O NATAL E A ARQUITETURA PELO MUNDO


 

Para muitos de nós Natal é a melhor época do ano por diversos motivos, entre eles, encontros proporcionados e boas confraternizações de familiares e amigos. Para a Arquitetura o Natal também é hora de inspiração. No artigo desta semana o blog da Projeto Estrutural Online vai te levar numa viagem pelo mundo, onde visitaremos as decorações natalinas mais incríveis já realizadas para inspirar seus novos projetos.

O caderno de foto turismo é registrado por vários viajantes que contribuíram para a criação deste texto.

Tenha uma ótima experiência pelo mundo!

Presépio e Árvore no Vaticano

Na primeira etapa desembarcamos no Vaticano, em Roma na Itália. Nos deparamos com um lindíssimo presépio realizado com areia, uma obra das mãos de três escultores de diferentes nacionalidades. Foram utilizadas 700 toneladas de areia proveniente da região montanhosa de Dolomitas. O presépio tem 16 metros de comprimento, 5 de altura, e 6 metros de profundidade. O seu significado está demonstrado pela simplicidade da areia numa fantástica composição esculpida. Haja estudo de mecânica dos solos para compreender como a areia se estabilizou – Alguém se habilita? Deixe nos comentários sua contribuição.

A árvore tem 21 metros de altura e provém do bosque de Cansiglio em Dolomitas. Ela simboliza para os cristãos a luz que provém de dentro de nós. Você tem até o dia 13 de janeiro para conferir todas essas luzes presencialmente, pois ambas permanecerão no Vaticano apenas até essa data. Vá correndo e pegue um avião!

 

Paris e os mercados de Natal

 

Vamos agora a Paris. Como não passar pela torre Eiffel para este Natal. O cartão postal da França está mais iluminado do que nunca. Mas chamamos a atenção para os mercados de Natal que acontecem por lá, são fundamentais conhece-los.

Espalhados por toda a cidade, os mercados de Natal de Paris oferecem comidas típicas da época e das principais regiões francesas; produtos artesanais franceses e de diversas partes do mundo. São realizados em marcos arquitetônicos de toda a cidade com muita decoração Natalina. Conheça:

  • Mercado de Natal de Notre Dame de Paris:

Acontece na vizinha Square René Viviani (rue du Fouarre / quai Montebello, onde fica a árvore mais antiga de Paris com mais de 400 anos e não na praça em frente à catedral de Notre Dame. Composto por barracas e stands a céu aberto, próximo à famosa catedral, se torna um lugar de força poética pelo romantismo de Victor Hugo impressos na arquitetura local.  Ocorre de 14 a 23 de dezembro 2018.

 

 

 

  • Mercado de Natal de La DéfenseApesar de não ser exatamente em Paris e sim no bairro – região próxima conhecida como La Défense – esse é o maior mercado de Natal da capital com cerca de 350 chalés de madeira dispostos a formar um bulevar. O que temos ao fundo da imagem? Sim, o moderno e monumental Arco da Defesa em tradução livre. Que possui toda a sua imponência aliviada pela singeleza dos chalés e luzes esparsas pelas alturas. Um mimo. Você tem até 29 de dezembro 2018 para passear por lá. 

 

  • Mercado de Natal de La Défense: Trata-se da praça onde se encontra a prefeitura de Paris.

É a prefeitura de Paris. Desde 1982 ela é reservada aos pedestres e é um espaço para eventos, festas e encontros. Entre os usos, já se transformou no verão em área de vôlei, em pista de patins no gelo, no inverno, telões para copa do mundo, concertos gratuitos. A história da praça remonta à idade média. Depois de algum tempo ausente, o mercado de Natal volta à praça da prefeitura de Paris, no Marais onde permanece até 6 de janeiro 2019. 

 

Melbourne – Austrália.

 

Este Blog considerou a prefeitura de Melboune uma das mais alegóricas decorações natalinas. O uso das cores tornou a prefeitura um tanto extravagante e feliz demasiadamente (risos). Convidamos o leitor a conhecer a chamativa decoração, pois para quem não curte o natal em clima de inverno, a Austrália é o continente que se compara ao clima tropical brasileiro. Dessa forma, quem for curtir um calorzinho em Melbourne, vai se deparar com muitas atividades ao ar livre, festivais, feiras, e claro, muitas cores, na Collins Street e a Bourkee Street Mall, onde se localiza a prefeitura de características greco-romanas.

Washington – EUA.

 

É difícil visita-la casualmente, mas a casa branca é considerada ícone de poder para os EUA e para o mundo, famosa por seu próprio nome, atributo de sua característica principal, a cor, estilo do neoclacissismo e histórias de tantos presidentes que passaram por lá – a White House já foi tema de séries e filmes. Não pode passar despercebida de forma alguma e, para isso, Melania Trump apresentou ao mundo uma decoração natalina portentosa com inúmeros itens decorativos, luzes e árvores. Fizeram até um bolo da Casa Branca com a decoração, gente, segue o bolo:

Vamos aos números: Foram usadas 53 mil árvores de natal, 12 mil ornamentos de árvores com sinos e bolinhas, mais de 5 mil metros de luzes, 71 grinaldas e 158,7 mil quilos de Gingerbread House, que são biscoitos de gengibre. O bolo acima faz parte disso.

O tema do Natal deste ano é “Época das Honradas Tradições” onde foram confeccionadas moedas e medalhas comemorativas homenageando a presidentes passados.

Mas para quem deseja ir a Nova York, segue imagem do Rockefeller Center, onde um grupo de pessoas se reúnem em volta da árvore de Natal que ilumina a todos os edifícios ao redor.

Londres – Reino Unido

 

A fachada do museu Tate Britain em Londres (Reino Unido) é decorada pelo artista Monster Chetwynd em 30 de novembro de 2018. A galeria encomendou a Chetwynd uma exposição não ortodoxa de luzes de Natal: duas esculturas de lesmas leopardo gigantes com uma estrada marcada pela iluminação de LED na fachada do edifício. Não conseguimos identificar o significado das lesmas.

Brasília– Brasil

 

Seguem algumas imagens da decoração natalina da capital. Nota-se a presença do ritmo da decoração convergindo com a arquitetura monumental.

Concluímos com a belíssima Catedral Metropolitana rodeada pelas árvores iluminadas.

 

*Esse artigo foi escrito pelo arquiteto: José Saymon

Nos Conte

E aí, o que achou deste artigo? Achou interessante? Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário ou dúvidas para gente.

Se quiser ler mais conteúdo sobre este, ver vídeos, e outras dicas de arquitetura, acesse www.projetoestruturalonline.com.br/blog

Valores Projetos Complementares

Valores Projetos Complementares bit.ly/tabelavalores

Quem somos

Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Fazemos projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico. Se quiser ver nossas tabela de preço, clique aqui e baixe ela.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

Quer ver um projeto de exemplo? Clique aqui e baixe uma amostra.

Entre em nosso site e conheça mais a Projeto Estrutural Online!
https://www.projetoestruturalonline.com.br/

Já baixou o nosso eBook? Nós atualizamos ele! Confira:
ARQUITETO – 12 DICAS PARA EVITAR RETRABALHO NOS SEUS PROJETOS.
http://bit.ly/eBook12DicasparaevitarRetrabalho

Precisou de projetos complementares? Fale com a gente!

Atendemos todo o Brasil!
Projeto Estrutural Online

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *