O que faz um dormitório ser confortável?


O que faz um dormitório ser confortável?

Frequentemente, enquanto atendemos os clientes, ficamos horas em cima de como a cozinha deve ficar perfeita, de como a sala deve conter racks, mesa de centro, sofá com três lugares – e é seu trabalho de conseguir colocar tudo isso nos dez metros quadrados que ele dispõe.

Mas, pouco se fala de um dos cômodos onde os moradores passam cerca de um terço de suas vidas: o dormitório.

Neste papo, vamos explicar para você, quais as peças que compõem o quebra-cabeça que é projetar um dormitório confortável.

Luz! (câmeras e ação, por sua descrição)

Ler, assistir séries, se vestir e se arrumar – todas estas ações são realizadas no dormitório. Por ser um local de maior privacidade e conforto, o dormitório serve muito bem para isto.

Porém para tal usos, é necessário um planejamento adequado de iluminação. Se o dormitório não recebe iluminação suficiente – fica difícil ler ou estudar, mas, se ele é iluminado demais, assistir televisão ou dormir pode ser um problema.

Um bom projeto deve conseguir dar controle sobre a iluminação ao usuário, o deixando responsável para regula-la conforme sua necessidade no momento.

 

Exemplo ruim de iluminação:

harry potter e o quarto mal iluminado

Exemplo bom de iluminação:

Espaço

Para que um quarto seja bem aproveitado, ele deve ser planejado para que haja um bom dimensionamento de espaços. De pouca ajuda serve você conseguir encaixar um home-office inteiro no dormitório do cliente, se ele precisa virar a cama de lado para conseguir trabalhar.

Como de costume – o inverso também é verdadeiro. Dimensionar o dormitório de forma exagerada cria espaços inúteis ou um exagero para caminhamento que poderia ser otimizado de outra forma.

 

Exemplos de mau dimensionamento de espaço – por motivos diferentes

Som

Nada melhor do que desligar o computador depois de virar a noite terminando um projeto e se jogar na cama, para três horas depois acordar com o cortador de grama do seu vizinho ou o seu sertanejão.

Isolamento acústico é um dos alicerces principais de um dormitório. Como mencionado anteriormente, é um local privativo e íntimo – a última coisa que ele deve permitir é o acesso – seja visual ou auditivo – as coisas que acontecem em seu interior.

Logo, seja através de paredes acolchoadas ou com 25 centímetros de espessura – garanta para seu cliente o isolamento acústico de seu quarto. Assim, ambos – você e seu cliente – poderão dormir tranquilos.

(haha, entendeu?)

 

Na esquerda, acolchoado para auxiliar isolamento acústico. Na direita, uma sala com paredes de gesso fina – não recomendadas para o isolamento acústico de ambientes

Dimensionamento dos Móveis

O dimensionamento de móveis é uma peça vital para o projeto de um bom dormitório devido a sua interação com todos os elementos citados acima. O mesmo influencia em como a luz e som se propagam no quarto (através dos materiais, posicionamento dos móveis) e do espaço que ocupam.

Mais do que apenas colocar blocos no AutoCad, dimensionar móveis é conseguir compreender o espaço, seu uso e como otimizá-lo aproveitando o máximo de seu potencial.

O quarto é muito pequeno, mas precisa de mais camas? Beliches podem ser a solução!

O cliente tem bastante coisas para guardar e não tem espaço para um armário maior? Gavetas embaixo da cama podem ajudar!

A criatividade, assim como o conhecimento de técnicas e do que é possível fazer, é de vital importância para o seu repertório como profissional.

Portanto, fique sempre ligado no que a Projeto Estrutural Online traz há você em nosso blog!

E aí, o que achou?

Gostou do nosso material? Ficou com dúvidas? Faça contato no nosso WhatsApp. Deixe um comentário logo abaixo.

Se quiser também saber sobre valores de projetos complementares (estrutural, elétrico e hidrossanitário), em BIM, compatibilizados, que respeitem a arquitetura e projetados a distância, clique a baixo para simular.

Simular valor projeto estrutural elétrico e hidrossanitário

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *