Parques Urbanos


É cada vez mais comum escutar que o tempo passa rápido demais, está uma correria, seria necessário mais horas do dia para terminar tudo, e por aí vai. A verdade é que o tempo tem o mesmo “tempo”, desde que o mundo é mundo. Os dias tem as mesmas 24 horas de sempre. A diferença é que atualmente além do relógio apontar as horas, a tecnologia também traz muitas distrações que podem “roubar o tempo”, fatores que podem contribuir para gerar ansiedade e estresse. Portanto, é necessário uma válvula de escape, uma parada estratégica para recarregar as energias e voltar a focar nos objetivos. Assim, é necessário buscar opções para frear o estresse em meio ao caos urbano das grandes cidades, e os Parques Urbanos são opções interessantes para quem busca mais harmonia com os outros e mais conexão consigo mesmo.

 

Parque no Japão

Parque no Japão

Os benefícios para quem fica em contato com a natureza fazem bem tanto para o corpo quanto para a mente. No Japão, existe inclusive uma prática chamada de “banho de floresta”. No Brasil, com a imensidade de natureza existente, também é possível encontrar espaços ao ar livre até no centro das cidades. Além da área verde natural, esses parques também oferecem outras atividades para os visitantes.

 

A maior cidade do país, São Paulo, conhecida por ser a metrópole que nunca dorme tem mais de 80 parques com uma diversidade imensa de espécies de flores e animais silvestres. O Parque do Ibirapuera, talvez seja o mais conhecido dos brasileiros. A extensão do parque é de 1,58 Km², e foi inaugurado em 1954, e os jardins foram desenhados pelo paisagista Otávio Augusto Teixeira Mendes, após um anteprojeto do paisagista Roberto Burle Marx. Profissional que já fez parte do quadro Perfil aqui no blog da Projeto Estrutural Online. Artigo que você pode acompanhar aqui: https://projetoestruturalonline.com.br/burle-marx/.

Parque do Ibirapuera / São Paulo

Parque do Ibirapuera / São Paulo

 

Já os pavilhões onde estão os museus, o auditório, e outras obras, são de autoria de Oscar Niemeyer. Desde 2016, o parque também realiza a caminhada guiada para observação das aves. Já foram avistados sabiá-laranjeira; bem-te-vi; irerê, entre outras, totalizando mais de 50 espécies diferentes de aves.

 

Lago do Parque do Ibirapuera

Lago do Parque do Ibirapuera

 

No Rio de Janeiro, das praias e montanhas, também sobra espaço para os parques. Inclusive um deles com o nome do ambientalista Chico Mendes, assassinado no Acre, em 1988. Em uma só rua carioca, é possível encontrar dois dos parques mais famosos do Rio. O Parque Lage e o Jardim Botânico. O primeiro deles, o Parque Lage, tem até uma Escola de Artes Visuais. Foi um engenho de açúcar na época colonial do Brasil, e está localizado abaixo dos pés do Corcovado, caminho que leva para a estátua do Cristo Redentor. O casarão onde está a piscina é cercado por jardins e a vegetação do Parque Nacional da Tijuca. Possui grandes gramados, chafariz, lagos, ilhas, e até grutas e cavernas artificiais.

Parque Lage / Rio de Janeiro

Parque Lage / Rio de Janeiro

 

Já o Jardim Botânico, foi inaugurado em 1808, por Dom João VI para aclimatar as especiarias que vinham da Índia. Atualmente possui mais de 6.500 espécies de plantas, algumas ameaçadas de extinção que fazem parte de uma área de 54 hectares com palmeiras imperiais, lagos e cascatas. Possuindo ainda um respeitado instituto de pesquisas.

Chafariz das Musas no Jardim Botânico / Rio de Janeiro

Chafariz das Musas no Jardim Botânico / Rio de Janeiro

 

Sabemos da diversidade dos parques urbanos de norte a sul do Brasil, porém, resolvemos optar por falar das duas grandes cidades do país. Poderíamos citar ainda os parques em Belo Horizonte; Porto Alegre; Belém; Natal; Curitiba, e ainda outras cidades que tem belos parques. Entretanto, o texto ficaria muito extenso para descrever todos esses locais. Para finalizar, vale deixar o registro de que, em se tratando de parques nacionais, o mais antigo do Brasil é o Parque Nacional de Itatiaia, que foi inaugurado em Junho de 1937.

Valores Projetos Complementares bit.ly/tabelavalores

Valores Projetos Complementares bit.ly/tabelavalores

 

Quem somos

Projeto Estrutural Online é um escritório focado em soluções para arquitetos, para projetos e obras de pequeno porte. Oferecemos parceria e colaboração em todo trabalho do arquiteto. Garantindo assim que os projetos complementares respeitem e estejam compatibilizados com o partido arquitetônico.

Temos o diferencial de atender online, usando as ferramentas digitais para facilitar a discussão nos projetos e nos aproximar dos nossos parceiros, independente da região do Brasil que se encontrem.

Fazemos projeto estrutural, hidrossanitário, elétrico. Se quiser ver nossas tabela de preço, clique aqui e baixe ela.

Qualquer dúvida, sugestão ou desejo de nos conhecer para formar uma parceria entre em contato pelos seguintes canais:

E-mail: contato@projetoestruturalonline.com.br

 

Tel: (47) 9 8406-2788 (WhatsApp)

Skype: Projeto Estrutural Online

youtube.com/projetoestruturalonline

facebook.com/projetoestruturalonline

instagram.com/projetoestruturalonline

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *