PodCast: Neuroarquitetura – É tendência?


Neurociência na Arquitetura: Neuroarquitetura

Neuroarquitetura: O que é e como pode se tornar tendência do mercado

Última Revisão: Julho/2020 Aprox. 5 min de leitura.

A arquitetura, sendo a área de conhecimento que é, possuí uma característica muito peculiar – ela é diretamente e constantemente afetada pelo desenvolvimento humano. A cada nova invenção, inovação ou avanço tecnológico importante do ser humano, se inicia um reflexo em sua cultura – seja através de um novo jeito de viver ou experienciar seu meio. Eventualmente – este reflexo aparece na arquitetura.

 

Você pode não curtir o Brutalismo e ainda gostar do MASP, sabia?

Conforme outras áreas como física, química, biologia e psicologia vão se desenvolvendo, assim segue a arquitetura utilizando destas descobertas para surgir com novas formas de construir, novos materiais e uma maior compreensão de como o cérebro humano funciona e se relaciona com a arquitetura.

A área de conhecimento que estuda esta relação é a Neurociência que, aplicada na arquitetura, é popularmente conhecida como Neuroarquitetura. Esta área aplicada, explora o que se passa pelo cérebro de uma pessoa enquanto ela experiência um espaço.

Quais sentimentos são provocados, com qual intensidade, como a mente dela interpreta a linguagem visual, os conceitos aplicados, os tons e texturas escolhidos – são questões que a Neuroarquitetura busca responder, mesmo em sua subjetividade, tentando diminuir a necessidade de uma opinião do usuário.

 

Neuroarq grafico

Diagrama – Neuroarquitetura

 

Vamos dar um exemplo: IMAGINE (completamente hipotético) um cliente que olhou o projeto e os renders de todas as formas, mas sente que ainda não está bom. Você altera daqui, altera de lá – e o cliente ainda não está satisfeito. Para piorar, ele também não consegue o porquê não está bom, ou o que gostaria.

Aplicando a Neuroarquitetura neste caso imaginário, seriam coletados dados de como o cliente responde a arquitetura. Analisando quais padrões ele prefere, tonalidades, preferências – enfim, como ele INTERAGE com a arquitetura. Com estas informações, seria possível entende-lo melhor – auxiliando a comunicação entre profissional e cliente.

Ficou interessado? Nós também! Foi por isso que realizamos uma Podcast sobre Neuroarquitetura, uma parceria entre a Projeto Estrutural Online e a Luiza Alano, da Neurons.inc.

Nesta Podcast, se explora:

– O que a Neurociência aplicada na arquitetura pode trazer para os profissionais da área

– Quais setores da Arquitetura ela é mais aplicada.

– Ferramentas da Neurociência

– Como a Neurociência será tendência no futuro

– E muito mais!

Duração do Podcast: 34 min

E aí, o que achou?

Gostou do nosso material? Ficou com dúvidas? Faça contato no nosso WhatsApp. Deixe um comentário logo abaixo.

Se quiser também saber sobre valores de projetos complementares (estrutural, elétrico e hidrossanitário), em BIM, compatibilizados, que respeitem a arquitetura e projetados a distância, clique a baixo para simular.

Simular valor projeto estrutural elétrico e hidrossanitário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *