O Movimento BAUHAUS


Integrar diversas artes para criar um movimento sólido, foi o caminho utilizado pelos alemães para a 1ª Escola de Design do mundo, na cidade de Weimar, Alemanha. Assim, foi fundada pelo arquiteto Walter Gropius, em 1919, a Escola Bauhaus. O estudo é interdisciplinar. Ou seja, todas as artes eram apresentadas de maneira que se interligavam.

 

Walter Gropius - Imagem: Site Bauhaus 100.com

Walter Gropius – Imagem: Site Bauhaus100.com

 

Pintura, desenho industrial, escultura e arquitetura se transformavam em uma só disciplina. O objetivo era buscar linhas e formas simples, e trazer ao objeto um visual clean. Podemos incluir nesse contexto, também os filmes e a fotografia. Já escrevemos um artigo que trata da Arquitetura e Fotografia, e qual a influência e relação entre essas artes. 

 

Na arquitetura do movimento Bauhaus, as linhas retas, paredes lisas ou espaços amplamente abertos, as janelas ou fachadas de vidro, e os telhados que eram planos e podiam ser transformados em terraços, são as principais marcas. A Escola Bauhaus teve ao longo do tempo alguns diretores que quando assumiram, trouxeram visões e propostas diferentes.

 

1- Quando foi fundada em 1919, e criou um novo modelo de ensino. Desafiando as várias tradições, liderada por Walter Gropius até 1927. lO arquiteto projetou a sede da Bauhaus, em Dessau, na Alemanha, em 1925.

 

2- A partir da liderança do arquiteto Hannes Meyer, a Bauhaus deu grande evidência ao design industrial. As necessidades humanas deveriam ser levadas em consideração, e móveis que atendessem as classes trabalhadoras eram prioridade.

 

Escola Bauhaus - Foto: Moonglow/Pixabay

Escola Bauhaus – Foto: Moonglow/Pixabay

 

3- Outro nome que fez parte do movimento Bauhaus, é Herbert Bayer, que também era tipógrafo. O principal projeto realizado por ele foi a criação de um alfabeto universal, chamado de Sturm Blond, em 1925, que apresentava todas as letras minúsculas, esquecendo as maiúsculas, com as formas gráficas mais simples possíveis.

 

4- Considerado um dos mais importantes arquitetos do século XX, Mies van der Rohe, foi um arquiteto voltado para o estilo neoclássico mas, passou a adotar o movimento Bauhaus. O uso de vidro e aço nos arranha-céus que projetava era uma marca registrada, entre os projetos está o Pavilhão alemão da Feira Universal de Barcelona (1929).

 

Pavilhão de Barcelona - Imagem: Site shbarcelona.com.br

Pavilhão de Barcelona – Imagem: Site shbarcelona.com.br

 

5- Marcel Breuer, foi um profissional voltado o mobiliário. Considerado o último arquiteto funcionalista. Desenvolveu no fim da carreira quando foi para os Estados Unidos, alguns projetos junto com o ex-professor Mies van der Rohe. No design, as principais obras são: a cadeira Wassily de 1926, e depois a Short Chair (1936).

 

Nesse link, você pode ler e também assistir a um vídeo, em que falamos sobre três célebres arquitetos da Bauhaus: Confira Projeto Estrutural Online.com.br/Bauhaus/

 

A Vez das Mulheres na Bauhaus

 

Era incomum que mulheres fossem aceitas em escolas de arquitetura e design, mas, a Bauhaus foi uma das primeiras que abriram as portas para as mulheres. Porém, ainda existiam grandes diferenças no que elas podiam aprender, em relação aos homens, sendo permitido somente que participassem de disciplinas voltadas para a parte doméstica.

 

Apesar disso, as mulheres foram importantes personagens do Movimento Bauhaus. Margarete Heymann; Gunta Stolzl; Benita Koch-Ote, e outras mulheres fizeram parte da Bauhaus com contribuições importantes. Ise Frank, que era a esposa de Walter Gropius, foi escritora e editora, e coordenava o planejamento e divulgação dos projetos da Bauhaus. O marido a chamava de a “senhora Bauhaus”No link, Projeto Estrutural Online.com.br/Mulheres-Bauhaus/, você pode ver um vídeo que gravamos sobre Ise Frank, e também sobre Lilly Reich

 

Lilly Reich - Imagem: Site architectuul.com

Lilly Reich – Imagem: Site architectuul.com

 

Um filme também foi inspirado em outra personagem importante da Bauhaus, a designer Alma Siedhoff-Buscher, que conta com direção de Gregor Schnitzler e tem o apoio da atual diretora do Arquivo Bauhaus, Annemarie Jaegg. Para saber mais sobre o Movimento Bauhaus, a emissora alemã Deutsche Welle, produziu um programa especial sobre os 100 anos da Bauhaus.

 

Assista aqui:

Especial 100 anos Bauhaus

 

Apesar da Escola Bauhaus ter sido fechada em 1933, por conta do nazismo, o movimento Bauhaus se fortaleceu ainda mais. Atualmente muitos produtos e empresas se inspiram na filosofia e design do movimento Bauhaus. A Apple é um dos exemplos. Na arte dos álbuns da banda escocesa Franz Ferdinand, também é possível perceber a influência da Bauhaus. Para entender melhor, veja os clipes da banda, começando pela música Take Me Out. Você também pode conferir uma entrevista que fizemos com a arquiteta Susan Hahne. Ela participou de um curso de pós-graduação que é promovido pela Fundação Bauhaus, que fica na cidade de Dessau, e nos contou sobre essa experiência. Confira: Projeto Estrutural Online.com.br/Arquiteta Susan Hahne.

 

 

Valores Projetos Complementares bit.ly/tabelavalores

 

Quem somos

Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Fazemos projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico. Se quiser ver nossas tabela de preço, clique aqui e baixe ela.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

Quer ver um projeto de exemplo? Clique aqui e baixe uma amostra.

Entre em nosso site e conheça mais a Projeto Estrutural Online!

https://www.projetoestruturalonline.com.br/

Já baixou o nosso eBook? Nós atualizamos ele! Confira:

ARQUITETO – 12 DICAS PARA EVITAR RETRABALHO NOS SEUS PROJETOS.

http://bit.ly/eBook12DicasparaevitarRetrabalho

Precisou de projetos complementares? Fale com a gente!

Atendemos todo o Brasil!

Projeto Estrutural Online

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *