melhor a mudança de comportamento). Conforme já falamos, nós da Projeto Estrutural Online, já fizemos isso, e hoje temos no escritório um especialista com pós-graduação em BIM.

 

O treinamento básico individual em BIM, (conceito e modelagem 3D) pode ficar na faixa dos R$ 2.000,00. Ainda existem os outros módulos intermediários e avançado. E uma pós pode custar na casa de R$ 4.200,00 a R$ 10.000,00.

 

Quando o BIM é implantado em um escritório de arquitetura, a presença do chamado “BIM Manager”, se faz necessário. Pois, esse profissional é responsável por criar templates, e gerenciar as informações contidas nos softwares.

 

O tempo para a implantação do BIM, (claro, dependendo do tamanho do escritório) leva a média de 6 meses. A partir do sexto mês, o escritório tende a ter uma produção e produtividade melhores do que antes da implantação da metodologia BIM. Aqui na nossa empresa foi mais ou menos um ano para chegarmos no nível de maturidade que queríamos. Mas valeu muito a pena!

 

É necessário investir conforme já destacamos, em softwares, com licenças e assinaturas. O Revit pode chegar ao custo de R$ 10.000,00 mais licenças adicionais e a assinatura anual na média de R$ 1.100,00/mês.

 

Além disso, o investimento também ocorre em hardware. Computadores mais potentes (rápidos), e que tenham mais memória de armazenamento. Investir em uma placa de vídeo com alta resolução e no mínimo 6GB de memória RAM são importantes. Com mais algumas especificações técnicas, vamos girar em uma média de R$ 7.000,00 por computador.

 

Mas não se apavore com estes custos. Vá de pouco em pouco. Monte um planejamento de gastos, e uma meta para em um determinado  tempo conseguir implantar o BIM.

 

#7 – BIM no Brasil

 

O BIM ainda é utilizado por uma pequena parte das empresas do Brasil.

 

Porém, a utilização do BIM no país vem se desenvolvendo ao longo dos anos. Um exemplo desse desenvolvimento foi a assinatura de um decreto presidencial em Maio/2018.

 

A finalidade do decreto foi de promover um ambiente adequado ao investimento na tecnologia, além de incentivar o uso do BIM em todo o território nacional.

 

Portanto, a partir de 2021, o Governo Federal vai exigir a utilização do BIM. Essa exigência será composta de três fases e nove objetivos específicos.

 

Essa 1ª fase que entra em vigor a partir de Janeiro/2021, será para 

projetos de arquitetura e de engenharia que sejam: construções novas, ampliações ou reabilitações, quando consideradas de grande relevância para a disseminação do BIM

 

A 2ª fase que entre em vigor a partir de Janeiro/2024, vai envolver algumas etapas da obra. Dessa maneira, será proposto que o BIM seja aplicado, no mínimo, nas atividades previstas na 1ª fase, e de modo adicional, na orçamentação, no planejamento da execução de obras e na atualização do modelo e de suas informações como construído (as built).

 

Já na 3ª e última fase de implantação do que está sendo chamado pelo Governo Federal de BIM BR, iniciando em Janeiro/2028, vai abranger todo o ciclo de vida da obra e também as atividades de pós-obra.

 

Nesta etapa o BIM deverá ser aplicado em reformas, ampliações ou reabilitações, quando consideradas de média ou grande relevância, nos usos previstos na 1ª e na 2ª fases e, além disso, nos serviços de gerenciamento e de manutenção do empreendimento após a conclusão. Obviamente que também deverá seguir essas normas para as novas construções.

 

A expectativa de acordo com os estudos que foram contratados pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com a implantação e utilização da metodologia BIM, é de que haja um aumento de 10% na produtividade do setor da construção civil brasileira, com a redução de custo que pode chegar até 20%.

 

Você pode baixar o pdf BIM BR Construção Inteligente, com todos os objetivos e pontos desenvolvidos pelo Governo Federal para a implantação completa do BIM no Brasil, clicando neste link.

 

Santa Catarina foi o estado pioneiro na implantação da metodologia BIM no Brasil. Desde 2019, para todas as obras públicas e escritórios de arquitetura que participam de licitações, entregar os projetos arquitetônicos dentro da metodologia BIM é uma exigência.

 

Sentimos ainda mais responsabilidade por saber que o estado onde temos nossa base, (a  Projeto Estrutural Online está localizada na cidade litorânea de Penha) é pioneiro quando se trata dessa metodologia fantástica para a arquitetura. O que nos motiva ainda mais para sempre buscar a excelência.

 

 

#8 – Lista de cursos e pós-graduação em BIM

 

Lifelong learning, termo muito usado pelo Guga Stocco no seu podcast 2025, o mundo novo, é uma tendência para todos, ainda mais pra quem quer implantar BIM. Como diz nosso BIM Manager, Julio Adriano, você nunca vai parar de estudar o BIM, pois sempre tem algo novo para você aprimorar e melhorar o resultado do seu projeto.

 

Para ajudar você, listamos alguns institutos com pós graduação em BIM. Mas só um P.S., não precisa ser uma pós graduação, qualquer curso que você busque para aprimorar você no BIM já é Lifelong learning.

 

  • Inbec Pós-graduação – Curso MBA em plataforma BIM / modelagem 3D e planejamento 4D / orçamento 5D 6D 7D.

Infos: https://inbec.com.br/cursos/mba-plataforma-bim

 

  • IPOGCurso de pós-graduação em Master BIM / ferramentas de gestão e projeto.

Infos: https://ipog.edu.br/curso/pos-graduacao-em-master-bim

 

  • UnyleyaCurso pós-graduação em BIM. Desenvolvimento e gerenciamento de projetos.

Infos: https://unyleya.edu.br/pos-graduacao-ead/curso

 

  • UTFPR: Pós-graduação em Engenharia Digital e Tecnologia BIM.

Infos: http://www.utfpr.edu.br

 

  • CADKlein: Pós-graduação em tecnologia BIM – Master BIM Authority EAD.

Infos: http://www.cadklein.com.br/pos-graduacao

 

  • Zigurat Global Institute Of Technology: Master internacional em BIM Manager.

Infos: https://www.e-zigurat.com/pt-br/master-online-em-bim-management

 

#9 – Três livros importantes sobre BIM

Tecnologia também pode ser encontrada na literatura. Por isso, apresentamos uma lista de três livros importantes sobre BIM.

 

  • “BIM and Construction Management: Proven Tools, Methods, and Workflows”. É uma espécie de bíblia sobre BIM. Autores: Brad HARDIN e Dabe MCCOOL.

 

  • “Manual de BIM. Um Guia de Modelagem”. Com aproximadamente 500 páginas, o livro é um dos poucos sobre BIM que estão disponíveis em português. Autores: Chuck EASTMAN, Paul TEICHOLZ, Rafael Sacks e Kathleen LISTON.

 

 

  • “The BIM Manager’s Handbook: Guidance for Professionals in Architecture, Engineering, and Construction”. O livro enfatiza os gerentes BIM (BIM Manager) e de que maneira criam através de uma comunicação hábil, um fluxo de informações eficientes em todas as partes envolvidas no projeto. Autor: Dominik Holzer.

Fonte: buildin.com.br

 

 

#10 – Como eu aprendi a amar o BIM

 

É  importante salientar que BIM até pode ser chamado de software, ferramenta, ou uma tecnologia pronta para ser utilizada no setor da construção civil.

 

Mas, independente de ser utilizado através de computadores ou dispositivos móveis, BIM vai além, pois é uma excelente metodologia integrativa entre o universo offline e online.

 

Aqui na Projeto Estrutural Online acreditamos que BIM é colaboração, troca de informação constante entre profissionais que são parceiros.

 

Nosso propósito é ver a obra finalizada de acordo com a concepção do projeto que cada arquiteto nos traz, e o BIM nos possibilita muito isto por meio da sua filosofia. Graças ao metologia BIM  conseguimos entregar os  projetos estrutural; elétrico e hidrossanitário compatibilizados e respeitando muito mais a arquitetura dos nossos parceiros.

 

O BIM também tem nos ajudado a  trabalhar a distância, e graças esta metodologia, em conjunto com as ferramentas de compartilhamento de tela que usamos, e nuvem, já conseguimos realizar projetos em 13 estados do Brasil, e temos capacidade para atender em qualquer um.

 

A união de vários conceitos abordados de maneira coletiva, através de equipes de profissionais de diferentes áreas, torna o BIM multidisciplinar. A participação em tempo real de todos os envolvidos no projeto, é um grande diferencial para o sucesso da conclusão da obra da maneira que foi prevista, mesmo que esse profissional esteja a muitos quilômetros distante.

 

Dentro da Projeto Estrutural Online, estamos sempre dispostos a nos transformar profissionalmente e atualizar nossa maneira de trabalhar. A metodologia BIM, vai ao encontro daquilo que acreditamos, e nos dá bases para praticar um mercado colaborativo entre arquitetura e engenharia. Por isto amamos tanto o BIM 🙂

 

CONCLUSÃO

 

A grande mudança dos profissionais deve ser conceitual. O BIM é um caminho sem volta e o quanto antes essa mudança ocorre, mais cedo os resultados positivos serão alcançados.

 

Uma obra mais duradoura, realizada com a redução de custos excessivos, e mesmo assim, estando alinhada com a sustentabilidade e a internet das coisas, temas muito recorrentes nesse século XXI, e que farão parte dia após dia da transformação e da interação entre construção civil e as pessoas que buscam um arquiteto para projetar o espaço dos sonhos onde essa pessoa irá trabalhar ou morar.

 

E melhor de tudo é que o BIM serve para qualquer porte de projeto. Mesmo para obras residenciais unifamiliares, que são a nossa área de atuação aqui na Projeto Estrutural Online

 

Por tudo isto que comentamos arqui, é que amamos o BIM 🙂

 

 

Quer saber mais sobre BIM e saber como podemos ajudar você com projeto estrutural, elétrico e hidrossanitário? WhastAPP Logo PEO WhatsApp – (47) 9 8904-3405 WhastAPP Logo PEO MANDE UMA MENSAGEM DE WHATSAPP PRA NÓS CLICANDO AQUI

CLIQUE AQUI PARA SIMULAR VALOR DE PROJETOS ESTRUTURAL, ELÉTRICO E HIDROSSANITÁRIO 

 

Projeto Estrutural, Elétrico e Hidrossanitário com foco no Arquiteto, como assim?!

Esta pergunta tem muita haver com nosso conceito aqui da Projeto Estrutural Online. Se quiser saber como podemos contribuir com você e seu escritório na entrega do pacote completo para seu cliente, totalmente compatibilizado e respeitando sua arquitetura, mande um WhatsApp!!! (só clicar aqui WhastAPP Logo PEO)

 

Se quiser simular um valor de projeto, clique aqui.

 

Atendemos principalmente Arquitetos que trabalham com projetos de residências!

 

Temos clientes em 13 estados do Brasil, não deixe de conferir o nosso portfólio clicando aqui!